quarta-feira, 8 de maio de 2013

A técnica mais importante para evitar o stress

Depois do post de ontem, fiquei com vontade de vos falar do trabalho do Dr. Robert Epstein,  psicólogo e investigador do stress. Este fala das melhores técnicas para gerir o stress, coisa que me interessa profundamente.
 
Tal como muitas pessoas, eu pensava que a principal forma de controlar o stress é praticar relaxamento e gerir os próprios pensamentos. Contudo, as investigações do Dr. Epstein revelaram uma técnica ainda mais eficaz: trata-se de planear o dia-a-dia e a própria vida, de modo a nem ter de enfrentar situações stressantes.
 
Imaginemos que acorda e nem sabe o que vestir e fica stressado porque vê o tempo a passar e ainda não se decidiu. Se planear o que vai vestir de véspera, ou no fim-de-semana, já não terá de se stressar com isso.
 
Agora imagine alguém que começa o dia stressado porque chega atrasado ao trabalho. Neste caso, pode bastar planear o dia para acordar uns minutos mais cedo, para conduzir com calma e chegar ao trabalho a horas.
 
Outro exemplo pode ser o de ter demasiadas tarefas para concretizar no trabalho. Pode fazer a diferença começar por listar as tarefas do dia assim que chega ao trabalho, começando por concretizar as prioritárias.
 
Pode também pensar que nunca tem tempo para actividades com os seus filhos. Por vezes basta incluir uma actividade com os seus filhos, na sua agenda.
 
Imagine ainda que chega a casa e fica stressado porque não sabe o que fazer para o jantar. Uma forma de prevenir esse stress é planear uma ementa mensal e adquirir de uma só vez, os produtos que necessita para a sua ementa. Assim, nem terá de pensar muito no assunto.
 
Em suma, existem pequenos detalhes que nos permitem evitar stress desnecessário.
 
Mas querem saber ao todo, de acordo com o Dr. Epstein, quais as principais técnicas para gerir o stress? Aqui estão:
1) prevenir o stress e planear (a que vos falei);
2) relaxar;
3) gerir os pensamentos;
4) gerir as fontes de stress.
  
Foto: Jonas Boni

2 comentários:

  1. Bom dia Mafalda, o método Flylady é um bom auxiliar, para a redução de stress e organização da vida. Ainda não o implementei totalmente e de vez em quando vou tendo umas recaídas, mas as tarefas matinais e antes de dormir que recomenda o método ajudam bastante a planificar o dia a dia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu ando a necessitar de imprimir essas técnicas e colá-las em todo o lado, especialmente na testa para cada vez que me vejo ao espelho.
    Estou numa fase em que o stress me anda a consumir e a deixar sem energia. Qualquer coisa me faz ferver e mandar logo dois berros ou uma resposta menos própria. Vou começar a tentar aplicar uma coisa de casa vez.
    Ementas não costumo fazer, já tentei mas depois nunca me apetecia comer o que tinha na ementa.... Em relação a deixar a roupa de véspera preparada, deixo tudo assim, a roupa deles incluída, a minha é que não fico sempre com indecisões e deixo para a manhã seguinte. Tenho mesmo muito que caminhar neste sentido.
    O que tento fazer quando sinto "a coisa subir" é respirar fundo e tentar concentrar-me nas coisas boas que tenho na vida.
    A única coisa que não consigo controlar são mesmo as notícias que vejo na tv, e em dias "piores" prefiro não ver, ler ou saber.
    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails