terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Transformar as varandas e terraços em refúgios

Nas minhas leituras sobre felicidade, descobri duas filosofias distintas (da Psicologia do Design de Interiores e do conceito dinamarquês do hygge), que conduzem à mesma ideia. Transformar a nossa casa num refúgio, que nos permita relaxar do stress diário, contribui para estimular as nossas emoções e vivências positivas. No fundo pode contribuir para nos sentirmos mais felizes.

Os povos nórdicos, nomeadamente os dinamarqueses, fazem disto quase que uma filosofia de vida. Recriam ambientes hygge em casa. No exterior, optam por frequentar locais com esse tipo de ambiente. E até no trabalho podem acender umas velas para tornar o espaço acolhedor.

Claro que os nórdicos não são os únicos com capacidade para criar e desfrutar de uma atmosfera acolhedora. Nós portugueses temos a vantagem de ter uma média de 300 dias de sol por ano e nada como dar nova vida aos espaços exteriores, para desfrutar disso.

Algo que tenho reparado, é que noutros países europeus parece que dão mais valor às varandas e terraços. É bastante comum ver varandas mobiladas e repletas de flores. Por cá, há quem o faça, mas não me parece que seja a maioria dos casos. Muitas vezes o que vemos são ou varandas vazias ou varandas repletas de tralha. Logo nós que temos um clima tão bom...

««»»

Eis algumas fotos inspiradoras, para transformares a tua varanda/terraço num verdadeiro refúgio:

Aproveita o teu espaço exterior, independentemente do seu tamanho. Até a mais pequena varanda se pode transformar num recanto acolhedor.


As varandas são óptimas para aproveitar o nosso maravilhoso clima, para relaxar ou para conviver com quem mais amamos. Experimenta dar uso a este espaço! (Repara só na quantidade de varandas mobiladas neste bairro sueco).


Se tiveres espaço suficiente podes criar um canto para o relaxamento (onde podes ler um bom livro, meditar... ) e colocar uma mesa de refeições (onde te podes sentar com a tua cara metade, a beber um refresco, enquanto assistem ao pôr-do-sol).


Mesmo quando vistas do interior do apartamento, as varandas podem ser encantadoras.


Aquelas cadeiras lá fora, não convidam a um pequeno-almoço no exterior? Óptimo para começar o dia com boas energias.


Se tiveres a sorte de ter uma boa vista, tanto melhor. Mas se não for esse o caso, a decoração que dás ao espaço pode ser suficiente para te trazer emoções positivas.


Imagina como ficaria tristonha a varanda da foto abaixo, se estivesse vazia. As plantas e o mobiliário transformam de imediato o ambiente. 


Para tornares o espaço ainda mais relaxante, podes colocar uma rede. Pára uns momentos a observar o céu. Tão bom relaxar com a mãe Natureza.


Há quem opte por ter uma cadeira baloiço de jardim. Sim, consigo imaginar-me a meditar ali... 


Os detalhes importam. Que tal trazer elementos da Natureza para a tua varanda? Umas velas? Objectos vintage? (Compara na foto, como esta varanda tem mais vida que as restantes, que não estão aproveitadas). 


Para tornar o ambiente mais exótico, podes adicionar uns elementos étnicos. Tudo depende do teu gosto pessoal. O que importa é que a decoração seja um reflexo da tua personalidade.


Mesmo nos dias mais frios, podes aproveitar o espaço exterior. Que tal beberes um chocolate quente, enquanto te recostas confortavelmente numa almofada, e te aqueces com uma manta quentinha. 


Se tiveres a sorte de ter mais espaço, aqui está uma ideia simples. Para não teres muito trabalho, é preferível não saturar o ambiente com demasiados objectos. Bastam umas pedras no chão, uma mesa com cadeiras e um vaso. O jardim faz o resto. Com pouca coisa, tornou-se um espaço encantador. 


Se fores abençoado/a com um pequeno terraço, aproveita-o ao máximo! Na zona onde moro há 4 terraços e nenhum deles é aproveitado. É uma pena, porque até dariam mais alegria aos prédios. Estes são os espaços perfeitos para relaxares e para conviveres com amigos. Bastam uma mesa, umas plantas e já agora uma churrasqueira, para transformares completamente o espaço.


Ainda no campo dos terraços, podes recriar um ambiente mais zen. Observa o exemplo em baixo: um alpendre, muitos elementos naturais (bambus, pedras, vasos com flores, troncos de madeira) e uma iluminação mais suave. Super-relaxante!


Em suma, as varandas e terraços, quando transformados em refúgios, 
podem fazer toda a diferença no nosso estado de espírito.
São lugares perfeitos para nos aconchegarmos, enquanto lemos um bom livro.
Podemos estar lá só por uns breves momentos, 
mas já é suficiente para pôr de lado as preocupações 
e simplesmente... relaxar.


Fotos: 1.ª, 3.ª a 6.ª, 11.ª e 16.ª  Alvhem; 2.ª Skandia Maklarna;  7.ª e  14.ª Magnusson Makleri; 8.ª Historiska Hem; 9.ª Interior Design and Decoration; 10.ª Alexander White12.ª Stadshem; 13Bo Bedre; 15.ª Elliman.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

5 comentários:

  1. Muito belas essas varandas. Antigamente as varandas eram o balcão de namoro das moças de família. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Boas ideias para dar um toque mais simpático ao meu terraço!

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso das ideias, até tenho um espaço adequado para tal. No entanto também uso o mesmo espaço para secar roupa. Gostaria de perguntar uma possível solução.
    Atenciosamente
    Maria Fernanda - Viseu - Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernanda!
      Bem, depende do teu espaço. Se tiveres um terraço com boas dimensões, podes separar o mesmo por áreas e uma delas ser a do estendal. Já vi algo semelhante e não ficava mal.

      Em varandas o que vi foram 3 situações diferentes:
      1.ª) Há umas varandas mais modernaças que têm uma área meio tapada, mas que tem uns buraquinhos por onde entra a luz solar. Para ser franca, por norma já vem construído de raíz no edifício. É aí que os moradores "escondem" o estendal. Quando estive de férias no Natal, o edifício onde fiquei tinha essa estrutura. Podes espreitar uma foto que tirei da varanda (não sei se dá para perceber, mas a área metálica que escondia o estendal está à esquerda, na foto): https://www.instagram.com/p/BOWt_zpBLWh/?taken-by=mafalda_sms

      2.ª) Se tiveres uma varanda mais simples (tipo a minha), tenho uma área de refeições e uma área que está mais livre de objectos. Quando preciso de estender, uso essa área. Mas depois de usar, a ideia é ocultar o estendal. Tenta comprar um semelhante à cor da parede (por ex. branco) e podes comprar uns suportes para o estendal e pendurá-lo em alguma área mais escondida da parede (vi esta ideia na Ikea).

      3.ª Se tiveres possibilidade, podes mandar fazer uma espécie de "armário de varanda" (nota, que deve de ser em tijolo e não em madeira, por causa da chuva) e guardar lá dentro entre outras coisas o estendal (tem é que ter altura suficiente).

      Espero ter ajudado.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Olá Mafalda,
    antes de mais, os meus parabéns, por este espaço maravilhoso.
    Além de ser uma delicia, tenho aprendido imenso.
    Muito obrigada, do coração, pelas suas dicas.
    Acho que já encontrei uma solução, depois eu tiro foto.
    Fiz da minha varanda o meu refugio, junto das minhas rosas e estou a adorar.
    Sei que ainda tenho muito que reorganizar, mas vai aos poucos.
    O mais importante é que sinto estar a aproveitar mais as coisas que me rodeiam, mas sobretudo a vida.
    Bem Haja
    Beijinhos
    Maria Fernanda - Viseu

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails