terça-feira, 28 de julho de 2015

Meditações para crianças - o livro

Lembro-me que estava a fazer um curso online quando me deparei com estudo que comprovava que bastavam 5 minutos de meditação por dia, para ao fim de 4 ou 5 meses, ocorrerem mudanças significativas na actividade eléctrica do nosso cérebro (torna mais activas as áreas cerebrais relacionadas com o optimismo e a felicidade). Aquilo fascinou-me...

Entretanto pesquisei mais, e encontrei uma série de outros benefícios da meditação comprovados pela ciência (podes conferi-los neste post).

Apesar de não meditar com a frequência que gostaria (ainda), gostaria de dar a conhecer o poder da meditação à minha filha. Pesquisei na Net, fiz com ela algumas meditações recorrendo ao youtube, mas não é a mesma coisa que ter uma espécie de «manual» para o fazer. Comprei assim o livro "52 meditações para crianças" da Susana Guerreiro (uma educadora de infância que passou a dar aulas de meditação a crianças).

O livro reúne 52 meditações, para fazermos 1 meditação por semana. Mas confesso que como a Letícia está de férias, temos feito várias durante uma única semana. Está a ser fantástico!

Começamos por preparar o ambiente. Vamos para um sítio onde não seremos interrompidas, colocamos umas almofadas no chão, recorremos ao youtube para colocar sons da Natureza (as ondas do mar ou de passarinhos e um riacho, etc.) e acendemos uma vela perfumada.

Depois disto eu leio-lhe, com muita calma, a meditação escolhida. Ela fecha os olhos, faz a respiração inicial e depois imagina aquilo que lhe vou lendo.

As meditações são muito giras, estão mesmo adequadas a crianças. Aliás, os títulos dizem tudo: "viagem ao fundo do mar", "o arco-íris", "receber amor da mãe" (também tem para o pai), "a floresta encantada", "viagem no comboio mágico", etc. Só tenho pena que as meditações não sejam um nadinha mais longas. Confesso que por vezes lhes acrescento uma outra coisa.

O melhor é que as meditações têm sempre um propósito. Como refere a autora "Seja ele trabalhar a auto-estima, concentração, bem-estar, autocontrole, amor, calma, respeito, autoconfiança ou felicidade".

Sinto que isto a acalma imenso, se bem que na primeira vez ela não se concentrava tão bem. Agora está bem melhor.

E tu que és pai/mãe, já experimentaste praticar meditação com os teus filhos? Como correu?

Foto: Wook

14 comentários:

  1. Eu não faço meditação mas acho a ideia muito positiva e se a conseguir aplicar de forma correcta acredito poder-se tirar muitas vantagens e bem estar. Ando numa fase de re-organização pessoal (mudança de casa e nascimento da minha filha). Acho que ainda estou a tentar encontrar o meu novo "papel" para poder encontrar o equilíbrio certo. Ando a tentar alterar algumas coisas no nosso dia a dia com o propósito de aproveitarmos ao máximo a vida familiar e proporcionar o melhor ambiente possível para a nossa princesa. Ainda é muito pequenina para fazer meditação mas um dia gostava muito de poder praticar com ela, acredito ser muito positivo tanto para adultos como para as crianças.

    ResponderEliminar
  2. As meditações são adequadas a todas as idades? É que eu tenho um menino com 4 anos que é super agitado e nervoso. Gostava de o ajudar a controlar-se porque já não tenho a paciência que ele precisa! Tento falar com ele com calma, mas ele só responde com birras gigantescas! Neste momento a nossa vida está de pernas para o ar (mudámos de casa em Junho, mas é provável que tenhamos de mudar novamente ainda em Agosto, com alguns problemas familiares pelo meio e tudo isso ainda o afecta mais...).

    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra! Eu não sou especialista em meditação. O que sei é que não há muito consenso relativamente à idade em que se pode começar a meditação. Mas sei de quem tenha começado justamente aos 4 anos e sei que tem trazido resultados bastante positivos, inclusive em crianças hiperactivas. Contudo, fundamental é a criança ver na meditação uma espécie de brincadeira que faz com os pais. De início esta deve durar muito pouco tempo, só uns 2, 3 minutos e ir aumentando gradualmente. É extremamente importante que a criança não se sinta forçada a praticar meditação.
      Mas certamente que a autora deste livro, que tem formação em meditação, te pode dar uma maior ajuda. O seu contacto é meditacaoparacriancas@gmail.com. Ela dá aulas de meditação para crianças em Faro (contacto: 969784259). Estes são contactos disponibilizados no seu livro.
      Beijinho e boa sorte! Tenta ter calma.

      Eliminar
  3. Sim já! Correu bem. E já fiz com outras crianças que adoraram.:)

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz com o Tiago mas deixaste-me curiosa. Ele é capaz de gostar. Vou espreitar o livro.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá! Uma ajudinha por favor: gostava de me iniciar na meditacao, mas não faço ideia por onde começar... Como me aconselha fazer? Com vídeos no YouTube? Que vídeos? Com leituras? Quais as melhores para principiantes que não percebem nada do assunto, mas que acham que podem lucrar (e muito!) com esta pratica... Há por aí quem nos ensine a meditar de maneira pratica? Help! Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia,

      Em primeiro lugar podes ler estes resumos que fiz em tempos, para teres uma ideia do assunto (um explica-te como meditares, ambos têm links para meditações guiadas):

      http://manualdafelicidade.blogspot.pt/2013/05/aprenda-meditar.html

      http://manualdafelicidade.blogspot.pt/2014/09/a-meditacao-mindfulness.html

      Em relação a vídeos no youtube, há mesmo bastantes, bastas pesquisares por meditação ou mindfulness, mas podes espreitar os seguintes canais:

      https://www.youtube.com/channel/UCLR29ffiGcrC1HDA8rMJp6g

      https://www.youtube.com/channel/UCaIOxbngf_CJpTaYXHB2lYg

      No que respeita a livros, alguns até trazem CD’s de meditação guiada, mas eu recorro também ao youtube, porque sinto a necessidade de ir variando os vídeos. Sugiro-te os seguintes livros (os 2 primeiros ainda não li, pois só os comprei na semana passada, mas como estão no top de vendas, deduzo que sejam bons, aliás, o primeiro que te sugiro, já vai na 5.ªedição):

      http://www.wook.pt/ficha/mindfulness/a/id/16180748?a_aid=4f53293829e6a
      (Este é um programa de 8 semanas, para inclusive controlares o stress e a ansiedade. O livro é recomendado pelo Serviço Nacional de Saúde Britânico e traz um Cd a acompanhá-lo).

      http://www.wook.pt/ficha/mindfulness/a/id/16392262?a_aid=4f53293829e6a
      (Trata-se de um guia prático para aprenderes a meditação mindfulness);

      http://www.wook.pt/ficha/meditacao-com-o-dr-brian-weiss/a/id/11519327?a_aid=4f53293829e6a
      (Este explica-te o que é a meditação e como praticá-la, também traz CD)

      http://www.wook.pt/ficha/a-arte-da-meditacao/a/id/10368010?a_aid=4f53293829e6a
      (Este explica-te mais uma vez sobre o que é e como meditar, e tal como os outros, tem exemplos de meditações).

      Estou muito curiosa relativamente ao primeiro livro. Quando o ler, penso fazer um post com a minha opinião no blog. Sinceramente, acho que deverias de começar por esse.

      Quando a ensinarem-te, há quem o faça, mas não é em todos os lugares (na minha cidade, por exemplo, não há ninguém que o faça). Mas creio que também o podes fazer tu mesma, seguindo as leituras/vídeos que te indiquei.

      Beijinhos e boas meditações :)

      Eliminar
  6. Muito obrigada! Ele não é hiperactivo, é mesmo nervoso! Como tem tido vários problemas de saúde desde que nasceu, tem sido um pouco massacrado em termos médicos, o que, segundo os pediatras que consultei, tem ajudado imenso a que ele faça estas birras... Nenhum concorda que ele seja hiperactivo... Acho que o melhor que posso fazer é tentar! Mal não faz e acho que posso aproveitar agora, que está tudo de pernas para o ar! Por exemplo, ele adora que eu lhe faça massagens nas costas e acalma imenso depois de uma mini sessão de massagens. Pode ser que ele goste da meditação e reaja bem! Obrigada mais uma vez, também pelos contactos!! Beijinhos

    Sandra

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia este livor e fiquei muito curiosa.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Mafalda. Que ótima dica! Andava à procura de uma ferramenta para me ajudar a introduzir a minha filha, tem 4 anos, na meditação e assim que vi este post fui logo à wook! Já tenho o livro e já experimentei com a pequenita que adorou.Vou aproveitar o tempo de férias para dar continuidade e consistência à prática. Fico muito grata, a tua partilha foi muito importante para mim. Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz com o teu comentário :)
      Por cá temos mantido a prática. Não fazemos todos os dias, mas algumas vezes por semana (a última foi ontem) e ela também adora.
      Bjs

      Eliminar
  9. Olá!!!!
    Nós fazemos essa pratica cá por casa. Eu sozinha diariamente, com os pequenos (6 e 3 anos) regularmente. ADORAMOS e com o passar dos dias é muito giro analisar a percepção deles da meditação.
    Fiquei muito orgulhosa quando há já 2 anos o meu menino ao brincar com coleguinhas cá por casa, chega ao pé deles e diz: e que tal agora irmos fazer uma meditação? ....a minha baba começou de imediato a escorregar..... :D
    E sim, também tenho as 52 Meditações da Susana Guerreiro!!! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá! Esse livro sobre com as meditações para crianças vem com CD? Na capa do livro não diz nada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não traz CD. Aqui, o objectivo é serem os pais a lerem as meditações para os filhos.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails