quinta-feira, 19 de junho de 2014

Mandamentos para manter a casa em ordem

Estive a reler uns posts antigos e, bem... desde 2010 que falo na importância de eliminar o que é tralha, o que só nos dá trabalho e não contribui para a nossa felicidade. Se bem que comecei essa jornada ainda antes...

Passei por todas as divisões da casa, eliminei o que estava a mais e tentei criar um lugar para cada objecto.

Mas a questão que me coloquei depois disto, foi a seguinte: "Será que vou conseguir manter a casa assim?". Nem sempre é fácil, principalmente quando há crianças em casa. E também não quero que a minha casa pareça um museu, em que nada se possa tocar. É normal haver alguma desarrumação, mas sem entrar em exageros.

A verdade é que ter as coisas em ordem, permite-me ter mais tempo para fazer o que gosto: actividades em família ou ter tempo para mim mesma.

Entretanto, encontrei uns mandamentos no livro "Como simplificar a sua vida - viver de modo mais simples e feliz", que acho que vou adoptar. Adoro estes lembretes, pois ajudam-me a ter em mente coisas que considero importantes.

Eis os Mandamentos para Manter a Casa em Ordem:

1. Se tirares uma coisa, volta a pô-la no lugar.
2. Sempre que abrires algo, volta a fechá-lo.
3. Se te cair algo das mãos, baixa-te e apanha-o. (nota minha: sim, nada de deixar tralha espalhada pelo chão).
4. Se tirares qualquer coisa da parede ou do cabide, volta a pendurá-la. (nota minha: isto inclui a roupa que se usa durante o dia - ao chegar a casa deve de regressar ao cabide ou seguir para o cesto da roupa suja).
5. Se quiseres voltar a comprar algo, toma imediatamente nota. (nota minha: e verifica se o que queres comprar faz mesmo falta - não queremos acumular tralha, agora que nos livrámos dela).
6. Se precisares de mandar arranjar algo, fá-lo no prazo de uma semana. (nota minha: ok, sejamos realistas, vou esticar o prazo para 2 semanas - nem todas as semanas tenho tempo disponível para resolver tudo o que vai aparecendo - mas sim, quanto mais rápido melhor).
7. Limpa tudo aquilo que sujas (nota minha: sugestão da Marta Chan - ver comentários. A ideia dela é limpar de imediato, ao invés de deixarmos acumular sujidade).

Foto: Tracey Rapisardi Design

9 comentários:

  1. Como isto faz tanto sentido querida Mafalda :)
    Apesar de ser uma aficionada de coisas para casa ,aqui não há tralha ,tenho o que baste para haver funcionalidade e conforto .
    Se já não preciso dou a quem precisa e assim o meu mundo é melhor .
    Semana feliz :)
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  2. Agora é seguir os mandamentos! Eu acrescentaria: Limpa tudo aquilo que sujas. Facilita imenso limpar logo do que deixar acumular. Por exemplo, enquanto se cozinha lavar a loiça suja, varrer quase todos os dias um bocadinho ali e aqui. Enfim, manter mais ou menos a coisa limpa, ao invés de chegar ao caos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí está uma boa sugestão! Vou acrescentá-la ao post.

      Eliminar
  3. Falho logo no 1º item !
    Quanto aos outros, cumpro ( mais ou menos...).
    Obrigado, Mafalda e Marta Chan.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Os seus posts são deliciosos. Adoro o azul bébé do design do blog.
    Faça mtos posts, pois apesar de seguir vários blogs, provavelmente o da Mafalda é o meu preferido.
    Bjo
    Heloísa

    ResponderEliminar
  5. O difícil é partir para a prática. Boas ideias!

    ResponderEliminar
  6. Me ha encantado tu post, tienes cosas muy interesantes, felicidades por tu bloc. Te invito a visitar el mio, esta semana damos la bienvenida al verano con un monton de propuestas interesantes. Espero que te guste y te hagas seguidora y si ya lo eres gracias por tu visita. Elracodeldetall.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails