quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Como não ficar tão em baixo, quando algo corre mal


M. chorava naquela tarde. O seu sonho de infância (ser enfermeira) parecia desvanecer-se no tempo. Terminara o curso havia alguns meses e emprego... nem vê-lo. Estava muito abatida, sem esperança no futuro, e culpando-se por ter gasto o dinheiro dos pais a estudar. Dizia "Afinal para quê? O diploma não serve para nada...". 
 
É muito difícil enfrentar situações do género, mas não impossível.
 
Que sugestões nos apresenta a Psicologia Positiva, perante este, ou outros problemas na nossa vida?
 
Eis como podes fazer:
 
1 - Define o teu problema.
Ex.: Não consigo arranjar trabalho.
 
2 - Quais as causas externas do teu problema?
Normalmente as pessoas mais pessimistas tendem a culpar-se exclusivamente pelo seu fracasso, recorrendo a expressões como "A culpa é toda minha!". Claro que deves saber quais as causas internas (por ex.: "não estava tão preparado para a entrevista, por isso vou treinar e para a próxima vou fazer melhor"), mas é importante para conservares a tua autoestima, procurares igualmente causas externas.
 
Ex.: No caso da M., um exemplo de uma causa externa, pela qual não tinha qualquer culpa, foi a crise económica e a consequente diminuição de procura de enfermeiros. Saber disso, fazia-a sentir-se menos culpada e com mais ânimo para ir à luta.
 
3 - Lembra-te que os teus problemas, muito provavelmente, são temporários.
Se necessário, lembra-te de problemas que tiveste no passado, que pareciam impossíveis de resolver, mas que acabaram por ser solucionados. Se pensares bem, irás aperceber-te que já passaste por várias situações do género. Os problemas actuais também passarão!
 
Ex.: Sejamos realistas, se a M. não desistisse de procurar, de se reinventar, de ser criativa, não iria ficar desempregada toda a vida. Até porque a crise também não durará para sempre.
 
4 - Observa outras áreas da tua vida em que as coisas correm bem.
As pessoas mais desanimadas tenderiam a dizer, "Pois, tudo me corre mal!". Aqui o que se pretende é que constates que apesar de uma área da tua vida estar a correr mal, há outras pelas quais podes sentir-te grata, como nas tuas relações amorosas, na tua saúde, na prática espiritual, nas tuas relações de amizade, etc.
 
Ex.: Apesar de tudo, a M. percebia que tinha amigos espetaculares que a apoiavam, tinha descoberto recentemente a meditação (o que tinha melhorado significativamente a sua saúde), tinha o apoio incondicional dos pais e tinha uma vontade enorme de aprender, de melhorar.
 
5 - Encontra algo de positivo na tua experiência negativa.
Pode parecer difícil, mas não é impossível. Trata-se de encontrar uma forma alternativa de ver o problema, mas de um modo mais optimista.
 
Ex. A M. inscreveu-se num curso de Inglês, porque pretendia melhorar as suas competências e assim candidatar-se a um trabalho no estrangeiro. O que a M. pensou na altura foi o seguinte: "Se não tivesse esta dificuldade em encontrar trabalho, jamais teria melhorado o meu Inglês! Para além disso, falar fluentemente Inglês, pode vir a ser bastante útil na minha vida".
 
Cá entre nós: a realidade superou este «reenquadramento positivo» que a M. fez.
 
Perante as respostas negativas face à procura de trabalho, a M. começou a procurar soluções alternativas. Fez o curso intensivo de Inglês, candidatou-se a um emprego na sua área, mas no estrangeiro. Conseguiu ser colocada no Reino Unido. Foi a oportunidade de conhecer um país novo, uma cultura diferente e... o seu namorado, com quem casou entretanto.
 
Quem diria? Nunca sabemos o que o futuro nos reserva e, se não fosse a falta de emprego a M. não teria tido as oportunidades que teve.
 
6 - Pratica o exercício de "O melhor futuro possível"
A verdade é que praticar este exercício (disponível neste link) ajudar-te-á a gerar ideias que te ajudarão a alcançar os teus objectivos, a contornar os obstáculos que vão surgindo e terás uma probabilidade maior de ser bem-sucedido.

E é assim. Por mais difícil que te pareça, o teu problema pode ter solução!

Quanto à M., hoje não chora. Tem um lindo sorriso nos lábios.

Foto: starlights

3 comentários:

  1. Gostei muito, acredito que haja muita gente nesta situação :( ai está uma boa ajuda ;)

    ResponderEliminar
  2. ... é esta a minha filosofia de vida! Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  3. Olá Mafalda

    Olhando para trás, para algumas situações da vida, na altura parece-nos que são problemas sem solução, não vemos uma saída, mas que já foram e resolveram-se!

    A forma como encaramos as coisas menos boas que acontecem é muito importante.
    É preciso "treino"! eh eh eh

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails