terça-feira, 19 de junho de 2012

23 Sugestões para actividades especiais em família (com filhos pequenos)


Cá em casa temos por hábito realizar a «actividade especial da semana». Trata-se de uma actividade que eu, o meu marido e a Letícia fazemos em conjunto, exclusivamente em família. Para além de ser uma fonte de felicidade, é uma forma de nos mantermos unidos

Aconselho-vos a experimentar. Aqui ficam 23 sugestões para actividades especiais em família (com filhos pequenos). Algumas baseiam-se na minha própria experiência, outras em algo que gostaria de experimentar. 

««»» 

1 – Um passeio em família – Há tanta coisa que pode fazer: um passeio pela sua cidade, à praia, a uma floresta, a um destino turístico… Partilhe a história do vosso destino, envolva toda a família nos preparativos e desfrutem em conjunto. 

2 – Acampar – Pode ser num parque de campismo a sério, no quintal, ou até na sala lá de casa. E não se esqueçam das lanternas e do saco cama. As crianças vão adorar! 

3 – Uma caça ao tesouro – Esta actividade é um sucesso cá em casa! Normalmente espalho pistas pela casa ou noutro local, escritas em pequenos papelinhos. O último papelinho culmina com o tesouro, que pode ser um ovo de chocolate (na Páscoa), o brinquedo preferido da Letícia ou outro objecto qualquer cá de casa. 

4 - Os preparativos das épocas festivas – Sabe aquela alegria de antecipação antes da chegada do Natal, de um aniversário ou até da Páscoa? Tem muito a ver com os preparativos. Por exemplo no Natal, decorem a casa em conjunto, leiam histórias do nascimento de Jesus, preparem as refeições da época, escolham uma roupa bonita, deixem a botinha debaixo da chaminé… 

5 – Trabalhos manuais feitos em conjunto – Ainda no Sábado estivemos envolvidos numa actividade destas. Construímos um papagaio de papel. Eu e a Letícia comprámos o material, ela e o pai construíram o papagaio. Depois foi tentar que o dito cujo voasse bem alto [isto com muita risada e quedas (do papagaio) pelo meio]. 

6 – Um piquenique (dentro ou fora de casa) – Já fizemos piqueniques em inúmeros parques (o ano passado batemos todos os recordes, com tanto piquenique). Mas fomos mais além: até na varanda e no chão da sala fizemos. Para além de ser relaxante (principalmente quando realizado no meio da Natureza), as crianças divertem-se imenso. 

7 – Uma sessão de cinema em casa – Por cá, fazemos pipocas, fechamos os estores e cortinas, ligamos o home-cinema e… apreciamos o momento (honestamente, gostamos mais destas sessões em casa do que num cinema a sério… e fica bem mais barato). 

8 – Uma sessão de exercício físico – Assim até o exercício custa menos. Podem fazer caminhadas (esta é a nossa opção preferida), utilizar os aparelhos de exercício nos parques da cidade, fazer uma partida de basquetebol ou mesmo realizar exercício em casa. 

9 – Uma visita a locais de interesse cultural – Dado que a cultura contribui para a nossa felicidade, que tal visitarem exposições, a biblioteca, museus ou irem ao teatro? Já fizemos isto tudo, e garanto que ficamos com outro ânimo. 

10 – Um jantar especial em família – Convidem outros familiares (os avós, por exemplo), preparem um jantar especial e envolvam-se em conjunto nos preparativos. Se quiserem façam-no sem convidados, mas façam algo especial: um jantar à luz de velas, uma ida ao vosso restaurante preferido… 

11 – Uma sessão de culinária – Por aqui apanhamos o cabelo, colocamos um avental e depois é dar largas à imaginação. Já criámos o «sumo especial», fizemos dezenas de doces, experiências arriscadas (sushi, por exemplo – e até correu bem!) e outros pratos deliciosos. 

12 – Jogos em família – Para além de divertido, é um óptimo substituto da televisão. Cá em casa temos o «Jogo dos Queijinhos» (a Letícia chama-lhe assim, mas trata-se do Trivial Pursuit) e à custa disso a minha filha sabe coisas como quem foi o primeiro rei de Portugal, que o Picasso foi um pintor, que o país ao lado se chama Espanha (ok, para ela inventamos as perguntas). Também jogamos ao «jogo das pistas», «das rimas» (todos inventados por nós). E lá fora, jogamos à bola, ténis (com a Letícia usamos uma bola de ping-pong, mas pronto, é ténis!), etc. 

13 – Uma sessão de memórias felizes – Que tal irem buscar os vossos álbuns de fotos ou assistir aos filmes das vossas últimas férias? Vai ver que sabe tão bem «reviver» esses momentos.

14 – A criação de um «livro da família» - Esta é a próxima actividade que quero implementar cá em casa. Peça a colaboração para a elaboração deste livro. Nele podem colocar a vossa árvore genealógica, relatar episódios e curiosidades da história da vossa família (aquele tio que ficou famoso, como é que o avô João conheceu a avó…), a receita daquele bolo especial da tia Júlia, os factos mais importantes das vossas datas de nascimento, o porquê de se chamarem assim… há sempre coisas interessantes a acrescentar e não se esqueça que devem de recheá-lo com muitas fotografias. 

15 – Um serão do riso – Reservem um serão para verem vídeos cómicos no youtube, assistirem a stand-up comedy, contarem anedotas, verem um filme engraçado...

16 – Experimentar um meio de transporte diferente – Por cá experimentámos andar de barco, mas agora a Letícia está desejosa por viajar de comboio. Tem sempre um sabor a aventura!

18 – Um concerto de música – Podem ir assistir a um concerto ao vivo, improvisar um em casa com os instrumentos que por lá tiverem, organizar um concurso de dança ou um festival da canção.

19 – Uma peça de teatro – Ainda recordo com um sorriso nos lábios, quando fiz isto em pequena com as minhas primas. Organizámos a peça em casa dos nossos avós e convidámos os tios todos. A Letícia também já fez uma, mas de menor dimensão... Foi muito giro!

20 – Fazer voluntariado – Porque não ajudar os outros em conjunto? Apoiar uma instituição de solidariedade, colaborar na limpeza de uma praia ou floresta ou até surpreenderem alguém que precisa de ajuda...

21 – Uma oração conjunta – Confesso que é algo a que ainda não me dediquei muito, mas tenho de melhorar (isto porque acredito em Deus, mas não acredito propriamente em religiões). A verdade é que estudos indicam que a fé une as pessoas. Daí a importância de rezarem em conjunto, falarem de Deus ou irem a uma cerimónia religiosa.

20 – Contar histórias à lareira (ou não) – A lareira tem o seu charme, mas se não houver uma por perto,  paciência! Partilhem na mesma contos antigos, lendas de mouras encantadas, histórias de fantasmas,  de princesas e fadas... ou melhor, histórias dos pais quando eram crianças (principalmente aquelas em que se meteram em sarilhos... as crianças adoram saber isso).

23 – Um SPA em casa - Ai, ai... esta é uma das nossas actividades preferidas. Criem um ambiente agradável e misterioso com pouca iluminação, algumas velas, pétalas de rosa e uma música relaxante. Depois façam uma massagem relaxante a cada um. Garanto que é óptimo para acalmar do stress do dia-a-dia.

5 comentários:

  1. sugestões fantásticas :)
    É tão importante criar laços fortes na família, infelizmente muitas familias esquecem-se e andam perdidas e sós

    ResponderEliminar
  2. Excelentes ideias como sempre. Eu já faço algumas dessas coisas com elas, há outras pretendo experimentar em breve. Tambem acho que estas actividades em familia ajudam a estreitar os laços e de sermos mais felizes.

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me de perguntar, a Lecticia já está bem? Os tratamentos com este novo médico estão a dar resultado? Espero que sim e que apartir de agora corra tudo bem.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amanhã vou passar pelo médico. Mas até ver, está tudo calminho :)

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails