quarta-feira, 20 de setembro de 2017

As férias de Verão (2017)


Finalmente chegou aquele tempo bom. Que se deseja calmo, longe da correria diária. Tempo para pequenos prazeres como meditar, ler um bom livro ou passear à beira-mar. Tempo para mimar a família. 

Como é habitual rumámos ao sul. Desta vez ainda em Agosto, no final do mês. Sentimos uma sensação de paz, ao rever estas paisagens...


Mas ao contrário do que se possa imaginar, e porque sou sempre sincera nestas coisas, não foram as férias perfeitas. Este ano uma prima que vive no estrangeiro, esteve para nos visitar. Andámos assim a adiar a reserva das férias até à última. Conclusão: a prima não conseguiu vir e quando tentámos reservar, estava praticamente tudo esgotado. Acabámos por ir para um apartamento bem perto da praia. E... enfim... ar antiquado, a necessitar de limpeza e sem possibilidade de colocar o que quer que seja em armários (estavam cheios de tralha).  Mas o pior de tudo? Assim que entrámos deparámo-nos com uma barata (a sério?!...). Menos mal, que não avistámos a restante família durante as férias. Talvez fosse um insecto solitário...

Ok, nunca nos tinha acontecido algo semelhante. A nossa reacção foi procurar outra coisa na Net. Mas uma lista inteirinha a dizer esgotado... fez-nos repensar a situação. Então... era tarde, tinha anoitecido, mas... 'bora lá fazer limpeza! E assim começámos as férias da forma mais estranha de sempre.

Felizmente, no dia seguinte acordámos e só aí nos apercebemos da vista incrível que tínhamos em frente...


A sério? Mas de onde é que isto surgiu?

A casa também tinha outro ar. Já limpinha e cheia de luz. Mas devo dizer que é uma pena que quem aluga não faça mais manutenções e vá modernizando estes espaços. Especialmente este, que com a área e vista que tem, tem uma potencialidade incrível.

Refeitos do susto da noite anterior. Aí sim, as férias puderam começar.

A foto a seguir mostra um dos restaurantes à beira-mar. Ainda sem clientes, pois a foto foi tirada logo de manhã cedo. (Sim, até nas férias eu gosto de acordar cedo. Sou uma pessoa de manhãs.)


Numa noite, após os jantar, estávamos a passear por ruas menos conhecidas, quando ouvimos um som agradável ao longe. Numa viela escura e escondida, soava um toque de jazz. A esplanada na rua estava iluminada por velas. O interior tinha o aspecto da imagem. Muitas velas, budas e tons bordeaux. Tinha um ar decadente e ao mesmo tempo agradável. Mas quando o dono nos atendeu... parecia saído de um filme. O senhor parecia um daqueles músicos de Jazz americanos. Para ser mais precisa parecia uma versão mais magra do Louis Armstrong. Mas estávamos no Algarve, e esta terra tem destas coisas.


Quanto ao mar, aquela bênção da Natureza, estava lindo como ele só. Confesso que costumamos ir à praia quando os outros ainda não chegaram ou quando já estão a partir. Adoro as horas douradas, do nascer e pôr-do-sol. A água fica muito mais quentinha e torna-se mais agradável - para nós, claro - estar longe das multidões.


Todos os dias dava uma caminhada. Com as ondas a tocarem-me nos pés. Tão agradável! Uma brisa quente a bater-me no rosto, enquanto me maravilhava com a luz dourada sobre a paisagem. E o meu telemóvel, claro está, teve de captar centenas de fotografias...


Visitámos pela terceira vez à Sand City em Pêra, uma exposição fantástica de esculturas de areia. Fico sempre maravilhada, não somente pela qualidade das esculturas mas pela capacidade dos artistas em captarem a expressão do rosto de tantas personagens famosas.

Este ano o tema são as 7Artes e vou mostrar-te um pouco do que se pode encontrar por lá (agora que reparo, quase que só coloquei fotos de músicos, mas a exposição aborda também o cinema, a literatura, a arquitectura, etc.).

A começar temos uma representação da música clássica. Confesso que não me recordo da legenda, mas pelo aspecto deve de ser o Beethoven. Está linda! 


Aqui uma representação do bailado e de conhecidas figuras do mundo da música rock, pop, ópera...


Pedro Abrunhosa. Amy Winehouse. Esculturas fantásticas!


As crianças também merecem! Para além das imagens da foto havia um carrinho do Noddy, a Minie com o Mickey, a Elsa do «Frozen»... até aquele esquilo cómico, o Scrat, da Idade do Gelo. Muito giro!


Os dias de férias correram com uma certa rotina. Logo cedo fazíamos uma caminhada e eu meditava na praia. Observávamos a beleza do mar. Saboreávamos cada momento. Depois íamos dar o pequeno-almoço aos miúdos (o meu pai e madrasta estavam em casa com eles). Seguíamos para um passeio a algum lugar. Almoço. Enquanto o bebé dormia a sesta - normalmente com o pai, eu, a Letícia e os avós jogávamos às cartas (até temos um campeonato das férias). Depois disto ia para a varanda ler. Ler muito, espreitando de tempos a tempo a beleza do oceano. À tardinha, íamos novamente à praia (que ficava apenas a uns metros). Tão bom ver o pôr-do-sol no mar... Por último, aos serões depois do jantar, íamos passear nas redondezas e ver as luzes da noite (como já fazemos na nossa cidade). Antes de adormecer, nova leitura. Era mais ou menos esta a rotina.

Um dos lugares onde meditei...


Tão bom sentir esta calma. Apenas ficar ali a olhar e a sentir cada detalhe da Natureza.


Podemos encontrar beleza nos mais ínfimos detalhes. Aqui, uma cerca de madeira e uma flor selvagem.


A entrada florida de uma casa algarvia.


Quanto à comida foi altura de provar pratos tradicionais, comida de conforto. Aquele patê de atum e delícias do mar... estava uma delícia! Mas vou ser sincera, é difícil atingir a qualidade do sabor de um restaurante da minha aldeia. O dono cresceu junto ao mar e cozinha como ninguém... por isso, quero ainda descobrir um restaurante que prepare marisco tão bom quanto o dele.


Mas, estou contente comigo mesma! A maioria dos pratos que comi foram vegetarianos e grelhados com legumes.


Encontrámos um restaurante de comida romena e fomos matar saudades da nossa road trip pela Europa de 2014. Não vos cheguei a falar da Roménia, mas foi um dos países que visitámos. Aquela é uma Ciorba de Perisoare, uma espécie de sopa de legumes com almôndegas a que podemos adicionar natas azedas (fiz isso) e acompanhar com aquelas malaguetas picantes (não tive coragem). Como segundo prato, tínhamos aqueles rolinhos de carne grelhada a que chamam de mici (lê-se mitch), acompanhado de batatas assadas no forno e uma espécie de couve branca em vinagrete. O molho do meio é mesmo mostarda. Só não gostei da couve, porque o resto estava óptimo.


Ainda dentro dos sabores internacionais, fomos matar saudades do nosso querido sushi. 

Houve um dia em que nos atrasámos. Era tarde e os restaurantes estavam a abarrotar. E não é que descobrimos este restaurante... num hipermercado. O exterior parecia a loucura. Lá dentro, tudo muito calmo e agradável. Adorei a decoração minimalista!


Mas, eu confesso-me!... No primeiro e último dia de férias, matei saudades de um capuccino com a famosa bola de berlim. Por vezes também sabe bem... traz-nos conforto à alma e uma mão cheia de recordações.


Mais detalhes. Durante a viagem e estadia avistámos vários murais pintados. É uma moda que traz colorido a espaços insípidos (ainda há pouco tempo, tinha colocado uma foto no instagram de um mural que descobri na minha cidade).

Mural num restaurante indiano.


Mural representando o Algarve de outros tempos. (Não é que passado apenas uns minutos passou uma carroça diante de nós... Nem sei há quando tempo não via uma!).


Mais imagens do mar. Aquele paraíso, antes do nascer do sol.


As rochas esculpidas pelas forças da Natureza.


O nascer do sol. Momento de contemplação. Paz interior.


Na véspera da partida passámos pelo shopping. Fui abastecer de produtos biológicos e... de livros. (Ainda esta semana espero mostrar-te os livros que levei e que comprei nas férias). 

Esta é uma das últimas imagens que tenho das férias.


Nós, no dia da despedida. Nesse dia a Letícia também nos acompanhou. Tão bom aproveitar cada segundo. Tão bom ter tempo em família.


Destes dias doces retirei duas lições:
- apesar das contrariedades (como a casa), devemos concentrar-nos nas soluções e agir para resolver os problemas. Não adianta ficarmos todo o tempo a lamentarmo-nos sem fazermos nada para melhorar a situação;
- as reservas feitas atempadamente podem livrar-nos de muitas chatices... 😂😂😂

Por último, deixo um filme desses dias doces (aviso já que é um filme sem edições, filmado demasiado rápido e com o telemóvel... ah! e feito por alguém sem experiência como eu). Mas só aquele som e aquelas imagens, já me deixam feliz.


Agora? É seguir com a vida, com energia renovada. 
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

5 comentários:

  1. Que resumo bonito e tranquilo, Mafalda!💚
    Convido a ver o meu cantinho de paz:
    www.vidaumpontozero.com
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  2. A mim aconteceu-me precisamente o mesmo! Até comentei no teu instagram que tb estive em Olhos D´Água. Como ainda não sabia quando o meu marido ia ter férias, deixamos para mais tarde... reservamos um apartamento precisamente nesse sitio, a 200 metros da praia de Olhos D´Água. Era um apartamento simples, nada de excecional mas estava limpo e tinha piscina. Adoramos! Também não íamos sempre à mesma praia, explorávamos outras, todos os dias. Mas Olhos D´água é um cantinho lindo e mt acolhedor sim :)
    Beijinhos,
    RV

    ResponderEliminar
  3. Nossa, muito legal, que lugar lindo, hein?!
    Férias e felicidade andam sempre de mãos dadas, não é mesmo?
    Parabéns pelo site, está ótimo e esse post me fez pensar melhor nas minhas férias e no meu próprio site. Gostei da ideia do post de férias, ficou muito legal.

    ResponderEliminar
  4. Gracias por el artículo, muy gratificante el vídeo para mí q vivo lejos del mar escuchar ese sonido y ver el mar es supremo. 🙏

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails