quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Destralhamento total da casa - Ponto de situação #4

Antes de avançar para o tema do post, venho pedir paciência para quem me tem escrito e-mails. Estou a responder aos pouquinhos, mas ainda me faltam bastantes. E se alguns são de resposta rápida, outros requerem um pouco mais de tempo. Quem me lê, sabe que tenho uma vida bastante ocupada. Levanto-me sempre às 5h50 e entre outras coisas, é a esta hora que escrevo posts ou trato de outros assuntos do blog. Mas nem sempre é fácil responder assim que me enviam e-mails. Daí, vos pedir um pouco de paciência. A seu tempo responderei a todos.

««»»

Mas vamos ao assunto que me trouxe aqui: mais um ponto de situação relativamente ao meu «plano para destralhar totalmente a casa».

Número de áreas a destralhar e organizar
Se já conheces o meu plano, sabes que distribui o destralhamento e organização por áreas muito pequenas. Assim, neste momento, de um total de 210 áreas, faltam-me 134! 

Mas como referi neste post, surgiu um imprevisto. Na altura da elaboração do plano, esqueci-me de considerar a despensa. Deste modo faltam-me efectivamente 134 áreas + 17 = 151 no total. 

Desta vez limitei-me a cumprir o número de áreas a destralhar por semana, ou seja 4. Apesar de ser costume ultrapassar este número, tenho andado ocupada com uma série de outras coisas, pelo que não tem sido possível fazer além do mínimo. Mesmo assim, continuo com trabalho adiantado, atá à segunda semana de Novembro de 2015!!!

Nas próximas 2 semanas que se seguem é que devo fazer uma interrupção no destralhamento (como tinha aliás previsto no meu plano, pois tenho de preparar o baptizado do Lucas).

Motivação
A motivação voltou em alta. Para isso bastou-me voltar a ler livros de organização da casa. Ainda assim, verifiquei que nenhum é tão eficaz quanto o "Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida" da Marie Kondo, livro do qual já falei neste post. Estou mesmo a pensar relê-lo. A sério, este livro dá-nos uma motivação enorme para destralhar.

Uma técnica para manter os espaços organizados - arrumar de forma a que com um olhar rápido, percebamos imediatamente o que temos
Tomei conhecimento desta técnica também através do livro da Marie Kondo, e posso dizer que tem sido espectacular para manter a organização dos espaços, após o destralhe.  

A verdade é que por vezes temos tanta tralha, que uns objectos ficam a tapar os outros (ou porque estão empilhados, ou porque estão à frente de outros objectos, etc.). Em consequência, não sabemos onde determinado objecto se encontra e acabamos por comprar mais daquilo que já temos, acumulando ainda mais tralha.

Do meu ponto de vista, esta técnica envolve três pontos essenciais: 
1.º destralhar, reduzindo os objectos ao mínimo possível (de modo a que haja espaço suficiente para a arrumação);
2.º definir um lugar específico para cada objecto (de modo a que passemos a memorizar o lugar em que cada objecto fica guardado);
3.º arrumar os objectos, de modo a que todos estejam visíveis, por ex.:
a) não colocar várias peças de roupa num cabide, cada conjunto ou peça deve ter um único cabide;
c) em prateleiras, colocar objectos maiores atrás e os menores à frente;
d) em gavetas com objectos, utilizar organizadores de espaço (que podem ser simples tupperwares), para que os objectos não se misturem em monte;
etc., etc...

O ideal é realmente olharmos para o espaço a organizar e, com um pouco de criatividade, conseguiremos arrumar os objectos, de modo a que todos estejam visíveis.

Eis 2 exemplos cá de casa:

Neste caso, dediquei as prateleiras mais altas da minha despensa aos produtos de limpeza (pois tenho crianças pequenas em casa). Aqui estão organizados por categorias: produtos para o chão, para lavar a loiça, para  lavar a roupa e assim sucessivamente. Com um olhar rápido consigo ver onde está cada produto. No caso da lixívia, a embalagem é maior do que a do detergente do chão. Como está atrás, continua visível.

Já nesta gaveta, destralhei todos os fios e carregadores de produtos que já nem sequer possuo (e eram bastantes), e reduzi tudo ao mínimo possível. Coloquei estes tupperwares a servirem de organizadores, para que os fios não se misturassem. Estão claramente definidos os lugares de cada objecto e num olhar de relance, facilmente localizo o quero.






««»»
Estou muito satisfeita com o evoluir do meu plano. A quantidade de áreas por arrumar ao início, parecia imensa. Mas, passo a passo, mais uma vez vejo que é possível alcançarmos os nossos objectivos. O passo principal é mesmo passarmos à acção!

Fotos: Mafalda S.
...........................................
Sabe mais sobre o meu dia-a-dia:

7 comentários:

  1. Sempre que passo por aqui saio com mais inspiração para o famoso "destralhar!"
    Muito obrigado pelas valiosas dicas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Devia de olhar com mais atencao esta série de Destralhamento total da casa, mas só de pensar nisso já fico cansada lolol

    ResponderEliminar
  3. Olá Mafalda! Estou a ler pela primeira vez o livro da Marie Kondo e estou a gostar. No entanto, ainda estou na explanação dos diferentes métodos que ela explorou e considerou menos interessantes. Por isso, não posso dizer que esteja propriamente motiva mas o interesse na leitura aumenta a cada página! Quanto ao destralhar, é muito frequente fazer isso cá por casa. E, de cada vez que embargo nessa tarefa, descubro sempre coisas a deitar fora!
    Boa sorte com o teu destralhamento! Vou passando para sentir a motivação!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ola Mafalfa! Acha q vale a pena comprar o livro q indica?! Perciso urgentemente organizar a minha vida.. 2 filhos, 1 bebe, 1 marido q trabalha imenso e q n posso contar mt c ele... Vida um caos! Vale bem a pena o livro?!
    Muito obrigada!!
    Bjinhos,

    Rita Tavares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, valeu muito a pena. Caso contrário, nem o sugeria. Mas, tendo em conta a situação que descreves, acho que também beneficiarias, e muito do livro da Thais, que falei neste post:
      http://manualdafelicidade.blogspot.pt/2015/08/opiniao-livro-vida-organizada-da-thais.html

      Beijinho

      Eliminar
    2. Ohh Mafalda!! Assim vai ser dificil! Nao sei qual escolher! :) So quero comprar um...

      Obrigada!
      Bjinhos

      Eliminar
    3. Isso tens de ser tu a decidir ;) O da Marie Kondo é totalmente sobre "destralhar" o da Thais é sobre "gestão de tempo". Ambos são muito bons. Para mim, foram um investimento (tenho muitos livros, mas só compro aqueles que penso serem úteis para a minha vida e que irei ler várias vezes).
      Beijinho!

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails