quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Uma dieta de sucesso ou como não desistir de um objectivo

Na televisão surgiam relatos de pessoas comuns, com dietas bem sucedidas. Na blogosfera, verdadeiros diários das aventuras e desventuras de quem queria emagrecer. E foi nesses casos comuns, que nos fazem acreditar que os nossos sonhos são possíveis, que a minha amiga D. se inspirou. Iria finalmente emagrecer!
 
Com o objectivo traçado, aproveitou a época da quaresma para pôr o seu plano em prática. Contudo, resolveu fazer tudo sozinha. Não consultou nutricionista (o que não significa que não o devesse ter feito), não tomou qualquer medicação, nem fez nenhuma dieta milagrosa e absurda. Pensou antes em alcançar o seu objectivo, com passinhos curtos mas firmes.
 
Qual a 1.ª fase da dieta? (Começou no final de Fevereiro de 2013)
a) A minha amiga D. começou a fazer mais refeições (deixando de estar tantas horas seguidas sem comer, evitava sobrecarregar o estômago às refeições principais). Passou assim a ingerir o seguinte:
a.1) Pequeno-almoço (antes saía de casa com o estômago vazio);
a.2) Lanche a meio da manhã (por ex. um iogurte com 2 bolachas);
a.3) Almoço;
a.4) Lanche;
a.5) Jantar.
 
b) Deixou praticamente de comer pão (só comia ocasionalmente).
 
c) Deixou de comer doces.
 
d) Nas refeições principais consumia uma menor quantidade de alimentos e começou a ingerir mais legumes.
 
O que se seguiu? (No mês de Maio de 2013)
Nesta fase a minha amiga começou a frequentar aulas de step, durante 1hora, 1 vez por semana. Pode parecer pouco, mas com 2 filhos pequenos foi a situação possível.
 
Como terminou? (Dezembro de 2013) 
- No espaço de 10 meses e pouco, a D. perdeu ao todo exactamente 20 Kg.
- Passou de um tamanho 48 para o 40!
 
O que faz para manter o peso perdido?
Continua a moderar no consumo de doces e de pão, a ingerir muitos legumes e a fazer ginástica 1 vez por semana.
 
Foi difícil alcançar este objectivo?
No início foi um sacrifício. Mas com o tempo, o organismo parece adaptar-se, fica-se saciada mais rapidamente com menos quantidade de comida. (Mas acreditem, a perseverança dela foi fundamental. Eu própria vi como ela cumpria tudo o que planeava, à risca).
 
O que mais a entristecia?
Os comentários parvos de algumas pessoas. Inicialmente arranjavam forma de a lembrar em como era gordinha. Com o tempo, as pessoas não acreditavam que fosse possível emagrecer só com força de vontade e dieta e lançavam suspeitas sobre isso, nomeadamente com comentários do género "Hum! Cá para mim ela deve andar a tomar comprimidos!". Quando tudo o que ela desejaria ouvir era algo do género "Boa! Estás no bom caminho! Continua."
 
Como superou estes comentários... «tristes»?
Tentava concentrar-se nos bons resultados, o que a deixava logo animada.
 
O que a motivou a não desistir do seu objectivo?
- Todos os dias «media» os seus resultados, ou seja, saltava para a balança. (Por vezes, pode não ser tão benéfico a pessoa pesar-se todos os dias, porque em alguns dias vai ter peso a mais. Mas a minha amiga, simplesmente não resistia).
- Ver o corpo a ganhar novas formas e assim aumentar a autoestima.
 
A mensagem a retirar daqui.
É possível emagrecer sem dietas malucas, mas com perserverança. Se os outros conseguem, é porque é possível! Está nas tuas mãos...
 
Claro que, tal como a minha amiga fez, deves sempre verificar se está tudo bem com a tua saúde e, se necessário, aconselhar-te com um médico (ela não teve ajuda médica, mas realizou análises antes e depois de ter feito a dieta e... estava tudo óptimo).
 
Foto: Michael Fludkov

7 comentários:

  1. Não faltam pessoas que não acreditam nos feitos dos outros, sem levantar a suspeita de terem algum truque obscuro e milagroso na manga...
    Bom exemplo!

    ResponderEliminar
  2. Ó Mafalda, este post hoje é diretinho para mim :) Obrigada! Estava mesmo a precisar de ler estas palavras! Um beijinho!

    ResponderEliminar
  3. História inspiradora esta. Fez-me muito bem! Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Muito inspirador, mesmo. Parabéns à tua amiga! 20 Kg é obra!

    ResponderEliminar
  5. Tudo se consegue com força de vontade :)

    ResponderEliminar
  6. Encontrei este blog por acaso, pelo Google, adorei!!!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails