quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Desafio "Actividades para a Felicidade" #3 - A 1.ª Semana

Hoje venho fazer um ponto de situação da 1.ª semana do desafio "Actividades para a Felicidade".

Se ainda não ouviste falar do desafio, este consiste na realização intencional e diária de actividades para a felicidade (aquelas que a ciência comprovou que nos podem fazer felizes). 

Devo dizer que antes do desafio começar, registei os meus sentimentos. Como me sentia em relação ao meu nível de felicidade. Conto fazer o mesmo no fim do desafio, só para ter noção do efeito destas actividades.

A minha primeira semana decorreu assim:

Dia 1 - Cria ou revive uma tradição familiar
Aproveitei o feriado do Dia de Todos os Santos para organizar com as crianças a festa do Pão por Deus (na minha terra não é conhecida por este nome, mas sim, por «Dia dos Bolinhos»).
Neste dia a tradição é irmos à aldeia, reunirmos com amigos (tão bom revê-los!) e levarmos os nossos filhos a «pedir os bolinhos». Cada criança leva uma bolsinha e recebe broas, frutos secos e doces. (A tradição na nossa terra está mesmo a recuperar-se porque a aldeia, que não é propriamente pequena, estava cheia de crianças).

Depois disto, tivemos um almoço em família. Os miúdos estavam tão felizes!



Dia 2 - Lê um texto sobre felicidade
Fui buscar um dos meus livros favoritos sobre o tema: o "Como ser Feliz" da Sonja Lyubomirsky. Escolhi ler um capítulo que falava sobre «gratidão»: a sua relação com a felicidade e várias sugestões de actividades, para aumentar a felicidade através da gratidão. 

Fiquei super-inspirada!








Dia 3 - Relembra uma memória feliz
Não me lembrei de uma, mas de várias memórias felizes.

Ao serão, assistimos a filmes com as crianças ainda muito bebés (alguns vídeos, ainda nem sequer tinha visto). Foi tão bom recordar!

Depois revimos os velhos álbuns de fotos, também eles recheados de boas memórias.

Fiquei com a sensação de que devemos de valorizar cada momento, pois são preciosos e passam a correr. Neste dia senti que voltei atrás no tempo e revivi o passado. As coisas boas, claro.


Dia 4 - Entra em contacto com a Natureza
Passeei num pequeno jardim da cidade. Estive sem o visitar quase 20 anos (como é possível?). Não imaginava a beleza que lá se escondia...

A manhã foi de chuva, mas o sol apareceu radiante à tarde. Aquelas cores de Outono, pareciam resplandecentes... e eu fiquei com a sensação de ter descoberto um «jardim secreto».





Dia 5 - Aprofunda a tua espiritualidade
No último dia da 1.ª semana do desafio, sentei-me num lugar acolhedor e confortável, com vista para a Natureza.

Falei com Deus, numa espécie de oração. Agradeci essencialmente: pelos bons momentos e pelas pessoas queridas que fazem parte da minha vida. Pedi também para ser mais feliz e para fazer felizes as pessoas à minha volta.

De seguida, li um trecho da Bíblia. A sensação depois disto? De paz interior.


««»»

Esta semana, foi sem dúvida agradável. Contudo, a maior dificuldade, foi arranjar tempo para realizar as actividades. Mas com um jeitinho, lá consegui. E fizeram-me tão bem!

Se já não te recordas das próximas actividades do desafio, esta é a lista com todas elas:


A aventura continuará. Colocarei fotos diariamente no Instagram e escreverei novo post aqui no blog, na semana que vem.

Fotos: Mafalda S., via Instagram.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

2 comentários:

  1. Que máximo Mafalda :)
    Tão bom estes post, tão inspiradores :)
    Obrigada por estas partilhas tão "ricas" :)
    Continuação :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei, Mafalda! Já fiz a minha primeira atualização passa por lá. Beijinhos
    https://coracaocomestrelas.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails