quarta-feira, 14 de junho de 2017

Actividades "hygge" que faço com a minha filha


Há algum tempo que queria escrever sobre actividades, que faço actualmente com a minha filha. Já escrevi um post do género há uns anitos, mas entretanto algumas coisas mudaram. A princesa transformou-se numa linda menina e já tem 9 anos (como é possível o tempo passar tão rápido?...). O irmãozinho nasceu. Há muita coisa que fazemos a 4. Algumas actividades deixaram de fazer sentido, outras vieram em seu lugar. Mas o que importa é que continuamos cúmplices como sempre. Para lá dos legos, do jogo da bola, dos passeios com o irmão, ainda partilhamos muita coisa juntas.

Devo dizer que a filosofia hygge nos tem influenciado bastante. São momentos destes que trazem felicidade ao nosso dia-a-dia. hygge tem que ver com o apreciar das coisas simples: acender velas, beber uma caneca de chocolate quente, estar no quentinho enquanto uma tempestade cai lá fora, sentarmo-nos num recanto acolhedor a ler um bom livro... 

Partilho contigo o que costumamos fazer. Quem sabe se poderá servir de inspiração...

««»»


1 -  Jogos de tabuleiro

O nosso mais recente vício é o Cluedo. Mas também entram aqui o Monopoly, o Trivial Pursuit, as cartas...

Normalmente criamos a atmosfera ideal (o que inclui velas e o desligar de aparelhos electrónicos). Depois... é só desfrutar.
2 - Caça ao tesouro com enigmas

Desde bem pequenina que a Letícia gosta de caças ao tesouro. Posso dizer que é uma das suas actividades favoritas (principalmente na Páscoa, em que já se transformou numa tradição familiar).

Mas para manter o interesse, agora as pistas são enigmas. As soluções ou têm a ver com algo que ela aprendeu na escola ou ensinam-lhe algo de novo. Mas é sempre interessante!


3 - Passeios na Natureza

Esta actividade é normalmente realizada a quatro.

Escolhemos um lugar especial, para dar um passeio na Natureza. Pode ser num parque da cidade, num jardim ou até na floresta. O que interessa é respirar ar puro, observar os animais, sentir a beleza das flores, observar os detalhes das paisagens.

Podemo-nos sujar um pouco 😉, mas é super-relaxante!


4 - Jogo das coisas belas

Esta actividade fazemos normalmente na ida ou vinda da escola, ou após o jantar.

A ideia é dar uma volta de carro (ideal para dias mais frescos) e ir assinalando à vez, detalhes bonitos da paisagem.

Assim saboreamos mais a viagem e ela aprende a apreciar a beleza à sua volta. Está aliás comprovado que o «saborear» permite, de forma rápida, aumentar o optimismo e reduzir o stress e as emoções negativas.


5 - Culinária afectiva

Aqui o prazer não está só no degustar. O divertimento começa logo com os preparativos (o pôr dos aventais, o buscar dos ingredientes...) e continua com a confecção (a preparação da receita, a decoração...).

Tudo isto envolvido com muita conversa e risadas. Por vezes, com música de fundo.





6 - Refeições especiais

Não é tão difícil tornar as refeições especiais. Uma mesa decorada com amor, um empratamento bonito, comfort food, umas velas acesas...

Em algumas alturas do ano, dependendo do horário, também fazemos refeições ao nascer ou pôr-do-sol. É mágico!





7 - Destralhar e organizar

Para nós isto não é uma tarefa, é algo com que nos divertimos imenso.

O que estava feio, fica bonito. O que não interessa vai embora. Fica o que traz alegria. Pesquisamos ideias na Net, destralhamos e tentamos aplicar as ideias na prática. No fim, sabe sempre bem espreitar o resultado... várias vezes! 😂


8 - Projectos DIY

Esta é outra das actividades que mais agradam à minha filha.

Pesquisamos ideias na Net, mas por vezes, basta-nos a imaginação. E criamos de tudo um pouco: agendas, objectos decorativos, organizadores...

Presentemente já temos projectos em mente para as férias. Queremos redecorar algumas áreas do quarto dela. Depois partilhamos.


9 - Livro da família

Em tempos sugeri como actividade para  a felicidade, a criação de um «livro da família». A ideia é escolhermos um livro bonito, e nele registarmos coisas giras sobre a família: a árvore genealógica, os episódios e curiosidades da história da família (aquele tio famoso, como o avô João conheceu a avó...), as receitas de culinária tradicionais, os factos importantes, o porquê de se chamarem assim, etc. Podemos ilustrá-lo com fotografias ou outras coisas interessantes.

Comprámos este livro artesanal em Sintra. Achámos que era perfeito para a função. Em tempos também fiz um post sobre o que descobrimos na investigação das nossas raízes familiares.  

Devo dizer que é uma actividade muito, muito gira!

10 - Sessão de cinema

Por vezes vamos ao cinema. Outras vezes, assistimos ao filme em casa.

Tem é de envolver uma sala escurecida e muitas pipocas. Em casa ainda temos um extra: uma manta quentinha nas noites de Inverno. Nada mais hygge!






11 - Spa caseiro 

Aqui está uma actividade que nos acalma, do stress do dia-a-dia. Até o mais pequenino já gosta!

Preparamos o ambiente. Uma música calma ou sons da Natureza, especialmente do mar. Uma loção hidratante. Umas velas (atenção que quando se usam velas temos de arejar a divisão, para não ser prejudicial).

Depois marcamos no despertador cerca de 10 minutos. Cada um espalha loção hidratante nas costas do outro e faz-lhe uma massagem. Depois trocamos e quem recebeu massagem nas costas é quem agora faz - durante mais 10 minutos.

É super, super relaxante!

12 - Meditar ou praticar visualização criativa

Preparamos novamente uma atmosfera relaxante.

Quando o objectivo é meditar, pego no livro da foto, o "52 meditações para crianças" da Susana Guerreiro e escolho uma das meditações propostas.

Já na visualização criativa, fechamos os olhos e vamos descrevendo imagens e as sensações de coisas boas, com o máximo detalhe. Descrevemos experiências positivas que vivemos (o que aconteceu de bom, como nos sentíamos), lugares lindos por onde passámos (incluindo os cheiros, os sons, as imagens), passeios que desejamos fazer, sonhos que queremos alcançar, etc. 

13 - Ler embrulhadas numa mantinha ou na cama

Já não lhe conto histórias. Agora lemos lado a lado. Sempre antes de dormir, quando o pequenino já dorme e o pai se entretém com o seu hobby.

Por vezes vamos para o nosso futuro hyggekrog (um lugar acolhedor, onde temos uns cadeirões confortáveis, umas mantinhas e a melhor vista da casa). Mas, por norma, lemos na caminha dela.

É super calmante, antes de dormir.


14 - Demonstrar gratidão

Antes de deitar, cada uma de nós fala de três coisas boas que nos aconteceram, pelas quais nos sentimos gratas. É uma boa forma de fortalecermos o sentimento de gratidão.

Antes já o fazíamos, mas alterámos um pouco as «regras». Já não o fazemos todos os dias, porque acabávamos por nos habituar e não fazia o efeito desejado (trazer mais felicidade à nossa vida). Assim, fazêmo-lo... quando nos apetece. Também já não falamos só do que aconteceu naquele dia específico. Se nos apetece recordar as últimas férias... Porque não?

É algo muito hygge. Traz-nos emoções positivas, mesmo antes de dormir.


Podes estar a perguntar-te: mas como terei tempo para estas actividades?

Depende da actividade. No nosso caso, algumas realizamos no caminho da escola, outras ao fim-de-semana, nas férias ou quando o Luquinhas dorme. Algumas envolvem a família toda ao serão (em vez de assistirmos TV ou de navegarmos na Net, optamos por estas actividades), outras são partilhadas só entre mim e a Letícia, quando estamos sozinhas (o pequenino já dorme e o pai está no seu hobby).

Não é tão difícil quanto parece. Por vezes é mesmo uma questão de escolhas. E os miúdos acabam por se divertir bastante (vá, e nós também).

Fotos: 1.ª Jill111; restantes - Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:
Facebook || Instagram

7 comentários:

  1. Que excelentes ideias! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  2. Fantástico! EXCELENTE post! É um post para ler e reler e reler e... fazer acontecer! ; )
    Bem haja, por todas estas fantásticas ideias!
    Beijitos

    ResponderEliminar
  3. Grata pelas sugestões fantásticas ❤

    ResponderEliminar
  4. Mafalda,

    Desde há muito tempo que acompanho este cantinho de inspiração. Antes, conseguia publicar o meu comentário com a minha conta do meu blog (http://windsofmylife.blogspot.pt/), um blog com propósito bem diferente deste seu, um blog tipo diário, um cantinho de registos em rima/poesia. Mas como referi, antes conseguia publicar e o comentário ficava para aprovação. Neste momento apenas consigo publicar como 'anónimo', consegue explicar-me porquê?~
    Aproveito para lhe dizer que partilho destas suas atividades que apelida de hygge, eu sempre as pratiquei, mas sem ter a noção da verdadeira denominação.

    Parabéns.
    Bjinho
    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Lua!
      Não sei exactamente porquê. Tenho recebido vários comentários identificados.
      Mas quando escreveres um comentário, logo por baixo há uma opção que diz "Responder como" e aí podes optar por abrir a tua identificação na conta Google. Provavelmente terás de fazer o login.
      Depois diz se resultou.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Nota adicional: a opção é "Responder como" se estiveres a responder a um comentário ou "Comentar como" se estiveres a comentar.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails