quinta-feira, 17 de agosto de 2017

O que podes fazer para seres mais feliz #3

Esta é uma série de posts sobre o que podes fazer para seres mais feliz. São sugestões de actividades, que a ciência comprovou que podem aumentar a felicidade. Contudo, deves ter em conta que umas resultarão melhor que outras, porque dependem da tua personalidade e gosto pessoal.

Até agora falámos do seguinte:
1.º post: gratidão pelo que temos de bom e apreciar as coisas simples da vida;
2.º post: cultivar o optimismo e descobrir o propósito de vida.

Vamos então às sugestões de hoje:

5. Luta pelos teus objectivos e celebra cada conquista


Para sermos felizes é importante identificarmos e perseguirmos as chamadas «metas autoconcordantes». Este tipo de metas são aquelas que nos proporcionam uma jornada agradável para as alcançar, mas que também têm um significado especial para nós. Aqui cada passo rumo ao objectivo final será uma fonte de prazer. Como refere a neuropsicóloga Carina Faria "Pensar que a felicidade está «lá à frente» quando atingirmos «aquele objectivo» é o pensamento mais errado e, talvez, a principal causa de insatisfação. (...) A felicidade não chega quando concretizamos um objectivo. É quando estamos ainda na expectativa, sem saber se o vamos conseguir  ou não alcançar o objectivo, que os níveis de bem-estar atingem o seu auge. (...) É, por isso, fundamental validar todos os passos que vamos dando e desfrutar do conforto que proporcionam". 

Podes estar a pensar: mas porque objectivos irei lutar? Podes lutar por aquilo que irá melhorar a tua vida e pelo que te faz crescer enquanto ser humano. Podes também lutar para viveres o teu propósito de vida, para deixares a tua marca neste mundo ou na vida de alguém. Eu própria, ao longo do tempo, tenho falado dos meus objectivos: livrar-me da tralha para viver num ambiente mais agradável e ter mais tempo para o que mais importa; ou acabar de pagar o empréstimo bancário para me livrar das dívidas; ou ainda tentar incluir actividades para a felicidade no meu dia-a-dia, para ser mais feliz e tentar fazer felizes as pessoas à minha volta, etc. 

Assim, escolhe alguns objectivos e realiza pequenos passos para os alcançares (para te ajudar a definir os teus objectivos, bem como a forma de os alcançares podes ler este post). Celebra cada pequena conquista! E lembra-te, o crucial para aumentar a tua felicidade é justamente o "processo" de te empenhares nas metas e não alcançá-las por si só. 

6. Nutre as tuas relações


As relações com as pessoas que amamos, quer sejam família ou amigos, são importantíssimas para a nossa felicidade. É certo que há pessoas que são mais felizes com menos companhia, até se sentem bem sozinhas. Mas todos nos sentimos bem quando somos amados e apoiados.

Contudo, não é qualquer tipo de relação que nos pode fazer feliz. Há pessoas das quais, em último caso, te deves afastar. São as chamadas «castradoras» - pessoas muito centradas no seu ego, que tendem a diminuir a tua auto-estima; por vezes incutem-te medo para que percas a coragem de seguir em frente; querem, mesmo que subtilmente, escolher por ti e costumam desanimar-te. Já as relações que podem contribuir para a tua felicidade, são com pessoas «potenciadoras». Estas costumam pensar realmente em ti; gostam de ti genuinamente, independentemente das tuas escolhas; respeitam-te; são mais positivas e incentivam-te a alcançares os teus objectivos.

Só que com a corrida do dia-a-dia, por vezes esquecemo-nos de nutrir as nossas relações. Por isso, faz diferente! Agenda encontros com amigos ou familiares realmente especiais, diz-lhe o quanto são importantes para ti, oferece um presente inesperado, envia uma sms com uma mensagem bonita, etc. No caso de manteres uma relação amorosa, podes encontrar mais sugestões no post "15 dicas para manter o romance na sua relação".

««»»

Como vês, lutar pela felicidade pode dar trabalho. Mas é um trabalho que vale muito a pena!

Amanhã continuaremos.

Fotos: 1.ª greekfood -tamystika; 2.ª The Virtual Denise.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails