sexta-feira, 28 de abril de 2017

Como manter a casa limpa e arrumada diariamente #1


O ambiente onde vivemos influencia o nosso estado de espírito. Tanto nos pode trazer boas energias e convidar ao relaxamento, como pode ser pesado, deixando-nos ainda mais tensos e nervosos. Por vezes reflecte algo maior, como o estado geral da nossa vida: calma e feliz ou stressada e sufocante.

Por isso é tão importante que a nossa casa esteja limpa e organizada. Quem não gosta de chegar a casa, após um dia cansativo e vê-la limpinha e perfumada, sem tralha espalhada por todo o lado? Quem não gosta de sentir que ali pode relaxar, ao invés de pensar que a casa representa unicamente mais uma jornada de trabalho?

Claro que nos dias de hoje não é fácil. Temos vidas muito agitadas, e é difícil encontrar tempo e energia para manter tudo em ordem. Contudo, se deixarmos a casa de lado, ela vai-se tornando num lugar muito triste - oposto ao refúgio relaxante, onde desejamos chegar ao fim do dia.

Pessoalmente, acho que não devemos tornar-nos escravos da casa. Devemos sim adquirir alguns hábitos que nos facilitem a vida. Que nos permitam viver num lugar acolhedor, e, simultaneamente, ter um espaço na agenda para nós e para a nossa família.

Na verdade, tento ver o cuidar da casa não como uma obrigação, mas antes como uma forma de criar energia positiva, de transformá-la num lugar agradável e acolhedor. Isto sem stresses, sem ambicionar a perfeição - pois a prioridade é mesmo o bem-estar da família (e isso implica ter tempo para eles).

Resolvi por isso fazer uma série de posts, com sugestões para manter a casa limpa e arrumada todos os dias. Partilharei dicas que experimentei e que melhoraram a minha vida. Algumas já estão de tal forma entranhadas, que se transformaram em verdadeiros hábitos. Outras, ainda estão em fase de implementação. Em suma, são muitos truques. Mas tudo somado, permite-nos alcançar o tal objectivo de organização e limpeza, poupando o máximo de tempo possível.

Para facilitar, organizei as diversas sugestões em 10 partes principais (cada uma delas corresponderá a um post):
4.ª Parte – A rotina diária;
5.ª Parte – As compras semanais;
6.ª Parte – O tratamento de roupas;
7.ª Parte – Prevenir a sujidade;
8.ª Parte – A faxina/limpeza da casa;
10.ª Parte – Envolver a família.

Aguarda assim pelos próximos posts. Espero sinceramente, que facilitem a tua vida, como têm facilitado a minha. Ah! Se tiveres sugestões adicionais não hesites e partilhar.

Um abraço e até para a semana!

Foto: Alvhem.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

5 comentários:

  1. Sempre que ponho uma ação destas em prática lembro-me de ti :)
    Então, lá por casa neste momento, já todos trabalhamos para o mesmo. Incluindo os mais pequenos. Tenho conversado com eles perguntando como se sentem melhor quando estão numa divisão, se com tudo espalhado ou arrumado. Ambos respondem: Arrumado. Então inclui-os nas mudanças.
    Fomos comprar caixas grandes. Cada um escolheu as suas.
    Chegamos a casa e separámos os brinquedos todos. Uns doámos, outros foram para o lixo, outros foram temporariamente para a garagem.
    Arrumamos os brinquedos por caixas e pusemos as caixas nos armários.
    Ora, quando entramos na sala que sempre pareceu mais "uma creche" do que uma sala de estar... e dá gosto ver...
    Mas ainda assim foi tudo muito bem explicado. As caixas não é para não brincarem. apenas para organizarmos os brinquedos. Querem brincar. tiram a caixa, brincam à vontade e antes de ir embora... arrumam tudo na caixa e a caixa no armário!
    Parece dificil convencer miudos a fazer desta forma, mas foi muito mais facil na prática do que pensei!

    Beijinhos

    Alex

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem piada, porque também utilizamos o «método das caixas» cá em casa. Desde aí, que os brinquedos andam muito, mas muito mais organizados.
      Bjs

      Eliminar
  2. Todos os posts parecem muito inspiradores! Estou desejosa! ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Mafalda!! Ai que eu nao aguento queria tudo já de uma vez :-)...obrigada, excelente ideias esses posts, beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Mafalda,
    Por aqui desde que me tornei uma "flyladie " a minha casa e vida ficaram muito mais organizadas, indico para todos.
    Grande beijo e uma ótima semana.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails