quarta-feira, 5 de junho de 2013

Educar para a felicidade


Há dias ouvia no programa do Dr. Phil que alguns pais nos Estados Unidos colam autocolantes no carro a dizerem coisas como "Sou um pai orgulhoso, o meu filho vai para Harvard". Nisto, voltou-se para a audiência e disse: "Preferia ter um autocolante a dizer «sou um pai orgulhoso, o meu filho é feliz»".
 
Com muita frequência, a educação dá primazia aos resultados escolares. Claro que isto é importante, mas muito mais importante é treinarmos os nossos filhos para serem felizes. Aliás, vários estudos comprovam que crianças felizes têm menos probabilidades de vir a sofrer de doenças mentais e de serem mais bem-sucedidas em termos profissionais, em actividades sociais e nos seus relacionamentos.
 
Então como fazê-lo?
 
- Dedique regularmente tempo para ensinar a felicidade aos seus filhos. Considere esse um projecto de vida e, se necessário, inclua este tempo na sua agenda;
 
- Cultive uma forma de estar mais optimista e positiva. A sua atitude e exemplo, têm o poder de influenciar as emoções dos seus filhos;
 
- Estimule os seus filhos a desenvolverem os seus pontos fortes, proporcionando-lhes diferentes experiências (ao nível da música, arte, literatura, teatro, culinária, ciência, história, liderança, viagens, desporto, etc.) e elogiando aquilo que fazem de bem;
 
- Dê menos brinquedos e mais momentos mágicos em família;
 
- Crie uma sensação de segurança, estabelecendo limites claros que não se alterem e demonstrando que apesar de todas as tempestades, a família será sempre uma âncora;
 
- Coloque-se no lugar dos seus filhos, e perceba o que estão a sentir. A capacidade de empatia permitir-lhe-á ajudá-los a ultrapassarem as dificuldades;
 
- Quando os seus filhos fazem disparates, critique o comportamento, nunca as crianças;
 
- Crie uma sensação de paz no seu lar, comprometendo-se a si e ao seu parceiro a não gritarem ou fazerem ataques pessoais um ao outro, em frente dos filhos;
 
- Estimule a autoestima dos seus filhos (saiba como fazê-lo neste post);
 
- Ensine a gratidão aos seus filhos (saiba como fazê-lo neste post);
 
- Ensine os seus filhos a relaxar (praticando meditação, exercícios de relaxamento, massagens, etc. - espreite estas 40 sugestões para relaxar);
 
 
- Incentive-os a fazerem uma alimentação promotora da felicidade;
 
- Incentive a inteligência emocional das crianças;
 
- Pratiquem juntos actos de bondade;
 
- Ensine os seus filhos a saborearem as experiências positivas da vida (utilizando os 5 sentidos);
 
- Demonstre o amor que sente por eles, por meio de palavras e de gestos de afecto. Saber e sentir o quanto são AMADOS pelos pais, é meio caminho andado para serem felizes!
 
Foto: United Nations Photo

6 comentários:

  1. Só dicas maravilhosas Mafalda.
    Algumas delas já pratico mas é sempre bom voltar a ler e sermos lembrados disso, do mais importe para uma família feliz.
    Obrigado

    Um dia feliz

    ResponderEliminar
  2. Fantástico!
    Educar para a felicidade é um caminho que todos devem seguir.
    Gostei imenso de ler!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Dicas fantásticas! Eu já faço algumas mas tenho de tentar colocar em pratica as que me faltam.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Adorei! Tenho muito a aprender contigo!

    ResponderEliminar
  5. A felicidade depende de várias coisas. Algumas fazem-nos felizem momentaneamente, outras só a recordação nos faz feliz.
    Quando um dos meus filhos está com ar mais chocho, tenho por hábito dar um abraço e um beijinho. Muitas vezes nem pergunto nada, outras tento perceber, às vezes é momentâneo outras sei que tra "qualquer cosia por trás".
    Dizem que um abraço faz milagres e é bom saber que temos um colo onde nos podemos aninhar quando a felicidade parece nos querer escapar.
    Actualmente, cada vez que fico mais preocupada, ou que tenho pensamentos que me fazem menos feliz, tento sempre lembrar-me deste pequeno ser que tenho dentro e no quanto ele me faz feliz. Se a felicidade começa de pequenino, é agora que tenho de começar a imprimir-lhe essa sensação.
    Adorei as dicas, como sempre excelentes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Mto lindo e importante! Para ser lembrado sempre!
    Obrigada pelo post excelente!

    Bjs! Thalita - Brasil

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails