terça-feira, 14 de julho de 2015

Como ter mais tempo para ser feliz


Já o disse várias vezes, mas volto a repetir. Mesmo que não nos sintamos felizes, há uma luz ao fundo do túnel, pois foi comprovado cientificamente que 40% da nossa felicidade depende unicamente de nós. Da nossa acção deliberada, das actividades que escolhemos praticar, das nossa atitudes, da nossa forma de pensar. As questões que se colocam são: e temos tempo para investir nestas actividades deliberadas, isto quando vivemos numa autêntica correria? Temos tempos para dedicar exclusivamente a aumentar a nossa felicidade?

Antes de mais, é importante conheceres as estratégias que à luz da ciência podem aumentar a felicidade (para o efeito, consulta este post). Claro que algumas estratégias funcionam melhor com umas pessoas, do que com outras, por isso faz este teste, para descobrires o que poderá resultar contigo. Tem também em conta que dentro da mesma estratégia (por ex. «saborear as alegrias da vida») deves variar as actividades que praticas. Isto porque o ser humano adapta-se rapidamente a uma actividade (mesmo prazerosa), por isso tens de ir introduzindo alguma novidade. 

Há ainda a ter em conta, que para seres mais feliz é importante praticares este tipo de actividades frequentemente (por ex. diariamente). Isto para que as mesmas se tornem um  hábito. Para que os percursos neuronais do teu cérebro associados à felicidade, sejam reforçados. Por outras palavras, se realizares este tipo de actividades quase que por rotina, estarás a programar o teu cérebro para seres mais feliz.

Voltando à questão inicial: e temos tempo para isto? A boa notícia é que se reajustares alguns aspectos da tua vida, sim é mesmo possível. Passo assim, a dar-te sugestões sobre o que podes fazer, para teres mais tempo para investires na tua felicidade.

««»»

1 - Analisa onde gastas o teu tempo - É muito importante perceberes exactamente onde gastas o teu tempo e em que tipo de actividades. Para isso, é fundamental fazeres um Registo de Tempo durante alguns dias. Regista a hora a que começas cada tarefa, e o tempo que despendes nela. Aponta igualmente as interrupções (quando espreitas o e-mail, o telefone toca ou alguém quer estar na conversa contigo...). Com isto irás perceber aspectos importantes como o tempo que passas efectivamente com a tua família, aquilo que gastas em actividades inúteis, quanto demoras a concluir uma tarefa, o que poderias dispensar na tua vida... Este exercício é fundamental para redefinires as tuas prioridades e para perceberes onde poderás introduzir actividades que aumentem a tua felicidade.

2 - Redefine as tuas prioridades - É importante que coloques por escrito aquelas que são as tuas prioridades, incluindo, o foco no aumento da tua felicidade. Se conheceres claramente as tuas prioridades, terás uma orientação para escolheres determinadas actividades em detrimento de outras. 

3 - Usa uma agenda - Esta é fundamental para gerires o teu tempo. Usa-a para registares as tarefas que pretendes cumprir (ao longo do dia, a médio ou longo prazo), e passa a incluir num ou mais momentos do teu dia, uma actividade para aumentar a tua felicidade. A verdade é que se não incluíres este tipo de actividade na tua agenda, tens muito menos probabilidade de as realizar (irá sempre parecer-te mais importante responder a e-mails, pagar contas, ir aquela reunião familiar, etc.). Assim, considera por exemplo meia hora para ler, outra meia hora para praticar yoga, etc., aquilo que te der mais prazer.

4 - Planeia as tuas actividades (mas não em demasia) - Para gerires o teu tempo, dedica alguns minutos diários a planeares o que irás fazer (daí a importância de ter uma agenda). Isto é fundamental para que não hajam esquecimentos, para priorizares e teres noção do que é mais ou menos urgente. 

Contudo, não percas tempo em esquemas demasiado elaborados de planificação - simplifica. Por outro lado, não planeies demasiadas actividades - sê realista. A verdade é que quando consideramos actividades em excesso, tendemos a deixar as que nos fazem felizes para último. E estas devem, sem dúvida, ser tratadas com a mesma relevância.

5 - Destralha - Livra-te de tudo o que não te faz falta, não te dá prazer e para o qual não tens espaço, ou seja, livra-te da tralha (quer seja roupa, papéis, CD's, loiças, etc.). É fundamental que tudo o que seja tralha desapareça da tua vida, de modo a que aquilo que sobre reúna 3 condições: 
a) seja algo de que realmente gostes/necessites;
b) seja guardado num sítio específico, só dele;
c) esteja guardado de tal forma que, numa olhadela rápida seja fácil de identificar (ou seja, não se vai perder no meio de outros objectos).

Isto é importante porque o excesso de objectos influencia negativamente a tua vida emocional, cria mais stress e dá-te trabalho extra. Com a sua eliminação, encontrarás mais calma e sobretudo terás mais tempo para actividades que te fazem realmente feliz.

6 - Simplifica a tua vida em todas as áreas possíveis - É possível simplificar imensas coisas, levando-te a perder menos tempo em cada uma dessas áreas (no e-mail, em reuniões, nas tarefas domésticas, etc.). Lê este post, para saberes como simplificar as diversas áreas da tua vida.

7 - Evita fazer horas extra, opta antes por seres mais produtivo(a) - Uma coisa é saires mais tarde ocasionalmente, em situação de real urgência, outra coisa é fazê-lo por sistema. Concentra-te sim em seres produtivo(a) nas horas que tens disponíveis para trabalhar (organiza-te, não percas tempo desnecessariamente - como em conversas inúteis ou pausas de café demasiado prolongadas, mantém o foco/concentração no que estás a fazer, delega, etc. O importante é que sejas rigoroso em termos de horário. Só assim terás mais tempo para ti mesmo e para a tua família.

8 - Não desperdices tempo em actividades inúteis - Imagina só o que poderias concretizar no tempo que gastas em actividades menos proveitosas (ver programas de TV que não acrescentam valor nem te relaxam, fazer jogos nas redes sociais, perder tempo em «cusquices»). Em média, são gastos cerca de 174 minutos diários nesse tipo de actividades. Aproveita esses blocos de tempo e transforma-os em momentos mais valiosos para a tua vida.

9 - Aproveita o tempo que parece inútil - Enquanto estás preso(a) numa fila de trânsito, na sala de espera de um consultório, numa fila para seres atendido, etc. Aproveita para ler um pouco, actualizar a tua agenda, escrever os passos para alcançar os teus objectivos, ouvir um áudio livro, etc. A ideia é sempre que tens algum tempo que parece desperdiçado, tentares encaixar algo de produtivo nele.

10 - Vê o lado positivo das actividades mais chatas - Este é um exercício que melhora com a prática e que pode transformar a forma como encaras as tuas tarefas... por mais chatas que sejam. Tens de limpar a casa? Focaliza-te em como vai ficar bonita. Tens uma tarefa chata no trabalho? Pensa em como ela pode contribuir para melhorar a vida das pessoas. Tens de ser mais rápido numa tarefa? Que tal apontares o tempo que demoras, e tentares bater o teu recorde... as hipóteses são mais que muitas.

11 - Acorda mais cedo - Se possível, fá-lo antes de toda a gente. Este é um tempo precioso que podes ocupar directamente em actividades que aumentam a tua felicidade ou então, podes ocupá-lo em tarefas mais chatas, para teres tempo disponível mais tarde. Eu costumo reunir as duas opções. Coloco o despertador às 5h50 (não, não sou doida) e levanto-me às 6h. Nesse espaço faço a limpeza do dia e passo a ferro. No fim, faço tarefas mais agradáveis, como escrever um post, ler um pouco... Estes minutos matinais fazem uma diferença enorme na minha vida.

12 - Evita fazer actividades chatas ao fim-de-semana - É preferível dividires as tuas tarefas e fazer um pouco todos os dias e teres mais tempo disponível ao fim-de-semana. Tu também precisas de uma pausa! Isto é importantíssimo para conseguires relaxar, para a tua saúde e até para manteres a tua produtividade em alta. Mas o mais importante, é que assim terás grandes blocos de tempo para actividades que aumentem a tua felicidade e da tua família.

Prioriza a tua felicidade! Lembra-te: 40% da mesma está efectivamente ao teu alcance. Só depende de ti.

Foto: Ryan G. Smith

3 comentários:

  1. Um post muito interessante. Obrigado pelas ideias, vou aproveitar :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. olá:) Obrigada por partilhar as suas pesquisas sobre a felicidade. Todos nós sabemos o que devemos fazer para sermos felizes, mas colocar as palavras em prática é uma dor de cabeça. O seu blog ajudou-me muito em várias fases complicadas da minha vida e ajudou-me, sobretudo, a relembrar o que realmente é importante nesta vida. Hoje em dia pratico aulas biodanza e sinto-me muito melhor. Obrigada e tudo de bom...

    ResponderEliminar
  3. Adorei as dicas! Um post muito interessante :)
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails