terça-feira, 24 de outubro de 2017

Desafio "Actividades para a Felicidade" #1

Ao longo do tempo tenho dito que 40% da nossa felicidade depende de nós: das actividades que escolhemos realizar, das nossas atitudes e comportamentos, das opções que escolhemos, da nossa forma de pensar. Sinceramente, ainda é uma percentagem significativa! O que acontece é que por vezes, por falta de tempo, motivação ou por simples acomodação, colocamos a nossa felicidade em segundo plano. Mas só temos a ganhar em lutar pela nossa felicidade. Esta faz-nos bem a nós, a quem nos rodeia e à sociedade em geral (se pegares em qualquer livro de psicologia positiva, perceberás que vários estudos confirmam isto).

Assim, o que poderemos fazer para sermos mais felizes?
O que pode fazer toda a diferença é direccionar (intencionalmente) as nossas actividades, pensamentos e comportamentos para algo que comprovadamente nos pode fazer felizes (sim! há actividades que a ciência comprovou que aumentam a felicidade).

No entanto, há que ter atenção a 3 aspectos:
1) as actividades devem de ser realizadas com frequência, para que as áreas cerebrais associadas às emoções positivas se desenvolvam;
2) devemos variar no tipo de actividades, para que não caiamos na «adaptação hedonista» (quando algo de bom ou de mal nos acontece, com o passar do tempo acostumamo-nos e regressamos ao nosso estado de ânimo habitual);
3) algumas actividades resultam mais com umas pessoas e outras com outras (tudo depende do gosto pessoal e da personalidade). O importante é ir descobrindo o que resulta melhor connosco.

Normalmente, costumo realizar este tipo de actividades, de forma espontânea. Mas isso significa que por vezes, com a correria diária, esse objectivo fica meio esquecido. Por isso, pensei: "Porque não experimentar estas actividades diariamente, durante um mês?".

Para o efeito elaborei um desafio com um lista de «actividades para a felicidade». Neste, para cada dia do mês tenho uma sugestão de actividade. Nada de muito complexo, pois o objectivo é desfrutar desse momento e... ser feliz.

Na foto abaixo, enumero as actividades propostas:


Irei realizar este desafio no próximo mês de Novembro e publicarei as fotos no meu Instagram. Se quiseres participar publica as tuas próprias fotos com a hashtag #desafiofelicidade.

Num próximo post irei explicar de forma clara as actividades acima descritas. Até lá!...😊

.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

10 comentários:

  1. Que ideia fantástica :-) Fico a aguardar o próximo post!!

    ResponderEliminar
  2. Hola muy interesante el artículo. Podrías colocar la lista de actividades como texto así los q no hablamos portugués podemos traducirla automáticamente. Mil gracias,tus posts me son muy reconfortantes, y me hacen reflexionar en el día a día.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Mafalda,

    Adorei as propostas de atividades para a felicidade, penso que deveríamos pensar nela mais vezes e deixar de correr tanto contra o tempo.

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Adorei a ideia!
    Bj e fk c Deus.
    Nana - procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Ola Mafalda... gostei da ideia.
    podes publicar as fotos aqui no blog (para aqueles que como eu não têm instagram.
    obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lúcia, tenciono publicar um post semanal ou no fim do desafio (ainda não sei), com essas fotos. Só não o farei diariamente, como no Instagram, mas vai dar no mesmo. 😉

      Eliminar
  6. Dicas valiosas, Mafalda. Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  7. Ótimas dicas, muito obrigada por compartilhar!! Amei :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails