terça-feira, 1 de outubro de 2013

Como passar um dia num SPA, sem sair de casa...

Por vezes sentimo-nos tão cansados e stressados com a correria diária, que necessitamos mesmo de fazer uma pausa. O ideal seria passar por um spa… relaxar, abstrairmo-nos dos problemas, no fundo recarregar as energias.
 
Contudo, os Spa’s podem ser bastante dispendiosos. Por isso, nada melhor do que fazer um “spa day” em casa, ou seja um dia em que aproveitarás os benefícios de um spa, mas no teu próprio lar.
 
Aqui ficam as dicas para a preparação de um “spa day”:
 
1- Agenda o teu “spa day” – Isto significa que deves seleccionar um dia na tua agenda (um dia de folga ou de férias) em que possas dedicar-te totalmente a cuidar de ti mesmo(a).
 
Deixa tudo orientado no trabalho. Ah! E não te esqueças de deixar clara a mensagem de que só te poderão contactar em situação de real emergência. De resto estarás indisponível.
 
2- Faz uma limpeza e organização prévia em casa – É importante que não haja tralha espalhada pela casa e que tudo tenha um ar limpo e ordenado. A ideia é que a tua casa transmita uma sensação de calma e bem-estar, tal como num spa.
 
 
3 - Faz um plano para esse dia – Não precisas de ir ao pormenor, mas é importante que planeies a forma como queres passar o teu “spa day”, aquilo que gostarias que acontecesse (o tipo de tratamentos, quais as actividades de descontracção, se vais estar sozinho(a) ou acompanhado, etc.). Isto dar-te-á uma ideia dos preparativos que terás de fazer.

4 - Organiza os materiais necessários – Vais precisar de criar um cenário relaxante, que desperte todos os teus sentidos. Para isso recorre a materiais como velas, pétalas de rosa, CD’s de música calma, um bom livro, etc.

Para os tratamentos reúne sais de banho, óleos essenciais, produtos de beleza (alguns até podes fazer em casa, como máscaras de beleza, basta pesquisares um pouco), toalhas de banho, roupões, etc.

Para as tuas refeições tem os ingredientes à mão (incluindo as pequenas, como o lanche).

O importante é que deixes tudo organizado para não perderes tempo à procura do que precisas. A ideia é teres um dia tranquilo, sem stress, e não o contrário.




 5 - Acorda de forma relaxada – O ideal seria acordares sem o despertador, mas se isso significa que vais levantar-te demasiado tarde, programa-o para acordares ao som de uma música suave.

Aproveita para tomares um pequeno-almoço mais demorado, leve e nutritivo. Coloca uma boa música e toma-o na tua parte favorita da casa (o meu ideal é sentar-me na varanda, observar a paisagem, enquanto ouço Michael Bublé).


6 - Desliga-te das novas tecnologias e de estímulos externos – Hoje é um dia para te abstraíres dos problemas e para evitares interrupções. Não comeces a manhã a assistir más notícias na TV. Só por hoje, esquece também o telemóvel, o e-mail, o facebook… é dia de pensares só em ti.


7 - Veste roupa confortável – Escolhe algo com que te sintas bem e que te transmita boas energias. Nota que para ser confortável, não significa que tenha de ser feia, como uma roupa que usarias para fazer limpeza. Podem ser umas leggings e uma t-shirt, um vestido, um fato de treino… o que mais te agradar.

8 - Faz alguns alongamentos ou passeia pela Natureza – O importante é que te exercites, mas de forma relaxante. Que tal experimentares umas posturas de yoga? Que tal uma caminhada num jardim ou junto à praia? Usa a imaginação, mas exercita-te um pouco.



9 - Prepara refeições saudáveis – Selecciona previamente os teus menús, para teres os ingredientes à mão. Escolhe refeições saudáveis, deliciosas e fáceis de confeccionar (porque não uma refeição vegetariana? algo reconfortante? algo “gourmet? um chá relaxante para uma das refeições mais leves ou a tua sobremesa ou bebida favorita após os tratamentos de spa?). O ideal é associares a saúde ao prazer.

10 - Faz os tratamentos de spa – Toma um banho de imersão relaxante (daqueles com sais, pétalas de rosa e uma musiquinha agradável de fundo). Aproveita para cuidares de todo o teu corpo, o que pode incluir:
- tratamentos de corpo e rosto (limpeza, esfoliação, aplicação de máscaras, hidratação, etc.);
- tratamentos de cabelo;
- depilação e arranjar das sobrancelhas;
- limpeza mais profunda dos dentes;
- sessão de manicura e pedicura.

11 – Utiliza técnicas de massagem – Podes pensar que em casa é impossível incluir a massagem no teu “spa day”, mas tal não é verdade. Se estiveres com o(a) teu(tua) companheiro(a) podem fazer massagem um ao outro. Mas, se estiveres sozinho(a) podes praticar técnicas de auto-massagem (descritas em livros e até na internet, basta pesquisares). Se tiveres uma banheira de hidromassagem, é a altura ideal para lhe dares uso.

12 – Medita – A meditação é uma excelente forma para controlar o stress e a ansiedade, daí que acho importante incluí-la num “spa day”. Se não souberes como praticá-la lê este post. Um outro exercício interessante é praticares visualização criativa, concentrando a tua imaginação em alguma situação relaxante ou imaginando o melhor futuro possível para ti.


13 – Vê um bom filme, lê um livro interessante ou ambos – Nada melhor para terminares o teu «spa day»: um bom filme, seguido de uma boa leitura… talvez acompanhados pelo teu snack favorito.

14 - Sentir-te-ás outro(a) quando a família chegar a casa – Estende o teu humor positivo a quem te rodeia. Assim que chegarem a casa, que tal conversares de forma mais positiva, praticares actos de gentileza para com eles, realizares alguma actividade agradável conjunta. Aproveita as tuas boas energias, para as transmitires a quem mais amas.

Fotos: 1-trianglerebath.com; 2 - Teddy Rised; 3 - John K 4 - Mallix; 5 - Thinkstock.

3 comentários:

  1. Eu faço isso de vez em quando. Não vou trabalhar (o meu trabalho assim o permite), fico em casa e dedico o dia a mim. Muito bom!

    ResponderEliminar
  2. Estou precisando seriamente de um spa desses em casa.Vou me programar com suas dicas para realizar um na próxima semana. A gente cuida de tanta coisa e esquece de um tempo só para si. Adorei o post.

    Beijos,
    Josy Santos
    http://muraldajosy.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails