sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Post sobre as minhas imperfeições

Há dias escrevi sobre um quarto cheio de tralha, o pior recanto cá em casa. Coloquei uma foto, que apesar de antiga, demonstra a confusão nesse espaço. E coloquei a pior foto, justamente para fazer uma espécie de comprometimento em público, de que quero melhorar. É algo que quero organizar até ao final do ano.
 
Entre os comentários, recebi um que dizia: "Uffff, que alívio! cheguei a temer que fosses perfeita...". Depois disto, fiquei a pensar: "Mas será que passo a imagem de ser perfeita?". É que nada anda mais longe da verdade...
 
.......
 
Comecei este blog porque não me sentia feliz. Fartei-me de pesquisar sobre estratégias para aumentar a minha felicidade, e a verdade é que hoje me sinto mais feliz do que quando comecei.
 
Por vezes falo em depressão e em como reagir a ela, porque já passei por isso na adolescência, quando perdi a minha mãe.
 
Fartei-me de eliminar tralha, justamente porque a acumulei durante anos. Precisava de me sentir mais leve, e é assim que me sinto à medida que vou fazendo progressos.
 
Por vezes não gosto de uma ou outra coisa em mim e isso deixa-me insegura. Então tento aprender, tento melhorar. O importante é não ficar de braços cruzados.
 
De início não fazia grandes contas à vida e esperava pagar o empréstimo da casa durante quase toda a minha vida. Até que quis aprender sobre finanças pessoais, e fazendo uma gestão mais eficiente, consegui que no presente me faltem 6 anos e pouco para me livrar das dívidas.
 
A minha maior imperfeição é ser muito stressada. Ainda hoje ando a aprender a lidar com o stress. Mesmo que não tenha alcançado este objectivo, não desisto.
 
Confesso que por vezes sou realmente perfeccionista, o que é um erro. De cada vez que assumo essa postura acabo por me sentir infeliz. Não gosto da sensação.
 
.......
 
Felizmente que apesar destas imperfeições todas, tenho uma qualidade: a persistência (no desejo de aprender e de melhorar). Posso ter mil problemas e repetir erros idiotas, mas deixei de me recriminar. Aceito mais facilmente a situação e tento melhorá-la.
 
Dou aqui imensas sugestões para melhorar um ou outro aspecto da vida. Normalmente faço-o, porque pesquisei sobre o assunto. Se algo foi comprovado que resulta com muitas pessoas, também pode resultar connosco. E cada um que por aqui passa é livre de aproveitar alguma ideia ou até de não aproveitar nenhuma. Mas o meu desejo é que quem leia este blog, saia um pouco melhor do que quando chegou.
 
E nesta minha caminhada, em que falo dos meus fracassos, mas também dos meus sucessos, os meus únicos objectivos são: ser mais feliz e contribuir para a felicidade de quem me lê. A perfeição é algo que definitivamente não ambiciono.
 

15 comentários:

  1. Bom dia! Adorei o post pois identifico-me com cada palavra!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Mafalda pelos teus posts, pelas pesquisas que fazes e partilhas de uma forma amorosa com todos nós. Sem os teus posts e reflexões, os nossos dias seriam menos.
    Bem sei que não procuras a perfeição (brrrr!!!), mas sim melhorar-te. Os sofrimentos por que já passaste (e que relataste por aqui) não te endureceram o coração (como tantas vezes acontece), pelo contrário, tornaram-te mais sensível e próxima dos que no dia a dia amargam a sua existência: reclamam porque a rosa tem espinhos, sem enxergar que os espinhos têm rosas. Os teus posts ajudam a mudar o olhar e o sentir, a alegrarmo-nos com as rosas, sem esquecer o cuidado ao lidar com os espinhos.

    OM Shanti

    "Aqueles que passam por nós,
    não vão sós, não nos deixam sós.
    Deixam um pouco de si,
    levam um pouco de nós."

    Antoine de Saint Exupéry

    Mário R.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo teu contributo e muitas felicidades.

    ResponderEliminar
  4. Minha querida ,como é bom ter te deste lado :)
    Adorei este post e relaciono me bastante ;)
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  5. Mafalda querida, desejo um Natal Iluminado e um 2014 de Muitas Projeções!
    bj carinhoso
    Sandra Portugal
    www.projetandopessoas.com.br
    @Projetapessas
    www.facebook.com/Projetandopessoas

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Não a conheço, mas descobri o seu blog, porque precisava de algo que me animasse.
    Lendo, identifico-me consigo.
    Gostava muito de poder pedir-lhe um apoio para algo que está a acontecer comigo, mas em particular, sim?

    Boas Festas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás à vontade Lua. Podes falar comigo particularmente, através do e-mail do blog.
      Beijinho e boas festas.

      Eliminar
  7. Passei para desejar um Feliz e Santo Natal com muita saúde, beijinhos com muito carinho meus e da Luaninha

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    Acabei de descobrir o seu blog agora mesmo e identifico-me muito consigo.
    Existe uma frase neste seu post que me deixou muito curiosa e esperançada. Será muito abusivo da minha parte perguntar-lhe o que fez e como, relativamente ao empréstimo da casa para agora lhe faltar tão pouco para acabar de a pagar? É que esse tema interessa-me bastante pois também eu não queria passar o resto da minha vida a pagar o empréstimo ao banco.

    Obrigada.

    Márcia Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia. Dá uma espreitadela neste post: http://manualdafelicidade.blogspot.fr/2013/09/a-minha-luta-para-me-livrar-do.html
      Lê também os links que lá coloquei. Nos mesmos estão a explicação de tudo.
      Beijinho

      Eliminar
    2. Olá Mafalda, Muito obrigada, estou a adorar o teu blog.

      Felicidades,

      Márcia Costa

      Eliminar
    3. Mafalda,
      De cada vez que renegociavas o prazo do teu crédito fazias nova escritura, certo?
      Será que me podias dizer mais detalhadamente quais foram os teus passos para ires abatendo a divida?

      Beijinhos,
      Obrigada

      Eliminar
    4. Não me lembro de ter feito nova escritura, sinceramente.
      Os passos para ir abatendo, foi pura e simplesmente poupar. Mas lê o livro que te indiquei, certamente ir-te-á ajudar.
      Beijinho.

      Eliminar
  9. Obrigada Mafalda,
    já estou a tratar da compra do livro.
    E de contrato na mão lá vou começar por correr todos os bancos para ver qual me oferece a taxa mais baixa (SPREAD, Taxa de contrato e TAE).

    Obrigada por me inspirares.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Revejo-me muito neste post. Sou super stressada e perfeccionista (principalmente com a casa/limpezas) e acredito que estas duas características são as que me trazem td o k há de infeliz na minha vida. Se conseguisse mudar axo k seria mt mais feliz e faria os outros mto mais felizes! :(

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails