sexta-feira, 18 de agosto de 2017

O que podes fazer para seres mais feliz #4

Hoje continuamos com a série de posts sobre o que podes fazer para seres mais feliz. São sugestões de actividades, que a ciência comprovou que podem aumentar a felicidade. Contudo, deves ter em conta que umas resultarão melhor que outras, porque dependem da tua personalidade e gosto pessoal.

Até agora falámos do seguinte:

As sugestões de hoje são as seguintes:

7. Evita comparações sociais negativas


Hoje em dia, há cada vez mais pessoas a fazerem comparações com os outros - principalmente com o advento das redes sociais. E quase sempre essas comparações são pela negativa. Como vemos normalmente o melhor dos outros, ficamos com a ideia de que têm vidas mais interessantes, que tudo lhes corre melhor.

Claro que estas comparações nos trazem infelicidade. Podemos sentir-nos deprimidos, desmotivados, com baixa auto-estima e falta de confiança nas nossas capacidades.

Felizmente há forma de superar este hábito. Começa por seguir as sugestões do post "Como deixares de te comparar com os outros".

8. Sê generoso/a


As pessoas felizes são com frequência as primeiras a oferecer ajuda aos outros - sejam eles amigos, familiares ou até desconhecidos. Quem recebe esse gesto, normalmente fica feliz. Mas o mais interessante é que quem é generoso fica ainda mais (óbvio que falo de generosidade genuína, não por obrigação).

Podes ser generoso/a de várias formas. Praticando actos de solidariedade e fazendo boas acções (por ex.: ceder o lugar no autocarro ou nas compras a quem precisa; fazer biscoitos e oferecer a um/a vizinho/a; acompanhar a tua avó a uma consulta; elogiar genuinamente quem merece; oferecer boleia a um/a amigo/a que não tem a carta; ouvir um/a amigo/a quando este não está bem; oferecer flores a um ente querido; criar um blog em que ensines algo de novo a alguém [adoro esta opção 😉]; visitar alguém que está doente; ajudar um/a amigo/a que vai mudar de casa, etc.).

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Por hoje é tudo. Amanhã conhecerás outras sugestões.

Fotos: 1.ª Pexels; 2.ª maxlkt.
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quinta-feira, 17 de agosto de 2017

O que podes fazer para seres mais feliz #3

Esta é uma série de posts sobre o que podes fazer para seres mais feliz. São sugestões de actividades, que a ciência comprovou que podem aumentar a felicidade. Contudo, deves ter em conta que umas resultarão melhor que outras, porque dependem da tua personalidade e gosto pessoal.

Até agora falámos do seguinte:
1.º post: gratidão pelo que temos de bom e apreciar as coisas simples da vida;
2.º post: cultivar o optimismo e descobrir o propósito de vida.

Vamos então às sugestões de hoje:

5. Luta pelos teus objectivos e celebra cada conquista


Para sermos felizes é importante identificarmos e perseguirmos as chamadas «metas autoconcordantes». Este tipo de metas são aquelas que nos proporcionam uma jornada agradável para as alcançar, mas que também têm um significado especial para nós. Aqui cada passo rumo ao objectivo final será uma fonte de prazer. Como refere a neuropsicóloga Carina Faria "Pensar que a felicidade está «lá à frente» quando atingirmos «aquele objectivo» é o pensamento mais errado e, talvez, a principal causa de insatisfação. (...) A felicidade não chega quando concretizamos um objectivo. É quando estamos ainda na expectativa, sem saber se o vamos conseguir  ou não alcançar o objectivo, que os níveis de bem-estar atingem o seu auge. (...) É, por isso, fundamental validar todos os passos que vamos dando e desfrutar do conforto que proporcionam". 

Podes estar a pensar: mas porque objectivos irei lutar? Podes lutar por aquilo que irá melhorar a tua vida e pelo que te faz crescer enquanto ser humano. Podes também lutar para viveres o teu propósito de vida, para deixares a tua marca neste mundo ou na vida de alguém. Eu própria, ao longo do tempo, tenho falado dos meus objectivos: livrar-me da tralha para viver num ambiente mais agradável e ter mais tempo para o que mais importa; ou acabar de pagar o empréstimo bancário para me livrar das dívidas; ou ainda tentar incluir actividades para a felicidade no meu dia-a-dia, para ser mais feliz e tentar fazer felizes as pessoas à minha volta, etc. 

Assim, escolhe alguns objectivos e realiza pequenos passos para os alcançares (para te ajudar a definir os teus objectivos, bem como a forma de os alcançares podes ler este post). Celebra cada pequena conquista! E lembra-te, o crucial para aumentar a tua felicidade é justamente o "processo" de te empenhares nas metas e não alcançá-las por si só. 

6. Nutre as tuas relações


As relações com as pessoas que amamos, quer sejam família ou amigos, são importantíssimas para a nossa felicidade. É certo que há pessoas que são mais felizes com menos companhia, até se sentem bem sozinhas. Mas todos nos sentimos bem quando somos amados e apoiados.

Contudo, não é qualquer tipo de relação que nos pode fazer feliz. Há pessoas das quais, em último caso, te deves afastar. São as chamadas «castradoras» - pessoas muito centradas no seu ego, que tendem a diminuir a tua auto-estima; por vezes incutem-te medo para que percas a coragem de seguir em frente; querem, mesmo que subtilmente, escolher por ti e costumam desanimar-te. Já as relações que podem contribuir para a tua felicidade, são com pessoas «potenciadoras». Estas costumam pensar realmente em ti; gostam de ti genuinamente, independentemente das tuas escolhas; respeitam-te; são mais positivas e incentivam-te a alcançares os teus objectivos.

Só que com a corrida do dia-a-dia, por vezes esquecemo-nos de nutrir as nossas relações. Por isso, faz diferente! Agenda encontros com amigos ou familiares realmente especiais, diz-lhe o quanto são importantes para ti, oferece um presente inesperado, envia uma sms com uma mensagem bonita, etc. No caso de manteres uma relação amorosa, podes encontrar mais sugestões no post "15 dicas para manter o romance na sua relação".

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Como vês, lutar pela felicidade pode dar trabalho. Mas é um trabalho que vale muito a pena!

Amanhã continuaremos.

Fotos: 1.ª greekfood -tamystika; 2.ª The Virtual Denise.
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quarta-feira, 16 de agosto de 2017

O que podes fazer para seres mais feliz #2

Ontem iniciámos a série de posts sobre o que podes fazer para seres mais feliz. São sugestões de actividades, que a ciência comprovou que podem aumentar a felicidade. Contudo, tem em conta que umas resultarão melhor que outras, porque dependem da tua personalidade e gosto pessoal.

No primeiro post falámos de gratidão pelo que temos de bom e do apreciar das coisas simples da vida. Hoje são estas as sugestões:

3. Cultiva o optimismo


A forma como encaramos os acontecimentos da nossa vida, influencia bastante a nossa felicidade. Há aquelas pessoas que desvalorizam completamente o que lhes acontece de bom. Algumas até têm medo de falar nisso... (não vá o azar regressar). Passam a vida a queixar-se, nem que seja a si próprias. Porém, quando temos esperança (realista) num futuro melhor, ganhamos confiança para lutar pelos nossos sonhos.

Mesmo quando acontecem tragédias, mesmo não esquecendo, há quem consiga superar, usando o que lhe aconteceu de forma positiva: por ex. mudando radicalmente de vida ou dedicando-se a defender uma causa.

No dia-a-dia, é importante parar, e conscientemente tentar trocar o dramatismo e a inacção, por esperança e acção! E mesmo que algo na nossa vida seja muito negativo e não haja resolução possível, podemos concentrar-nos no que ainda temos de bom.

Para quem não é naturalmente optimista, de início isto requer algum esforço. Mas nada como pôr as mãos à obra! Assim, para levares uma vida mais optimista, recorre às técnicas descritas no post "Como ser mais optimista". Celebra também as lembranças felizes do passado, saboreia o presente, e imagina o melhor futuro possível para ti.

4. Descobre o teu propósito de vida


Um passeio à beira-mar, enquanto assistes ao pôr-do-sol, pode fazer-te feliz. Mas não te dará uma felicidade duradoura, pois com o tempo tendes a voltar ao teu humor habitual. Já uma visão de que és útil à humanidade, de que aquilo que fazes dá sentido à tua vida, proporcionar-te-á uma felicidade que se prolonga no tempo. Este sentimento de realização, tem a ver com a descoberta do teu propósito de vida.

Mas o que é isto do propósito de vida? Sabes aquela actividade que farias até de graça? Aquele sonho que te faz sorrir só de pensares nele? Aquilo que consideras ser uma escolha tua e não dos que te rodeiam ou da pressão da sociedade? Aquela paixão que traz significado à tua vida e que, coincide com o contributo que pretendes deixar neste mundo? Este é o teu propósito de vida.

Quanto ao propósito em si... tudo depende da pessoa. Alguns descobrem que podem fazer a diferença através da educação dos filhos, outros na política, no combate à corrupção, na organização doméstica, na fotografia, na pintura, na jardinagem, no voluntariado, no coleccionismo... Podes fazer a diferença no mundo, ou simplesmente no teu meio familiar, na casa onde vives. Não importa. O essencial é que esta actividade te dê «prazer» e, ao mesmo tempo, dê «significado» à tua vida.

Algumas pessoas sabem naturalmente qual o seu propósito de vida, mas outras nem por isso. Para o descobrires, lê o post "Como encontrar o seu propósito de vida".

Estas actividades podem ou não coincidir com a tua profissão. E mesmo que a profissão seja outra, dedica tempo àquilo que dá significado à tua vida. Aprende mais sobre o assunto, define objectivos e traz para o teu dia-a-dia pequenas tarefas relacionadas com o teu propósito.

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Como já deves ter percebido, a felicidade pode ser aprendida. Requer conhecimentos e, sobretudo prática. Com o tempo podemos adquirir hábitos que nos fazem mais felizes e, isso sim, fará com que a nossa felicidade aumente.

Amanhã continuaremos com esta jornada.

Fotos:  1.ª Free-Photos ; 2.ª AOMSIN.
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terça-feira, 15 de agosto de 2017

O que podes fazer para seres mais feliz #1


Por vezes a felicidade parece-nos inalcansável. Pensamos que só seremos felizes se atingirmos determinado objectivo (ser promovido, ter a casa dos nossos sonhos...). Pensamos também que não há felicidade duradoura, mas alguns momentos felizes que se alternam com ocasiões menos boas.

O que a ciência descobriu é que há pessoas que já nascem com tendência para serem naturalmente felizes (sortudas!), enquanto outras não têm essa predisposição. Há até quem tenha tendência para o pessimismo. A nossa herança genética influencia 50% da nossa felicidade. Mas isso não é caso para ficar deprimido. Aliás, até são boas notícias... significa que temos margem de manobra para sermos mais felizes, ora vejamos:

  • Dos 50% restantes, 10% dependem das nossas circunstâncias de vida (lugar onde nascemos, tipo de família, profissão...). Neste caso, podemos alterar algumas coisas, mas não a totalidade das circunstâncias. Mas... 40% da nossa felicidade, depende única e exclusivamente de nós. Da nossa forma de ver a vida, de encarar os problemas, dos objectivos que definimos...

Por outro lado, a felicidade duradoura não tem nada a ver com uma visão do mundo permanentemente «cor-de-rosa». Mesmo as pessoas felizes têm momentos menos bons. A diferença está na forma como encaram os problemas. Também não tem a ver com uma busca incessante de prazer, pois após um evento muito positivo (ou até negativo), tendemos a regressar ao nosso estado habitual de felicidade. Assim, mesmo os prazeres momentâneos, não têm um efeito duradouro.

O que faz toda a diferença é direccionar (intencionalmente) as nossas actividades, pensamentos e comportamentos para algo que comprovadamente nos pode fazer felizes. Devemos fazê-lo com a maior frequência possível, para que se torne um hábito. Essa forma de estar na vida, depende unicamente de nós!

Ao longo desta semana, irei deixar-te sugestões de actividades, que podem ajudar-te a viver de forma mais feliz. Umas estratégias resultarão melhor que outras, dependendo da tua personalidade e do teu gosto pessoal. Mas são actividades que a ciência comprovou que nos podem fazer mais felizes. Ah! E não te fiques pela leitura! Concentra-te numa ou mais destas estratégias, e age! Com o tempo, as mudanças positivas na tua vida irão surgir.

Pronto/a para começar?

1. Valoriza o que tens de bom


A maioria das pessoas tende a focar-se mais no que não têm, do que a valorizar o que têm de bom. E todos temos coisas maravilhosas, como por exemplo saúde, as pessoas que amamos, uma fonte de rendimento, comida para pôr no prato, a natureza que nos rodeia... Infelizmente, por vezes só as valorizamos quando as perdemos.

Para seres mais feliz, é importante que recordes intencionalmente, o que tens de bom na tua vida. Como refere a psicóloga positiva Maria Oliveira, essa atitude "(...) faz-nos sentir mais confiantes, mais confortáveis e, inclusive, dá-nos alento para enfrentar momentos de adversidade."

Queres saber como fazê-lo? Podes escrever um diário de gratidão, agradecer a Deus pelas coisas boas que te acontecem, dedicar uns minutos diários para visualizares o que te aconteceu de bom, transmitir a tua gratidão a uma ou mais pessoas a quem nunca agradeceste, etc.

2. Aprecia as coisas simples da vida


Os dinamarqueses fazem disto uma filosofia de vida e dão-lhe o nome de hygge. Talvez isto justifique, em grande parte, a sua famosa felicidade.

A ideia é dedicares alguns momentos do teu dia, a actividades simples, mas que te podem fazer feliz: assistir ao nascer ou pôr-do-sol, passear na natureza, acender umas velas ao serão, ler um livro sobre um tema que adores, fazer um almoço prolongado com a família, estar no quentinho enquanto cai uma tempestade lá fora...

Para que estas actividades aumentem a tua felicidade, é importante que as realizes com frequência, de preferência diariamente. Contudo, varia! Não faças todos os dias a mesma coisa, para que o teu cérebro não se adapte e deixe de conseguir saborear estes momentos. Lá está... podes adorar lasanha, mas se a comeres todos os dias talvez te fartes.

Encontras muitas sugestões, para variares estas actividades nos posts "Pequenos nadas que nos fazem felizes" e "Actividades «hygge» que faço com a minha filha".

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Amanhã continuaremos a nossa caminhada pelo mundo da felicidade. Até lá!

Fotos: 1.ª jill111; 2.ª avi_acl; 3.ª Engin Akyurt
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segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Pensamento/Lema da semana #358


Depois da tragédia dos incêndios, que tem assolado Portugal, 
o pensamento que me inspira é este:

"Se nós estamos a destruir as nossas árvores e a destruir o nosso meio ambiente,
prejudicando animais e magoando-nos uns aos outros com todas estas coisas,
tem de haver uma energia muito poderosa para lutar contra isso.
Eu acho que precisamos de mais AMOR no mundo!
Nós precisamos de mais BONDADE, mais COMPAIXÃO, mais ALEGRIA, mais RISADAS.
Eu, definitivamente, quero contribuir para isso."
Ellen DeGeneres


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segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Pensamento/Lema da semana #357


"O objectivo das nossas vidas é sermos felizes." 
Dalai Lama

Foto: xdorin

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