quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Destralhamento total da casa - Ponto de situação #5

Hoje vou fazer mais um ponto de situação do meu «plano para destralhar totalmente a casa». Apesar de não ter escrito ultimamente sobre o assunto, acredita que não desisti do meu plano, pois continuo a implementá-lo. De momento esta é a situação:

Número de áreas a destralhar e organizar
Se já conheces o meu plano, sabes que distribui o destralhamento e organização por áreas muito pequenas. Assim, neste momento, de um total de 210 áreas, faltam-me 114! 

Mas como referi neste post, surgiu um imprevisto. Na altura da elaboração do plano, esqueci-me de considerar a despensa. Deste modo faltam-me efectivamente 114 áreas + 17 = 131 no total. 

Interrupções previstas e imprevistas
Desta vez não avancei tanto quanto queria. Por um lado, tal como tinha previsto no plano, interrompi 2 semanas em Setembro para organizar o baptismo do Lucas. O que eu não esperava foi uma interrupção de 3 semanas, porque estive mesmo muito doente com uma infecção respiratória. O que me valeu foi já ter muitos dias adiantados. Mas mesmo que não tivesse, os imprevistos acontecem, pelo que temos é de superá-los. 

Mesmo assim, continuo com trabalho adiantado até à semana de 14  a 20 de Dezembro.

Uma lição que aprendi - há áreas que têm de ser destralhadas repetidamente
Quando comecei a destralhar tinha a ilusão de que bastava destralhar uma vez um lugar e depois só necessitaria de pequenas manutenções. No geral é assim, há realmente áreas cujos espaços ficaram tão definidos para cada objecto, que não tive sequer de fazer manutenção extra. Mas nestes últimos tempos, tive mesmo que repetir o destralhamento em áreas que já tinha destralhado (mais um motivo para não ter avançado tão rapidamente quanto desejava).

Na foto ao lado, podes ver uma gaveta da minha filha que já tinha sido destralhada e que voltei a destralhar (pode não parecer pela quantidade de roupa, mas ela usa mesmo todos esses cachecóis e gorros - antes do destralhe ocupavam 2 gavetas!).

Da minha experiência, os locais que tiveram de ser destralhados mais do que uma vez, foram os seguintes:

- áreas ocupadas pela roupa da minha filha (primeiro porque tive de substituir as roupas leves - que tinha destralhado - pelas roupas de Outono/Inverno - que ainda não tinha destralhado; em segundo, porque ela está a crescer e periodicamente tenho de verificar se a roupa ainda lhe serve - no caso da minha roupa é mais fácil, pois quando compro uma peça nova, desfaço-me de algo que já não quero e como o roupeiro é enorme, não preciso de guardar a roupa consoante a estação);
- áreas ocupadas com manuais escolares (assim que o ano lectivo muda, os livros e materiais escolares são diferentes, pelo que temos de destralhar o que deixa de fazer falta; mas independentemente do que guardamos, mantemos os espaços organizados segundo uma lógica fixa, ou seja, ali ficam os livros, acolá o estojo, etc.);
- áreas ocupadas com medicamentos (é que por exemplo na altura das constipações, volto a ter mais medicamentos, pelo que aproveito para guardar o que interessa e deitar fora o que está a mais);
- áreas ocupadas com alimentos como o frigorífico ou a despensa (apesar de ter áreas definidas por exemplo só para a fruta, outra só para os enlatados e daí por diante, como gosto de experimentar receitas novas, por vezes surgem ingredientes que antes não tinham lugar; assim, sempre que entra algo novo, tenho de fazer uma reorganização do espaço);
- áreas ocupadas com brinquedos (a verdade é que as crianças crescem e há brinquedos a que deixam de achar piada; assim, periodicamente, há que verificar se ainda brincam com o que têm no quarto).

Mas o que me deixa mais descansada é que a maioria das áreas só requer pequenas manutenções. Como tenho muito bem definido os lugares para cada objecto, já não deixo entrar o que não pertence às áreas já destralhadas. 

A casa está mesmo a ficar mais «leve», definitivamente um lugar mais agradável para se viver.

Foto: Mafalda S.
...........................................
Sabe mais sobre o meu dia-a-dia:

6 comentários:

  1. Bom dia Mafalda! Espero que estejas totalmente recuperada! Também ouvi falar de dividir tudo, acho que a Marie Kondo fala desse método. Sinceramente não me seduziu pois fiquei assustada com o número a que facilmente chegaria. Admiro a tua capacidade organizativa. Eu optei por fazer por divisões. Claro que o tempo por vezes não permitia concluir no mesmo dia, então ia fazendo nos dias seguintes até estar concluído. Mas, adorei a tua partilha! ;-)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Bom post
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa com noticias de famosas e cinema)

    ResponderEliminar
  3. Curioso que ainda esta noite pensei em como andaria o destralhamento! Sim, pensei nisto durante a noite porque há coisas que quero fazer mas falta-me a motivação :(

    Mafalda, estes posts motivam-me imenso, acredite! É que ver a "casa" dos outros "arrumadinha" dá-me vontade de fazer com que também a minha fique assim! Agora, ando na fase da mudança de roupas. No quarto do miúdo é relativamente fácil, pois tem lá tudo, apenas preciso de retirar para dar a roupa que não lhe serve. No meu quarto é bem diferente: O roupeiro não é muito grande, e está uma porta e meia ocupada com casacos de inverno - ocupam imenso espaço, os malandros! Depois restam mais três portas: uma para a minha roupa, outra para a do meu marido e outra com prateleiras para as camisolas. Mas nunca o acho minimamente organizado. Já é algo antigo e estou a falhar em alguma coisa. Quero-me desfazer de muita "tralha", mas o meu marido é mais de "vê lá se depois não vens a precisar!"

    Posso pedir uma coisa: que coloque mais fotos. Inspira-me a fazer mais e melhor e sempre dá para tirar umas ideias de como poder organizar. Sem querer invadir a privacidade, claro!

    Obrigada pela partilha e que tudo continue a correr bem!

    ResponderEliminar
  4. Eu também ando numa fase de destralhamento, embora não tão organizada.:) Estou cativada por essa estratégia que tenciono aplicar.
    O facto de mesmo com declutter radical termos de voltar a fazer uma manutenção em determinados sitios é algo que eu também já havia suposto, pois para quem tem crianças é óbvio que de 2 em 2 meses tem de se fazer uma revisão ao que já não serve e ao que é necessário comprar. Mas com tudo organizado penso que se torna mais fácil essa seleção.:)
    Gosto muito do seu plano e quando eu o aplicar eu direi por aqui.
    até breve e boa evolução no plano

    ResponderEliminar
  5. Bom post
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa com noticias de famosas e cinema)

    ResponderEliminar
  6. Também destralho, mas devia destralhar muito mais!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails