terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Implementar regras anti-tralha (para manter a casa em ordem)


Tão bom viver numa casa limpa e arrumada - em que os objectos nos deixam ser livres, revelando somente utilidade, lembranças felizes ou sensações de aconchego. Tão bom não sermos prisioneiros da desarrumação - podermos relaxar após um dia cansativo, em vez de termos mil e uma coisa espalhadas pela casa, para arrumar.

Tão bom... mas nem sempre é a realidade. Falo por mim. Pessoalmente mudei bastante, passei de uma pessoa que tinha receio de se desfazer da tralha, era até um pouco desarrumada, para hoje ser fã de organização. Só pela calma que nos traz... Bom, mas cá por casa nem sempre é fácil. Para quem tem familiares naturalmente minimalistas e arrumados, acredito que não hajam grandes problemas. Mas pelo menos cá em casa, nem todos são assim.

A batalha da tralha tem sido ganha aos poucos. Hoje já se pensa duas vezes antes de comprar o que quer que seja. Depois de ter concluído o "plano para o destralhamento total da casa" (sei que estou em falta, nunca mais falei disso) constatei que o interior de móveis, gavetas, continua organizado. Cada objecto é guardado no respectivo local. O único problema é mesmo a arrumação no exterior dos móveis, nas superfícies horizontais: o chegar a casa e deixar objectos em cima das bancadas ou de móveis,  o utilizar ou brincar e não arrumar de imediato...

Por isso resolvi agir em 2 frentes. A primeira é compilar um conjunto de regras anti-tralha, a fim de discuti-las com a família - para as implementarmos o quanto antes. A segunda é sempre que a casa esteja organizada ir mostrando, mesmo que subtilmente, as vantagens de estar assim (podes consultar essas vantagens neste post).

Mas para já partilho as regras anti-tralha que pretendo implementar cá em casa (se tiveres outras sugestões, partilha-as nos comentários em baixo).

Regras anti-tralha
(para manter a casa em ordem)

1. Ideia que nos deve orientar: cada objecto tem o seu respectivo lugar!!! (como as peças de um puzzle).
2. Assim que se chega da rua, colocamos o que vem de fora (papéis, chaves, casacos, sapatos, malas…) no respectivo lugar.
3. Depois de usar um objecto, guardamo-lo no respectivo lugar.
4. Quando vamos de uma divisão para outra, aproveitamos para levar objecto(s) dessa divisão, para arrumar.
5. 15 minutos antes do jantar, todos os elementos da família fazem uma ronda anti-tralha.
6. Quando acabamos o conteúdo de uma embalagem, deitamos a embalagem para o lixo.
7. Antes de comprarmos, verificamos se é mesmo necessário ou se nos traz felicidade duradoura.
8. Quando arrumamos as compras, devemos colocá-las no respectivo local e deitar sempre fora os plásticos que as envolvem.
9. Quando tomamos banho, colocamos a roupa suja no cesto e a roupa limpa no roupeiro.
10. Quando vestimos o pijama, guardamos a roupa do dia ou no roupeiro ou no cesto de roupa suja (consoante o estado da roupa).

Tenho esperança que isto ajude.
Porque transformar a casa num verdadeiro refúgio de paz e felicidade,
depende de todos os seus moradores.

Foto: Svenskfast
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

6 comentários:

  1. Olá Mafalda.
    Gosto das tuas regras porque são muito sensatas e práticas. A ronda anti-tralha é uma ideia genial! Pode transformar-se num jogo divertido, inclusivamente. Acho que vais ter sucesso na implementação :)
    Eu também passei por uma fase de alguma desorganização e muita acumulação e agora só quero é ter o menos possível. Ainda que cá em casa nem todos vejam o tema como eu, temos conseguido adotar um estilo de vida em que só compramos o que realmente faz falta. E a nossa vida é melhor assim.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso acertaste. A "ronda anti-tralha" foi um jogo que eu e a minha filha inventámos, que funciona aliás muito bem. Contudo, quero passar a incluí-lo na rotina diária da família.
      Obrigada pelo teu comentário!
      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Tenho de experimentar! :)
      Obrigada. :*

      Eliminar
  2. Gosto das coisas arrumadas, mas sem exageros. Na casa tem de se notar que vive lá alguém. No entanto, como sugere Mafalda, ter cada local para o seu objeto é um (Bom) hábito. Tão bom que se estivermos com pressa e deixarmos o objeto noutro local, quando precisamos dele vamos direitinhos ao local onde esse objeto, regularmente, costuma estar arrumado. Repare e depois confirme-me se não vai concordar comigo!
    Feliz resto de semana.

    ResponderEliminar
  3. Eu já sou assim, com todas essas regras, por natureza kkkk

    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Adorei as regras, já as faço quase todas ! O meu problema é o filho e às vezes o marido. Tenho um filho que é o oposto da arrumação e que por mais que lhe arranje sitios e regras , nunca as cumpre, ou seja nunca sabe das chaves, do passe, das calças y, etc. Desespero .....

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails