quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Como participar em actividades culturais (com pouco dinheiro)


Lia ontem no Metro que os portugueses são dos cidadãos da União Europeia que menos participam em actividades culturais e é o país onde há menor interesse pela leitura (dados do Eurobarómetro).
 
Isto é uma pena e sabem porquê? Porque foi comprovado que as actividades culturais contribuem para a nossa felicidade. Numa investigação norueguesa a quase 51 mil adultos, concluiu-se que (passo a citar um antigo post): "Actividades como tocar instrumentos musicais, pintar quadros ou ir regularmente a galerias de arte, museus e teatros podem aumentar a felicidade, diminuir a ansiedade e depressão e, em consequência, melhorar o estado de saúde". Acreditam que são justamente os países mais felizes do mundo, aqueles que participam mais neste tipo de actividades?
 
Apesar de algumas actividades serem caras, acreditem que com criatividade podemos ter acesso a muitas actividades gratuitas. Falo por mim... eu e a minha família, só nos últimos tempos, passeámos num parque cheio de esculturas de artistas de renome, fomos a um museu, assistimos a uma peça de teatro, vimos um espectáculo de palhaços (às tantas até fui assistente do dito cujo... só comigo!), assistimos a um concerto de uma pequena orquestra... tudo isto gratuitamente!
 
A verdade é que espectáculos deste género encontram-se divulgados pelas Câmaras Municipais (online ou nos seus boletins informativos). Também no site Boas Notícias costumam disponibilizar informação sobre actividades culturais gratuitas, um pouco por todo o país. Muitos Museus e Palácios disponibilizam a entrada gratuita em dias especiais (normalmente ao Domingo de manhã) e, claro, no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (a 18 de Abril - só este ano existiam 490 actividades gratuitas a decorrer por todo o país). E quanto a livros grátis, há vários disponíveis nas Bibliotecas mas também online.
 
Claro que a fraca participação neste tipo de actividades, pode dever-se a simples desinteresse. Mas, por vezes o que falta é dar o primeiro passo e experimentar. E se gostamos... descobrimos um mundo novo que nem imaginávamos.
 
Foto: David Diaz

3 comentários:

  1. concordo plenamente que estas actividades aumentam em muito o nosso grau de felicidade. ajuda a quebrar a rotina e isso é fundamental em periodos menos positivos! há imensas actividades gratuitas em todas as cidades! é só procurar mesmo! eu digo muitas vezes que o facebook melhorou em muito a minha vida fora de casa porque é uma otima ferramenta para ver vários eventos! é querer e fazer! seja teatro ou exposições é procurar que tem! e fazem-nos tão bem :)
    ***

    ResponderEliminar
  2. e que ninguém me venha falar que não vão a Concertos e a Museus ouExposições por causa do bilhetinho que têm de pagar !
    Quando há concertos de música barulhenta ou futebol tudo se enche com entradas a um preço incomparavelmente mais caro !

    ResponderEliminar
  3. Ótimas dicas, é uma questão de hábito, e é mesmo tão bons esses passeios.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails