terça-feira, 28 de maio de 2013

Como ensinar as crianças a apreciarem as pequenas coisas

A Letícia corria na minha direcção desenfreadamente. Puxou-me pelo braço e esboçando um sorriso entusiasta, disse-me: "Vem mamã, vem. Tens de ver o céu espectacular que está lá fora. Temos de ir tirar fotografias!". Adorei sentir a sua alegria, que me contagiou. Foi na semana passada. A foto é esta, aqui ao lado.
 
A verdade é que sinto que a minha filha está a adquirir a capacidade para conseguir ver beleza nas pequenas coisas. Isso é muito bom. Esta é uma capacidade que contribui para a felicidade de quem a tem.
 
Mas como desenvolver esta capacidade nas crianças?
 
- Proporcione-lhes ou chame-lhes a atenção para situações aparentemente banais que os poderão fazer felizes. (Neste post encontra exemplos desse tipo de situações);
 
- Seja um exemplo, deleite-se também com as pequenas coisas do dia-a-dia. Quem sabe apreciar, tem mais capacidade para ensinar os outros a valorizarem o que está à sua volta;
 
- Não aja mecanicamente. Pare e chame a atenção aos detalhes que vos rodeiam com todos os sentidos. Verbalize essas sensações junto das crianças, demonstrando o seu entusiamo: "Uau! Já viste que céu tão bonito?", "Hum! Estas flores cheiram tão bem!", "Olha que bonito, o som dos passarinhos", "Que relaxante, adoro o som das ondas do mar", "Que bom que é andar descalço sobre a relva", "Esta música é linda. Reparaste como o som do violino está fantástico?", "Este pastel de Nata é delicioso!", "Já viste que no castelo onde estamos, já esteve o primeiro rei de Portugal?", etc., etc.;
 
- Torne a experiência mais intensa associando-a a um segundo elemento: uma «música» enquanto passeiam de carro para ver as luzes da cidade, a «história» por detrás daquele monumento, uma «curiosidade» sobre a criação daquele doce, «ir sempre àquele restaurante» que confecciona melhor o vosso prato favorito.
 
- Sempre que possa leve a máquina fotográfica. Criem um álbum de recordações para saborearem mais tarde, para reviverem as sensações positivas daquele momento.
 
Se esta atitude de atenção para com o presente se for repetindo, a criança irá aprender consigo. Tornar-se-á num Ser Humano mais feliz, ao adquirir a capacidade de admiração perante as pequenas coisas.
 
Para além disso, as memórias de infância são feitas destes pequenos nadas. Já que é assim, que sejam memórias felizes!
 
Foto: Mafalda S.

6 comentários:

  1. A tua foto é lindíssima! Não sei se deva dar parabéns à mãe pela foto, se à filha por te ter alertado.

    Parece-me que ela tem muita sensibilidade, e neu acho isso muito bom! Certamente fruto do eu desempenho nos tempos que passas com ela.

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Amei te ler!!!
    Imagem belíssima!
    Lindo ver a sensibilidade da Letícia
    em contemplar o belo.
    Parabéns as duas!
    Abraços! Boa noite e um lindo amanhecer
    pra ti.

    ResponderEliminar
  3. Mafalda, bom dia!
    Parabéns pela sensibilidade tua e da Letícia. Minha mãe sempre me ensinou a apreciar a beleza da natureza e das coisas simples da vida e procuro fazer o mesmo para minha filha.
    Abraços,
    Maria (São Paulo/Brasil)

    ResponderEliminar
  4. Mafalda saudade!!! Voltei, dei de cara com esse post lindo de viver... adorei! um bjo

    ResponderEliminar
  5. Concordo que o exemplo tem que partir de nós.
    A foto é lindissima.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails