quinta-feira, 25 de junho de 2015

Como elaborar um "plano para o destralhamento total da casa"


Já há algum tempo que andava a sentir que a minha casa estava com um ambiente estranho... longe do ambiente "zen" que tanto prezo. O facto é que voltou a acumular tralha e sinto que quando a destralhei totalmente há uns anos, não fui tão longe quanto devia. Resolvi voltar a pôr as mãos à obra, mas desta vez, usando uma série de técnicas que entretanto aprendi.

Resolvi fazer um plano para o destralhamento total da casa (tive uma cadeira inteirinha na faculdade, sobre a elaboração de planos... por isso vou adaptar a ideia ao destralhamento cá de casa). Queres ver como funciona?

PLANO PARA O DESTRALHAMENTO TOTAL DA CASA

Porque é que preciso de um plano?
Efectuaram-se vários estudos comparando empresas com planos de negócios, com outras que não os tinham. Imagina quais as empresas que eram nitidamente mais bem sucedidas (com mais produtividade e rentabilidade)? As que planeavam as suas actividades.

1.º Passo: Arranja um caderno bonito/cria um documento no computador ou usa um programa informático, não só para criares o teu plano, mas para registares e avaliares o que vais fazendo. Eu criei um separador específico na minha agenda.

2.º Passo: Define o teu objectivo principal. Regista o porquê de ser importante para ti destralhar (quando desanimares, porque pode acontecer, é bom lembrares-te da principal motivação que te levou a quereres destralhar). O meu objectivo é claramente querer que a minha casa seja um refúgio acolhedor para a família, um espaço onde possamos conviver e relaxar da correria do dia-a-dia. Tal, não se coaduna com a existência de tralha.

3.º Passo: Define os teus objectivos específicos e as acções que tens de concretizar para os alcançar. No meu caso, tenho um objectivo específico semelhante para cada divisão: destralhar a sala, destralhar a cozinha, etc. No que respeita às acções, em vez de escrevê-las, introduzi-as através de desenhos de cada divisão (não liguem à qualidade que isto não é profissional, é só a minha agenda)


Como funciona? 
a) Atribuição de números por áreas:
Divide cada área/compartimento de uma divisão e atribui-lhe um número (se por exemplo existem dez gavetas, dá o número 1 à primeira, o 2 à segunda e por aí adiante). Todas as áreas onde existem objectos devem de estar numeradas (cada prateleira é um número, cada gaveta, etc.). Se tiveres objectos por cima dos móveis, numera também essa área. Se tiveres objectos nos cantos da divisão, mesmo que não existam móveis, atribui igualmente um número. Soma o total de áreas de cada divisão, para teres noção de quantas áreas há a destralhar e, eventualmente, quantos dias irás demorar. 

b) Cada área corresponde a uma tarefa
Por exemplo a área número 1, corresponde à tarefa "destralhar área número 1".

c) Assinala a conclusão das tarefas:
Sempre que uma área foi destralhada, sublinha a florescente a área em questão.

4.º Passo: Calcula o tempo que vais demorar. Atenção que este é um dos pontos onde as pessoas mais erram. Talvez pelo entusiasmo inicial, por norma pressupõe que vão demorar menos tempo do que aquele que realmente necessitam. Depois como começam a não cumprir o planeado, acabam por desanimar e desistem dos objectivos. Por isso, é preferível atribuíres um pouco mais de tempo, do que aquele que supões que irás gastar.

No meu caso, considerei destralhar 1 área por dia, 4 dias por semana. Há alturas do ano, em que não irei destralhar nada (uma semana antes e durante as férias por ex., ou noutras ocasiões especiais). Organizei o cronograma do tempo do seguinte modo:

a) Somei o total de áreas que terei de destralhar em toda a casa - deu-me um total de 210 áreas, pelo que irei necessitar de 210 dias para a destralhar (isto, se considerarmos fazer um mínimo em cada dia, há quem possa fazer mais, mas com 2 filhos pequenos, prefiro ser realista);

b) Dividi o cronograma por meses, estes em semanas e a cada semana atribuí quatro dias de destralhamento.


Esta foto foi tirada há alguns dias e, se reparares, talvez pelo entusiasmo inicial, já tinha o destralhamento feito até à semana de 27 de Julho a 2 de Agosto. Se reparares, neste mês uma semana foi excluída, justamente porque se trata de uma ocasião especial para a minha família, logo não terei tempo para destralhar.

c) Escrevi o número de áreas do número maior para a menor - deste modo, à medida que destralhamos cada área, temos noção do que já fizemos e do que ainda falta fazer.

d) Sempre que se destralha uma área, sublinha-se a fluorescente.

5.º Passo: Motiva-te a ti mesmo(a). Por vezes podem surgir momentos de desânimo ou falta de motivação. É importante anteveres esses momentos, preparando-te para os mesmos, ou até prevenindo-os. Há técnicas comprovadas pela ciência, que ajudam:

a) A visualização - Explicada muito resumidamente, consiste em parar e imaginares-te a alcançar o teu objectivo com todos os detalhes possíveis (imaginando as sensações, cores, cheiros, etc., que sentirias ao atingir o teu objectivo). Mas atenção, as investigações concluíram que para se ter sucesso, é importante visualizar não só o atingir do objectivo, mas também as etapas do percurso, ou seja, o que vais fazer até lá chegares. De realçar que por exemplo na alta competição, têm-se verificado resultados bem melhores em atletas que praticam visualização.

b) Incluindo incentivos - De tempos a tempos, convém avaliares o que vais fazendo. Se tudo estiver a correr bem, podes atribuir uma espécie de prémio a ti mesmo(a). Pode ser dedicares 30 minutos a ti mesmo(a), ires jantar fora ou comeres o teu menu preferido, etc., o que te agradar. No meu caso, vou optar essencialmente por comprar um livro de organização, que me estimule a continuar (podes pensar que isto é acumular tralha, mas para mim, um livro bem escolhido nunca é tralha, é antes um instrumento para a minha evolução pessoal).

c) Escolhendo um(a) apoiante - Pode ser um familiar, um amigo, um colega de trabalho... Tem de ser alguém de plena confiança, com quem podes partilhar o teu plano e que te incentive a levá-lo a bom porto. No meu caso escolhi a minha filha de 7 anos, para a influenciar também a perceber a importância do destralhar. Está a resultar imenso! Ela vê isto como uma espécie de jogo e começou a querer participar. Chega a dizer que adora fazer anti-tralha comigo (como ela lhe chama). Apesar de ser um pouco acumuladora (adora trabalhos manuais e depois quer guardar imensos materiais, pois acha que poderiam dar jeito para algum dos seus trabalhos) conseguiu deitar fora 2 sacos de lixo, com a sua própria tralha. O melhor, é que ela própria toma a iniciativa para fazermos "anti-tralha".

d) Preparando-te previamente para os momentos de desânimo/imprevistos - Lista os principais problemas que podes vir a ter. Seguidamente, pensa na solução para cada um deles. Quando esses problemas surgirem (se surgirem) usa essas soluções para avançares.

No meu caso, um dos problemas que tenho é obter a colaboração da família para manterem a tralha longe de casa e colocarem cada objecto no seu devido lugar. Mas pensando bem, também tenho culpas no cartório. Quando defino o lugar para colocar cada objecto, tenho ao menos de lhes explicar o que fiz e porquê (por incrível que pareça eu organizava, mas depois não lhes dizia onde deviam colocar as coisas). Por outro lado, é importante dar o exemplo, mostrar resultados, falar-lhes nos benefícios de todos colaborarem (sobra por exemplo mais tempo para nos divertirmos em família).

Pensei em vários possíveis problemas, mas vou falar-te somente de mais um. O desânimo, a falta de entusiasmo para continuar. Comigo o que resulta é ler blogues ou livros sobre o assunto. É instantâneo, fico logo motivada.

Atenção, que diferentes pessoas encontram diferentes soluções. Procura o que funciona especificamente contigo.

6.º Passo: Faz uma avaliação contínua do teu plano. Parte importante de um plano bem sucedido reside na avaliação. Deves por isso, avaliar periodicamente os resultados alcançados (no meu caso, vou fazê-lo mensalmente). Caso tenhas alcançado os resultados pretendidos isso será um estímulo para continuares, caso contrário, é sinal de que tens de reajustar o plano (podes por exemplo ter de rever a calendarização, escolher outro apoiante se este não te estiver a ajudar, etc.).

Depois disto, só há algo a fazer: saborear os resultados! Ficarás com mais tempo para desfrutar, para viveres os teus sonhos... em suma, para seres feliz.

Como costumo dizer, os sonhos alcançam-se, mas precisamos de agir para os alcançar.

Fotos: 1.ª Alexander White; Restantes - Mafalda S.

14 comentários:

  1. Posso imprimir e tentar fazer parecido? O destralhamento é muito necessário lá em casa, especialmente nos armários deles (já para não falar do meu), e com 3 filhos consegue imaginar a quantidade de bonecada que tenho semrpe espalhada?
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro Nany! A ideia deste blog é mesmo dar ideias, que depois cada um pode adaptar à sua realidade.
      Beijinho e boa sorte com o destralhamento :)

      Eliminar
  2. Adorei, o post, tambem gosto da casa organizada e sem tralhas, e um plano para fazer isso é otimo.
    se gostar me segue la no blog:http://bonequinhaavaidosa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Mafalda, este é um post essencial :) Muito obrigado!
    Beijinhos,
    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  4. Muito Bom esse Post! Vou tentar aplicar as Regras a alguns Projectos de Trabalho! O destralhamento da casa ainda vai ter que esperar mais um pouco! Obrigada. Bjos ( PS: Queremos mais Posts assim!)

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada Mafalda pela partilha.
    É concerteza algo a pôr em prática.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Procura o livro da japonesa Konmari.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) já conheço. Mas dela, só aproveito parte do seu método. Nem tudo funciona quando se tem crianças pequenas.

      Eliminar
  7. Olá Mafalda! Ando aqui há dias para vir comentar este post :) Adorei o post! Não fosse eu uma pessoa que adora destralhes e principalmente um bom planeamento. Essa ideia de numerar cada área a destralhar é óptima...vou aplicá-la aos meus projetos de destralhe. Neste momento só ando a planear e a fazer umas coisas ali outras acolá, pois daqui a uns meses vamos trocar de casa e aí sim...só vai entrar o que tem realmente significado para mim e para os cá de casa. É verdade que com crianças não é nada fácil manter as coisas sempre organizadas ou até mesmo quando temos homens que não são nada organizados e tudo é preciso (como é o caso do meu).
    Bem vou terminar este comentário que está a ficar enorme e coragem para os destralhamentos aí em casa :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito desse post e achei muito interessante a dica de atribuir um número a cada zona e depois fazer a contagem de trás para a frente para se conseguir saber sempre quanto falta. Muito boas ideias.
    Parabéns gostei muito da forma clara e objectiva como está escrito o post e das ideias expostas.
    Até breve

    ResponderEliminar
  9. É tão simples e prático que quero fazer o mesmo. Tenho um "problema". Cada parcela (prateleira ou gaveta) pode conter coisas que fazem parte do conjunto de outras, arrumar cada parcela nunca vai resolver, embora ajude muito. Podemos arrumar mais do que uma de uma vez, mas também podemos não conseguir fazê-lo por falta de espaço. Talvez comece a praticá-lo sistemáticamente como forma de destralhamento, para depois de ter menos coisas para arrumar poder concretizar os planos de organização que tenho na minha cabeça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se leste os posts após este, que explicam um pouco esta questão. Estou a organizar por áreas menores, mas em simultâneo por categorias de objectos.Por exemplo quando cheguei a uma área (ou parcela) onde havia medicamentos, resolvi ir buscar todos os medicamentos que haviam em casa e destralhei tudo de uma só vez. Em consequência, por vezes consigo fazer mais do que uma área por dia. E ficamos com uma noção muito maior dos excessos, do que precisamos manter e do que podemos deixar ir. A ideia de áreas menores ajuda, no fundo para percebermos melhor a nossa evolução e, sobretudo, para nos motivarmos.
      Bjs

      Eliminar
  10. Absolutamente inspirador... "Destralhar" uma casa é um dos primeiros passos para encararmos a casa como um "lar".
    Bj

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails