quinta-feira, 6 de julho de 2017

Como manter a casa limpa e arrumada diariamente #6 - As compras semanais


Uma casa limpa e arrumada é não só mais funcional, como também afecta positivamente o nosso bem-estar. Encontramos o que necessitamos mais rapidamente, os espaços tornam-se mais bonitos e relaxantes, ganhamos tempo para investir na nossa felicidade.

Já aqui falei de algumas técnicas que ajudam a tornar isto possível: o destralhe, a organização dos espaços , o planeamento das tarefas domésticas e as rotinas a manter diariamente.

Pode soar estranho, mas também a forma como fazemos compras influencia a limpeza e organização da nossa casa. Espreita as sugestões abaixo:

««»»

50. Faz uma ementa, de preferência semanal - Saberes exactamente o que irás cozinhar todos os dias, ajudar-te-á em dois aspectos:
a) quando fizeres compras será mais fácil não te excederes nos produtos a adquirir, pois poderás cingir-te ao que está previsto na ementa; 
b) perderás menos tempo na preparação das refeições, pois:
- deixas de ter o problema de chegar a casa e andares às voltas sem saber o que fazer para o jantar (e correres o risco de nem teres disponíveis todos os ingredientes);
- também te permitirá ir adiantando o jantar previamente (podes tirar de véspera o que necessitas para o dia seguinte, podes também adiantar o possível logo pela manhã).

Pessoalmente já fiz ementa mensal, para ir menos vezes às compras, mas acho a semanal mais eficaz. Primeiro porque acabava por ter de ir às compras todas as semanas, para adquirir os frescos. Depois porque às vezes não fazemos alguma refeição prevista na ementa (ou porque nos convidam para jantar fora ou porque sobra comida da refeição anterior, etc.). Com ementa semanal, é mais fácil prevenir a acumulação de ingredientes não utilizados (e possível desorganização na despensa e frigorífico). Basta incluir esses ingredientes nas próximas ementas.

51. Faz uma lista de compras eficaz e cumpre-a - Vai registando ao longo da semana tudo o que necessitas de comprar. No dia em que fizeres a ementa, acrescenta os ingredientes que não tenhas em casa.

Antigamente eu usava um modelo de lista de compras, feito no computador, mas arranjei forma de a tornar mais eficaz. Hoje em dia vou escrevendo a lista num caderno, à medida que me vou lembrando. Mas para não ter os produtos todos misturados, faço o seguinte:
a) copio essa lista ordenando os produtos, pela mesma ordem em que os encontro no hipermercado;
b) dentro da lista, reúno por conjuntos, os produtos que se encontram na mesma área (vê foto abaixo). Só perco uns 5 minutinhos ou nem tanto, mas nem imaginas a poupança de tempo a fazer as compras. Compro tudo super-rápido. (Ah! A única coisa que compro uma única vez por mês ou até de 2 em 2 meses é o peixe. Compro em quantidade para evitar perder tempo em filas.)

Por último, é importante que te cinjas à lista de compras. Sei que há muitos produtos interessantes, mas evita as compras por impulso. Por vezes acabas por trazer mais tralha para casa... e isso dar-te-á mais trabalho. A excepção, é se aquilo que trouxeres valer MESMO a pena.

A organização na lista de compras,
permite fazer compras mais rapidamente e previne a aquisição de produtos desnecessários.

52. Pensa duas vezes antes de comprares - Tenta comprar de forma mais consciente. Isto implica pensar se a compra de dado objecto compensa o trabalho que te vai dar (a limpar, por ex.), se irá facilitar a tua vida, se é realmente útil, se te trará alegria genuína. Colocar estas questões ajuda-nos a ser mais selectivos, a ter só o que realmente adoramos ou necessitamos. Já poupei muito dinheiro usando esta técnica! 

Deves ponderar no tipo de produtos que compras, mas também na sua quantidade. Por ex. ao nível de roupa: será que gostas tanto daquela peça e que te assenta tão bem, que a vais realmente usar (ao invés de a deixares esquecida no armário)? Ou ao nível da alimentação: será que a quantidade de ingredientes não é exagerada para aquilo que vais cozinhar? Será que vais acabar por sobrelotar o teu frigorífico ou até desperdiçar comida?

53. Aproveita as promoções, somente dos produtos que usas - Claro que sempre que podes, deves aproveitar as promoções. Mas só daquilo que realmente usas! Uma camisola pode estar muito barata, mas se acabas por usá-la uma só vez, só ficará a ocupar espaço no teu roupeiro.

54. Logo que chegares das compras, arruma os produtos no respectivo lugar - Passa um pano para retirar o pó do armário ou prateleira onde vais colocar os produtos. Sempre que possível, deita de imediato fora os plásticos que os envolvem (por ex. dos pacotes de leite, garrafas, etc.).

Arrumar os produtos logo que se chega das compras,
ajuda a mantê-los organizados.

55. Aproveita também para organizar e limpar o frigorífico nessa altura - Antes de fazeres compras, podes retirar do frigorífico o que tem de ir para o lixo e analisar o que está em falta. Depois de regressares, podes passar um pano nas prateleiras e ir colocando os produtos nos respectivos lugares. Isto ajuda bastante a manter o frigorífico limpo e organizado (não invalidando que com mais tempo faças uma limpeza mais profunda).

56. No dia da limpeza da despensa, aproveita também para a organizares - Verifica as datas de validade dos produtos, deita fora o que está a mais e organiza os produtos de forma a que todos eles fiquem visíveis (reunindo-os por categorias, com os maiores atrás e os menores à frente). Isto evita a que a despensa se transforme numa confusão, o que dificulta também a limpeza.

Uma organização adequada,
implica que os produtos sejam facilmente visualizados.

57. Usa o «mês dos aproveitamentos» para limpares e organizares o teu congelador - Normalmente quando compramos produtos alimentares, devido ao tamanho das embalagens, acabamos por não confeccionar tudo de uma vez. Pode assim sobrar frango, legumes, mariscos, etc. Quando te aperceberes que estes produtos começam a multiplicar-se no congelador, escolhe um mês, e faz a ementa exclusivamente em função desses produtos. Nesse mês, com excepção dos frescos e do pão, não necessitarás de fazer grandes compras. É uma forma de esvaziares o congelador. Aproveita para o limpares nesta altura, pois será mais fácil fazê-lo, sem ter que retirar uma quantidade enorme de produtos para o exterior. Após as compras seguintes, volta a organizar os produtos no congelador. Novamente, agrupando-os por categorias (ex.: por legumes, carnes brancas, carnes vermelhas, peixe, etc.).

««»»

Aos poucos, vais adquirindo o controle da tua casa. Esta vai-se transformando num lugar mais bonito e acolhedor.

O próximo passo terá a ver com o tratamento de roupas. Mas isso fica para um próximo post.

Até lá, traz energias positivas ao teu refúgio... e sê feliz!

Um casa limpa e arrumada,
influencia positivamente no bem-estar dos seus moradores.

Fotos: 1.ª Charlotte90T; 2.ª Mafalda S. 3.ª Better Homes & Gardens; 4.ª The Container Store; 5.ª Interiors Inspirations.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

1 comentário:

  1. Olá Mafalda,
    Nada como manter a casa bem organizada, nos sentimos muito melhor depois que isso tudo vira rotina.
    Grande beijo.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails