quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Culinária afectiva - marmelada de Outono


Quem não gosta de provar comida que nos recorda bons momentos?… a canjinha da nossa mãe, as rabanadas do Natal, as broas da tia Matilde, a sopa que provámos naquela viagem… A verdade é que esta não é uma comida qualquer. Trata-se de comida afectiva. Comida que nos traz boas recordações, que nos faz reviver momentos felizes.

Cá em casa gosto muito de cozinhar comida típica da época. Para além de recordar a minha infância, quero transmitir os costumes da família à Letícia (aliás, já falei neste post e também neste, sobre o contributo das tradições familiares na felicidade das crianças). Assim, há dias tivemos um desses momentos, daqueles que criam lembranças pela vida fora.
 
Como sabem esta é a época dos marmelos. Pedi, assim, ao meu pai para arranjar alguns. Juntámo-nos na casa dele para fazer marmelada. Ficou uma delícia! A Letícia adorou e nós também. Foi mais que cozinhar, foi mais que comer. Foi cumprir a tradição da família e aproveitar cada minutinho juntos.
 
Aproveito para partilhar a receita convosco:
 
MARMELADA DE OUTONO
 
Ingredientes:
700 g de açúcar (na maioria das receitas usa-se 1 kg, mas eu prefiro menos, para não ficar enjoativo)
1 kg de marmelos (peso após os marmelos estarem descascados e cortados em pedacinhos)
1 pau de canela
 
Receita:
Descasca os marmelos, retira-lhes o caroço e corta-os em pedacinhos. Lava-os muito bem.

Coloca-os na panela de pressão juntamente com 1 copo e meio de água. Deixa ferver durante 5 minutos.

Retira do lume e passa os marmelos com a varinha mágica, de modo a ficar cremoso, sem pedacinhos.

Adiciona o açúcar e o pau de canela. Liga novamente o fogão, com lume baixo, e vai mexendo o conteúdo com uma colher de pau (aconselho a que não seja muito pequena). O objectivo é que a marmelada engrosse e adquira o suave aroma da canela.

Para saberes se a marmelada já está pronta, faz o «teste da palhinha».  Retira um pedacinho para um prato e espalha-a um pouco. Faz um risco no meio da marmelada, com uma palhinha de plástico. Se passado uns segundos esta voltar a unir-se é porque ainda não está pronta. Se parecer mais espessa e se mantiver separada é porque está no ponto.

O tempo em que temos de estar a mexer, em lume baixo, é de aproximadamente 30 minutos (isto para a marmelada solidificar). Contudo, eu gosto de uma marmelada que não fique totalmente sólida, prefiro uma textura de doce. Neste caso não é necessário estar os ditos 30 minutos a mexer, mas ainda assim, no «teste da palhinha» a marmelada deve manter-se separada.

Bom apetite! Acredita, esta receita é uma verdadeira delícia.
 
Foto: Mafalda S. - Marmelada de Outono

3 comentários:

  1. Adorei o título,Culinária Afetiva, foi inspirador, dos doces de infância um dos afetivos é uma receita de minha mãe de Geléia de Mocotó, uma delícia. (mocotó de vaca que são as patinhas onde vem o tutano). Foquei curiosa sobre o fruto do Marmelo, foi pesquisar. Abs.

    ResponderEliminar
  2. Descobri hoje este blog e estou a achar muito, mesmo muito interessante :) espero com o tempo ir lendo as publicações mais antigas. Adoro marmelada, fazer doces e a ideia de ensinar as crianças estas pequenas coisas que nos fazem felizes.

    Boa continuação
    Sónia
    www.tantolixotantoluxo.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails