quarta-feira, 15 de julho de 2015

Destralhamento total da casa - ponto de situação #1

Cá por casa continuo a implementar o meu «plano de destralhamento total da casa». Lembrei-me entretanto de ir partilhando  a minha evolução aqui no blog. É mais uma forma de me manter na linha, de não abandonar o meu objectivo (ok, acho que não desistiria dele de qualquer forma). E espero que também sirva de inspiração, a quem desse lado partilha este objectivo.

Número de áreas a destralhar e organizar
No meu plano distribui o destralhamento e organização por áreas muito pequenas e, neste momento, de um total de 210 áreas, faltam-me 178.

Cronograma
Cada área corresponde a 1 dia, mas como por vezes destralho mais áreas do que as previstas, é como se já tivesse organizado até à 1.ª semana de Agosto completa (isto, mesmo tendo ido de férias). 

Surgimento de imprevisto
Surgiu entretanto um imprevisto. Como a senhora que vem cá a casa fazer limpeza um dia por semana, vai de férias 2 meses, vou ter de me organizar também com as limpezas. Até prefiro ser eu a fazê-las, mas como tenho sempre muita roupa para passar (por causa dos vómitos excessivos do Lucas), tenho consciência de que não vai ser fácil arranjar tempo. Assim, tomei as seguintes medidas:

a) Tal como expliquei aqui, como não tenho tempo para limpar a casa num dia, faço todos os dias um pouquinho (tento fazer uma pausa ao fim-de-semana). Limpo assim 1 ou 2 divisões por dia e já me sobra tempo para outras actividades;
b) Passei a levantar-me mais cedo (não imaginas o que rende!). Coloco o despertador às 5h50 e levanto-me às 6h. Assim tenho tempo para a limpeza, ainda leio um pouquinho e escrevo aqui no blog.

Depois disto, é quando o Lucas dorme em algum momento do dia que eu e, por vezes com a Letícia, destralhamos alguma área.

Uma ideia que ajuda a manter a organização - organizar roupas nas gavetas, na vertical
O destralhamento está a revelar-se uma fonte de novas aprendizagens. Desta vez resolvi experimentar (sempre que possível) a técnica de arrumar a roupa nas gavetas, colocando-a na vertical. 

Aqui está uma gaveta da Letícia, antes de estar totalmente organizada:


No lado esquerdo estão as t-shirts organizadas na vertical. À direita encontram-se empilhadas em cima umas das outras.

Não acho que com este método se poupe sempre espaço (como muitos organizadores referem). No caso da roupa da Letícia, com as t-shirts até ocupou mais espaço na gaveta. Mas por exemplo com a roupa interior, ocupou sem dúvida menos espaço.

A grande vantagem deste método a meu ver, é que em apenas um vislumbre, conseguimos identificar cada roupa que temos. No caso das t-shirts empilhadas, só conseguimos ver realmente a t-shirt que está por cima (por exemplo na imagem, só conseguimos perceber a t-shirt lilás da princesa Sofia, as t-shirts que estão em baixo não conseguem ser identificadas). Este método tem ainda a vantagem de dificultar o esquecimento de peças no armário, prevenindo compras desnecessárias.

Depois de organizada desta forma, a gaveta ficou assim:


Como o desenho de cada t-shirt fica visível é realmente muito fácil de identificar cada roupa. 

Motivação
Não desanimei absolutamente nada, após aquela energia inicial que todos temos para alcançar um objectivo. Pratiquei as técnicas que referi no primeiro post sobre este assunto. Mas o que me tem motivado imenso é, antes do momento de destralhar, ler algo sobre o assunto (ou um post num blog ou páginas de algum livro de organização). Claro que ir vendo resultados, é igualmente um estímulo.

Assim, como incentivo por ter concretizado as acções previstas, vou comprar um novo livro de organização (até porque assim, com a sua leitura, sentirei motivação extra).

««»»

Espero que daqui a algum tempo, consiga efectivamente ter a casa totalmente destralhada. E depois disso, é aproveitar o tempo que me irá sobrar... provavelmente em actividades para a felicidade, suspeito!

Fotos: Mafalda S.

9 comentários:

  1. A responsabilidade e organização do quato da minha filha de 14 anos é dela. Um destes dias ao abrir as suas gavetas dei com as suas t-shirts arrumadas assim., e gostei, acho realmente muito prático.

    ResponderEliminar
  2. Gostei deste post, também eu ando a tentar destralhar para organizar e acima de tudo para tentar rentabilizar melhor o meu tempo. Vou seguir as dicas, continue a partilhar.

    ResponderEliminar
  3. Eu anda não comecei, aliás só arrumei o roupeiro da minha filota, faltam as miudezas, mas vamos com calma. Uma coisa que faço logo é, se não está bom não guardo dou logo destino.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Também estou em fase de arrumações e acho a forma de arrumação que utilizaste muito prática, vou seguir as dicas!
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho muita tralha, dei-me conta disso agora, quando tive de sair de casa de familiares onde estava, para uma outra, ainda temporária. Só mexi ainda no material de cozinha... Mas vou ter de mexer novamente, quando estuver instalada definitivamente! Só aí é que vou destralhar tudo porque, se as coisas correrem bem, a nova mudança vai calhar na minha última semana de férias que vou estar em casa (como é já em Setembro, vou trabalhar ainda mais cansada, mas é por uma boa causa!!) :)

    Isa

    ResponderEliminar
  6. Olá. Parece-me boa ideia mas as t-shirts não ficam amarrotadas??
    Patricia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por incrível que pareça, não ficam. Caso contrário, nem as colocaria assim.
      Podes ver no youtube formas de dobrar a roupa assim.

      Eliminar
    2. Olá
      Vou seguir a tua sugestão e ver no youtube.
      Obrigada.

      Eliminar
  7. A seguir atentamente este teu projeto :) Aqui também vou começar com o destralhe total da casa...vou trocar de casa estas semanas e na nova só entra mesmo o que é essencial!
    Já dobro as t-shirts assim há algum tempo e para mim é uma ótima maneira de manter as gavetas organizadas...
    Beijinho grande ****

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails