sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Quero ser mais feliz, mas por onde começo?


Esta é uma pergunta que me fazem frequentemente, pelo que resolvi fazer um post só sobre o assunto.
 
Em primeiro lugar, e isto é uma boa notícia, 40% da tua felicidade depende unicamente das actividades que intencionalmente escolhes praticar. Ou seja, está mesmo provado pela ciência que, se quiseres, podes aumentar a tua felicidade.
 
Vamos então à prática. Em primeiro lugar, deves conhecer as estratégias que, comprovadamente, podem aumentar a felicidade (conhece-as lendo este post).
 
Claro que todos nós somos diferentes, pelo que algumas estratégias resultam melhor com umas pessoas, enquanto que outras são mais felizes com outras. Assim, em segundo lugar deves tentar descobrir quais as estratégias/actividades que têm mais probabilidade de te fazer feliz. Para isso, realiza este teste.
 
Em terceiro lugar, deves selecionar uma actividade ou duas daquelas que têm mais hipótese de te fazer feliz e praticá-la(s) no teu dia-a-dia.
 
No meu caso, as actividades que têm mais propensão para me fazer feliz são por exemplo «saborear as alegrias da vida». Assim, diariamente tento estar mais atenta aos pequenos prazeres da vida e tento repeti-los sempre que posso.
 
Outra actividade que resulta comigo é praticar as chamadas «actividades de fluxo», ou seja, aquelas tarefas nas quais até nos esquecemos do tempo a passar, por serem uma verdadeira paixão. No meu caso, trata-se da investigação sobre a felicidade, o que envolve pesquisa e a escrita neste blog. Adoro! Todos os dias tento envolver-me um pouquinho.
 
Um último exemplo, é o «comprometimento com objectivos». No meu caso, o objectivo no qual presentemente estou concentrada, é na eliminação de tralha, em casa e no trabalho. Na realidade tenho em vista um objectivo maior, o de reduzir o meu stress e de aumentar o tempo disponível para actividades mais prazerosas. Assim, praticamente todos os dias, faço uma tarefa pequenina relacionada com este objectivo.
 
O que deves ter em conta quando começares:
a) Deves escolher uma tarefa bem pequenina e fácil, que saibas à partida que tem uma elevada probabilidade de te fazer feliz. A verdade é que serão os pequenos sucessos alcançados diariamente, que te motivarão a continuar. E, a longo prazo, irão mudando a tua vida;
 
b) Certifica-te que todos os dias praticas alguma actividade para te fazer mais feliz. A ideia é que, com a repetição, esta prática se torne um hábito. Com isto irás ter a possibilidade de alterar os percursos neuronais do teu cérebro, de forma a agires/pensares como as pessoas mais felizes;
 
c) Dentro da mesma estratégia (por ex. «saborear as alegrias da vida») tenta variar a actividade que praticas. A verdade é que o ser humano rapidamente se adapta a uma actividade, mesmo prazerosa, por isso tem mesmo de introduzir alguma novidade. Por exemplo, posso adorar comer patê de sapateira, mas se o fizesse a todas as refeições, provavelmente deixaria de o apreciar. É preferível alternar com outras coisas. Posso também gostar muito de escrever no blog, mas até um certo limite. Se passasse o dia inteiro a escrever, talvez ao fim de um tempo já não lhe desse o valor que dou. Estás a ver a ideia? Se tiveres um sonho por concretizar, realiza todos os dias uma tarefa para o alcançares, mas vai variando a tarefa. Assim, conseguirás apreciar verdadeiramente a jornada;
 
d) Com o tempo vai introduzindo novas actividades na tua rotina. Podes até ir experimentando algumas que não tens a certeza se te farão ou não feliz (eu por exemplo experimentei fazer um diário de gratidão, mas para ser franca não resultou muito comigo, pelo que eliminei essa actividade - mas por vezes, há tarefas que nos surpreendem e que, para nossa surpresa, nos fazem mais felizes).
 
E é assim. Passinho a passinho, aos poucos podes ir melhorando a tua vida. A felicidade não tem de estar num futuro longínquo - será mais fácil ires ao encontro dela se souberes ir apreciando a jornada. Em suma, como diz o título deste blog: a felicidade é o caminho.
 
Foto: Kashif John

4 comentários:

  1. É isso mesmo, passo a passo é o que tento sempre fazer. Nem sempre são dias bons mas penso logo no que vou fazer a seguir e que realmente me vai fazer sentir bem.

    Um beijinho e continua a ser feliz

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga. Uma verdadeira aula sobre felicidade. Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro o seu blog, o post veio a calhar. Estou na busca por uma vida mais feliz e de qualidade. Sou grata por compartilhar conosco os resultados de suas pesquisas e interesse no assunto. Estarei a ler isto com calma.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Um post verdadeiramente inspirador!
    Lições valiosas e a ter em conta!
    Muito obrigado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails