quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Para quem adora cozinhar... como eu

Há dias estava a passear com os meus filhos numa livraria e encontrei este livro fantástico: o "MasterChef - Curso de Cozinha". Um pouco caro, mas para os amantes de cozinha, o conteúdo vale cada euro. Bom, e há que ver que tem capa grossa, tamanho A4 e 402 páginas de informações preciosas.

Mas porque é que gostei tanto deste livro? Porque ensina imensa técnica, aqueles truques que elevam as receitas a outro nível. 

Eis o que podes encontrar neste livro:
1) Numa primeira parte mostra os ingredientes básicos a ter numa despensa, separados por categoria. Refere, por exemplo, quais as "especiarias e ervas secas" que devemos ter sempre à mão, quais os "ingredientes para bolos", etc.

2) A seguir explica como distinguir os melhores (mais frescos) produtos, quando fazemos compras.

3) Depois ensina uma série de técnicas base. Por exemplo: como assar carne/ave no forno (com todos os passinhos ao longo do processo), como fritar (desde ao mal passado até ao bem passado), como fazer molhos base (de tomate, béchamel, holandês...), como preparar arroz, como fazer massa ou pão, como temperar salada, etc., etc...

4) Seguem-se as receitas, que estão divididas da seguinte forma: 
a) entradas
Ex.: Creme de cenoura e laranja, gaspacho, paté de cavala fumada, guacamole, etc.

b) pratos principais
Ex.: bouillabaisse, empadas de frango e salsa, sapateira recheada, frango tikka masala, coq au vin, frango assado (na brasa ou na grelha do fogão), shepherd's pie, bife wellington, pernil assado (no forno), entrecosto à sichuan, esparguete à bolonhesa, lasanha, paella, etc.

c) saladas e acompanhamentos
Ex.: salada césar, batatas assadas, ratatouille, etc.

d) sobremesas
Ex.: arroz-doce, tarte tatin de pêssego, fondant de chocolate, tarte de lima e limão, tarte de custard, gelado de baunilha, profiteroles com gelado, mousse de chocolate com avelãs, pavlova clássica, tarte merengada de limão, cheesecake de amoras e rosmaninho, etc.

e) pão e pastelaria
Ex.: pão integral, scones, biscoitos de gengibre, bolo de chocolate, brownies de chocolate, etc.

O melhor é que cada receita, tem a explicação de determinada técnica (ex. como fazer um caldo de legumes, como retirar as espinhas e a pele de um filete de peixe, como desossar uma coxa de frango, como fazer pesto, etc.). Os ingredientes também são acessíveis. Já experimentei algumas receitas e ficaram realmente diferentes do habitual, muito mais deliciosas!

5) A última parte do livro é para nos ajudar a fazer as nossas próprias criações, tendo em conta os produtos de cada época e o que combina com determinado ingrediente.  Por exemplo, um ingrediente típico do Outono é a pêra e esta combina, por ex., com faisão e funcho ou com ricota e figos, etc.

Para além do capítulo de receitas propriamente dito, todas as partes do livro (a das técnicas base ou a relativa às nossas próprias criações), trazem receitas adicionais.

Estou realmente fascinada e ansiosa por experimentar mais. Para mim, cozinhar, é sem dúvida o que os especialistas da felicidade chamam de experiência de fluxo, ou seja, só me faz bem.

Por isso, para quem cozinhar é um prazer, aconselho sem dúvida este livro. 

Foto: Wook
...........................................
Sabe mais sobre o meu dia-a-dia:

1 comentário:

  1. Adoro cozinhar mas confesso que não tenho muita criatividade ainda :/
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails