sexta-feira, 1 de abril de 2016

Destralhamento total da casa - Ponto de situação #7

Hoje venho fazer mais um ponto de situação do meu «plano para destralhar totalmente a casa». Posso dizer que começo a ver o ambiente a modificar-se radicalmente. E sabes o que sinto? Um alívio enorme, uma sensação de paz que nunca imaginei. Confesso até, que após destralhar algumas áreas, não resisto e vou espreitá-las uma data de vezes - só pelas boas energias que aquelas visões me dão.

Bom, mas vamos ao ponto de situação.

Número de áreas a destralhar e organizar
Se já conheces o meu plano, sabes que distribui o destralhamento e organização por áreas muito pequenas. Assim, neste momento, de um total de 210 áreas, faltam-me 55!

Mas como referi neste post, surgiu um imprevisto. Na altura da elaboração do plano, esqueci-me de considerar a despensa. Deste modo faltam-me efectivamente 55 áreas + 17 = 72 no total. A piada é que por acaso a despensa, é uma das divisões que já se encontra totalmente destralhada.

Cronograma
Cada área a destralhar corresponde a 1 dia, e o objectivo a que me propus é de destralhar 4 áreas por semana. 

Anteriormente, tive o destralhamento bastante adiantado, mas neste momento só tenho uma semana de adianto (ou seja, é como se tivesse destralhado até à semana de 4 a 10 de Abril). O Luquinhas ficou doente, entretanto a Letícia entrou de férias e o tempo escasseou para os destralhes. De qualquer modo, fico satisfeita por estar a cumprir com os objectivos.

Motivação
Estou novamente com a motivação em alta! Creio que por ver resultados e por voltar a ler o livro da Marie Kondo para aí pela terceira vez (falei deste livro neste post). A sério, se quiseres ficar motivado/a para fazeres o teu próprio destralhamento, lê este livro, é super-inspirador!

Uma questão - Até que ponto devemos destralhar?
Apesar de discordar de algumas das indicações da Marie Kondo, neste ponto concordo em absoluto: devemos destralhar até «fazer um clique», até sentirmos "agora sim, sinto que está destralhado como sempre sonhei". Mas como se descobre esse «clique»? Afinal trata-se de um sentimento muito pessoal...

A primeira coisa a ter em mente é o que devemos guardar: somente coisas realmente úteis e/ou que nos dão alegria. Por exemplo no meu caso, é impensável desfazer-me dos meus livros (que leio, releio - neles busco inspiração, ou apenas divertimento). Estes são dos poucos objectos que realmente me proporcionam momentos felizes, pelo que não me sentiria bem longe deles. Mas para alguém que não seja apaixonado/a por livros, faz todo o sentido livrar-se de parte dos mesmos. Ainda no meu caso, que não ligo tanto a maquilhagem, posso dizer que me desfiz de grande parte delas e só guardei o mínimo num cestinho da casa de banho. Para outra pessoa, isto poderia ser impensável.

Assim, este «clique« é realmente muito pessoal.

→ Como faço o destralhamento, até sentir o dito «clique»?

1. Dou uma primeira volta pela área a destralhar, analisando cada objecto. Em grande parte dos casos (especialmente ultimamente), consigo deixar tudo destralhado à primeira, mas nem sempre isso acontece: ou porque tenho algumas dúvidas, ou porque continua a haver falta de espaço.

2. Então faço uma segunda ronda (até faria mais se necessário), analisando os objectos sobre os quais tenho dúvidas e volto a perguntar-me: se aquilo é realmente útil ou se me dá tanta alegria ao ponto de me dar trabalho extra a limpar e ao ponto de ocupar mais um espaço naquela área.

3. No final, e ao contrário do primeiro destralhe que fiz há uns anos, não permito que sobre um «monte das dúvidas». Assim, por norma acabo por destralhar aquilo que me traz dúvidas, porque na segunda ronda quase sempre percebo que aquilo não me faz falta ou que o espaço fica melhor organizado sem aquele objecto.

4. É também importante ter em mente, que devemos ter os espaços arrumados de forma a que com um olhar rápido, percebamos imediatamente o que temos. Ter isto em mente, ajuda-me a perceber como quero deixar determinado espaço, e por consequência, o que não quero que fique ali.

5. Se há algum objecto do qual não me quero desfazer, mas que não faz sentido estar na área que estou a organizar, basta mudá-lo de área. Presentemente, o que também me facilitou a tarefa de organização, é o facto de já não ter objectos da mesma categoria espalhados pela casa - por ex. medicamentos - tendo optado por reuni-los todos na mesma área. Assim, fica mais fácil definir o que realmente preciso em cada área. A única excepção que faço são aos produtos da despensa, pois guardo aqui as reservas de produtos. Tenho por exemplo um champô da casa-de-banho e outro de reserva na despensa. Mas é a única excepção. 

Por último deixo-te uma foto do meu destralhe, para perceberes como estou a ir longe no mesmo. À esquerda está a gaveta já organizada, neste caso com documentos. À direita está um saco com a tralha que saiu daquela gaveta (oh my God! até tive vergonha de mostrar esta foto). Aliás continuo intrigada: como foi possível caber tanta coisa numa única gaveta?...


Aproveitei as pastas que recebi em seminários e reuni os documentos de dada categoria em cada pasta. Cada pasta tem uma etiqueta a identificar o seu conteúdo - apesar de não dar para ver na foto. Assim, por exemplo no monte da esquerda encontram-se as pastas, minha e do meu marido, com os certificados de habilitações. Tenho ainda outra pasta para a frequência de seminários. No monte do meio já tenho os documentos de identificação (cada um cá de casa tem a sua pasta). No monte da direita cada um de nós tem uma pasta respeitante a assuntos de saúde. Anyway, o que importa é que agora não há papelada que nada tenha a ver com estes assuntos nesta gaveta. O que era importante foi transferido para outra área, o que não era (a maioria das coisas) foi direitinha ao saco do lixo. Imagina que para além dos documentos, ainda tinha uma série de cópias dos mesmos. Sem comentários...

O efeito mais positivo, após sentir que tinha a quantidade certa de objectos em cada área, é que não voltei a colocar objectos extra nos espaços destralhados. Recordas-te do meu roupeiro, destralhado em Janeiro? Continua igualzinho, super-organizado e sem um mínimo sinal de tralha. Por isso é realmente importante destralhar até atingirmos a dita sensação: "agora sim, sinto que tenho a quantidade certa de objectos!".

Foto: Mafalda S.

11 comentários:

  1. Muito obrigada por partilhares os teus projectos connosco! És uma verdadeira inspiração! Vou começar este mês o meu "plano para o destralhamento total da casa". Já ando há tantos anos a tentar organizar-me, mas acho que desta vez vou conseguir! Muito obrigada!
    Sandra

    ResponderEliminar
  2. Muito Bom.... és realmente uma verdadeira inspiração.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Quem me dera ter essa inspiração... sinto-me exausta, desmotivada... e no corre-corre da semana não consigo fazer nada :(
    RV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque não experimentas a destralhar por ex. 2 áreas pequenas ao fim-de-semana, em vez das 4? 4 é para mim o ideal, mas pode não ser para ti. A questão é que precisas de dar o primeiro passo, caso contrário é difícil alcançares este ou outro objectivo.

      Sugiro-te a leitura deste post, para conseguires realmente alcançar os teus objectivos (por mínimo que seja o tempo que tens disponível): http://manualdafelicidade.blogspot.pt/2016/01/como-concretizar-resolucoes-de-ano-novo.html

      Eliminar
    2. A questão é que tenho uma bébé de 8 meses, um menino (hiperactivo) de 8 anos, um marido que trabalha das 7 da manhã às 22h... e pronto... sinto-me esgotada... Mas vou reler a sua sugestão, Muito obrigada!

      Eliminar
    3. Compreendo que não seja nada fácil, a nossa vida muda radicalmente a partir do momento em que temos 2 filhos... Parece que temos sempre o que fazer e o cansaço assola-nos.
      Quanto ao marido, o meu não trabalha até tão tarde, mas imagina que já há 5 fins-de-semana seguidos que trabalha e durante a semana também (tem empresa própria e por vezes tem fases de muito trabalho).
      Eu só consigo destralhar porque o faço em áreas muito pequenas, nos espacinhos de tempo que consigo. Mas o que me permite mesmo, é o facto de me levantar antes de toda a gente, às 6h da manhã (normalmente também ao fim-de-semana) e se reparares, para conseguir destralhar totalmente, o meu plano abrange mais de1ano, ou seja, não consigo fazê-lo rapidamente, mas o importante é que consiga fazê-lo.
      Beijinho e boa sorte também para ti!

      Eliminar
    4. Mto obrigada pela atenção!! Sei dar bem o valor! Admiro imenso a tua coragem de acordar às 6h!Eu não consigo!... como me encontro mt desmotivada com o meu trabalho tb, após as 23h30/00h que é qd tenho tempo para mim, sinto uma necessidade enorme de dedicar algum tempo p mim a ler artigos na net, divagar... pq sinto-me frustrada e c vontade de ter algo “interessante” no meu dia… e perco sempre cerca de 30 a 45min. Deito-me sp por volta das 00h30/1h!  De manhã é um castigo levantar-me…
      Sinto que neste momento a minha vida é um novelo sem pontas… tenho de encontrar uma solução e quem sabe recorrer mesmo a ajuda psicológica…
      Muito obrigada por tdo. Beijinhos
      RV

      Eliminar
  4. Excelente post... estou no mesmo ponto da anónima das 15.46, desmotivada e sem tempo !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espreita a resposta que te dei à RV. Lê ainda os seguintes posts, sobre motivação:
      http://manualdafelicidade.blogspot.pt/2016/02/reflexao-reduzir-as-fontes-de.html
      http://manualdafelicidade.blogspot.pt/2011/10/como-nao-desistir-dos-seus-objectivos.html

      Ah! O que mais me motiva a agir é ler sobre o tema. Aqui tens também uma sugestão de leitura:
      http://www.wook.pt/ficha/arrume-a-sua-casa-arrume-a-sua-vida/a/id/16123002?a_aid=4f53293829e6a

      Beijinho e boa sorte!

      Eliminar
  5. Hoje deparei-me com o teu blog pela primeira vez e li tudo o que tinhas escrito sobre o plano de destralhe! Eu, que ando a destralhar aos poucos, agarrei na energia que a leitura me deu e concentrei-me numa pequena zona de destralhe! Segui algumas das tuas excelentes e de 3 gavetas, deixei uma vazia, que depois enchi com mais alguma tralha temporária :) Nessa gaveta, guardei todas as peças de roupa que gosto e que uso, mas que falta pregar algum botão, ou cozer algo descosido, ou com bainhas por fazer! Um dia destes, agarro as linhas e as agulhas e guardo tudo no sítio e fico com uma gaveta livre :)
    Depois ainda me centrei em 3 pequenas prateleiras e uma delas também ficou vazia ;)
    Quando tiver tempo, vou contar o número de itens que destralhei! Tenho apontado tudo no meu caderninho por categorias e tem ajudado na concentração /foco e na motivação!
    Continuarei a passar por cá para ver o teu ciclo completo! Parabéns e bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comigo também aconteceu o mesmo, tenho algumas áreas completamente vazias e concordo contigo, escrever ajuda muito no alcançar de resultados.
      Boa sorte para ti!
      Beijinho

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails