quarta-feira, 9 de julho de 2014

6 boas razões para começares a meditar


Gosto de meditar. Deixei de o fazer só 5 minutos, agora estendi o tempo para cerca de 20 minutos. Só tenho pena de ainda não praticar diariamente. Apesar de o fazer com mais frequência, sinto que colheria mais benefícios se o fizesse todos os dias.

Ultimamente tenho preferido a meditação guiada, onde uma voz calma me vai indicando o que fazer. Não sei é o que se passa comigo... das últimas vezes que o fiz, acalmei de tal forma, que... bem... adormeci. Apesar de não ser propriamente esse o objectivo da meditação, até fico satisfeita. A minha meta pessoal é conseguir através da meditação gerir melhor as minhas emoções, acalmar, dormir melhor e, se possível, tornar mais activas as áreas cerebrais relacionadas com o optimismo e a felicidade.

A verdade é que existem uma série de boas razões, comprovadas pela ciência, que indicam que meditar nos faz bem ao corpo e à mente. Daí o meu objectivo, de pretender meditar numa base diária. Eis 6 boas razões para também tu começares a meditar:

1 - A meditação ajuda-te a dormir melhor
Investigadores da Universidade do Minnesota analisaram a relação entre a meditação mindfulness e o sono, em sete estudos diferentes. E a verdade, é que concluíram que esta prática ajuda algumas pessoas a dormir melhor. Uma explicação é o facto da meditação reduzir hormonas do stress, como o cortisol, que interferem com o sono. Por outro lado, rompe ainda com o ciclo obsessivo de temer não ser capaz de adormecer. Pessoalmente, comprovo que tenho dormido melhor.

2 - A meditação reduz o stress e a ansiedade
Como referi acima, estudos recentes comprovaram que a meditação pode baixar os níveis de cortisol, uma hormona do stress, no nosso organismo. Um outro estudo de Fadel Zeidan, um neurocientista cognitivo da Wake Forest School of Medicine, comprovou que os níveis de ansiedade diária diminuíam cerca 39%, após apenas 20 minutos de meditação mindfulness. Isto é possível, pelo facto da meditação nos ajudar a estar mais conscientes das nossas experiências imediatas, como se fôssemos simples observadores, ao invés dos pensamentos nos comandarem e de estarmos a ruminar sobre preocupações passadas ou futuras.

3 - A meditação melhora a tua capacidade de concentração
De acordo com Fadel Zeiden "A meditação mindfulness melhora a tua capacidade para manteres a atenção e regulares as distracções emocionais". Num estudo conduzido por este neurocientista, pessoas que fizeram sessões de meditação de 20 minutos em apenas 4 dias, conseguiram sair-se significativamente melhor em testes cognitivos cronometrados, comparativamente a um grupo de controle. Isto foi possível, porque as pessoas que meditaram, ao contrário das outras, foram capazes de ignorar o temporizador e simplesmente concentraram-se na tarefa que tinham em mãos.

4 - A meditação torna mais activas as áreas cerebrais relacionadas com o optimismo e a felicidade
Muitos de nós interpretam de forma automaticamente negativa, os acontecimentos do dia-a-dia. Assumem que o pior vai acontecer, pensam o pior de si mesmos, dos outros e do mundo. Esta forma de pensar é meio caminho andado para a depressão. Contudo, a meditação pode reverter esse quadro. Foi comprovado que bastam 5 minutos de meditação por dia, para ao fim de 4 ou 5 meses, ocorrerem mudanças significativas na actividade eléctrica do nosso cérebro. Com o recurso a equipamento próprio, é possível observar mudanças na estrutura cerebral, ou seja, as áreas  cerebrais relacionadas com o optimismo e a felicidade ficam claramente mais activas. Desta forma, o pensamento positivo torna-se mais automático e os sintomas de depressão diminuem.

5 - A meditação melhora a tua vida sexual
A tua vida sexual pode melhorar com a meditação, uma vez que esta aumenta as conexões e o tamanho de uma área cerebral chamada ínsula, responsável pela coordenação das emoções e importante para a consciência. Mas a relevância disto é que o reforço da ínsula, após o treino de meditação, ajuda algumas mulheres a prestarem mais atenção à excitação sexual, contribuindo para o aumento em quantidade e qualidade dos orgasmos.

6 - A meditação melhora a tua saúde e ajuda-te a viver mais tempo
A verdade é que a meditação fortalece o sistema imunitário. Num estudo realizado no ano passado, pessoas que que praticaram meditação durante 8 semanas, tinham muito menos gripes e constipações ou outras infecções menos graves, em comparação com o grupo de controle que não meditou. Daniel Muller, um médico da Universidade de Wisconsin-Madison que trabalhou neste estudo, refere que a meditação pode ajudar a restaurar o equilíbrio homeostático do organismo. Pode até ajudar-nos a viver mais tempo, pois de acordo com uma pesquisa recente da Universidade da Califórnia, em San Francisco, previne a degradação do nosso DNA.

Os efeitos benéficos da meditação na saúde são ainda os seguintes:
- aumento da resistência ao cancro e redução do risco de recorrência do cancro da mama;
- alívio na dor (por ex. em dores de cabeça frequentes e dores no pescoço e costas), incluindo a dor crónica  decorrente de artrite e fibromialgia;
- aumento dos efeitos anti-inflamatórios no organismo, reduzindo a inflamação associada ao stress (que por sua vez costuma estar associada a doenças cardíacas, artrite, asma e doenças da pele);
- redução da pressão arterial;
- melhoria dos sintomas do síndrome do intestino irritável;
- aumento da fertilidade.

Bons motivos para começar a meditar já hoje!

Foto: Mitchell Joyce

7 comentários:

  1. Ótimas dicas. Gosto quando a ciência, a meditação e outras terapias caminham juntas. Além de todos esses benefícios, também há questões mais sutis que somente cada meditante pode observar. Um jardim infinito para quem começar. Parabéns pelo post e pela dedicação ao blog.

    ResponderEliminar
  2. Já conhecia os benefícios da meditação e já tentei meditar mas nunca consegui durante muito tempo, nem notar benefícios. Como o fazia sozinha também não sei se o estava a fazer corretamente. A meditação guiada é pessoalmente ou através de algum vídeo? Obrigada :)

    http://inspiremewithmoments.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira vez que fiz meditação guiada foi numa formação e foi a que mais gostei.
      Em casa ouço um CD de meditação ou sigo algum vídeo no youtube (antigamente ouvia um CD com sons da Natureza).
      Podes também ouvir os canais da myzen.tv (disponíveis na NOS, antiga Zon), pois num deles há meditação guiada, mas em inglês.
      Também em inglês, podes fazer download gratuito de meditações guiadas do site da UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles). Deixo aqui o link:
      http://marc.ucla.edu/body.cfm?id=22

      Beijinho

      Eliminar
  3. Olá!
    É um tema que anda na minha cabeça há alguns meses, depois de ter lido um livro este ano, porém somente com audios consigo efectuar um certo relaxamento e não sou regular. O ideal seria efectuar um workshop.
    Obrigada Mafalda pelo link. Deixo um que encontrei :https://www.chopra.com/ccl/guided-meditations
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu pratico Yoga e faço Meditação é tudo de bom para a minha vida! Namastê!!! bjs!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails