quarta-feira, 30 de outubro de 2013

5 passos para te libertares da tralha diariamente

Há dias falei-vos do meu mês anti-tralha, ou seja, das áreas que consegui organizar cá em casa, no espaço de 30 dias.
 
Já aqui tinha falado que sou adepta do método dos "passinhos de tartaruga", ou seja, fazer um pouco em cada dia, e aos poucos alcançar o meu objetivo maior (por ex.: organizar hoje uma gaveta, amanhã uma prateleira, até conseguir destralhar toda a casa). Claro que uns dias tenho mais vontade que noutros e a dimensão da tarefa que escolho depende um pouco disso. Mas para quem anda sempre numa correria como eu, fazer um pouco de cada vez, parece-me a solução ideal para organizar.
 
De qualquer modo, há sempre 5 passos que costumo seguir, para me libertar da tralha - passos esses que me permitem alcançar os meus objectivos e me motivam a continuar. Ei-los:
 
1 - Esvazio por completo a «unidade» (ou seja, a gaveta, a prateleira, etc.) a organizar. Isto permite-me analisar todo o conteúdo de uma vez;
 
2 - Limpo cuidadosamente a «unidade» de modo a ficar com um bom aspecto e com cheirinho a limpo;
 
3 - Separo o conteúdo que estava no interior da «unidade», em montinhos, de acordo com a orientação seguinte:
a) a manter;
b) para doar (este montinho nem sempre é necessário, como no caso da papelada do escritório);
c) para deitar fora;
d) para a «caixa das dúvidas» - tratam-se de objectos que tenho realmente dúvidas se devo manter ou não. Costumo guardá-los numa caixa que guardo no sótão. Periodicamente vou espreitá-la e se não tiver usado nenhum destes objectos, deito-os simplesmente fora.
Nota: há quem crie um outro montinho, o dos objectos para vender, e depois os vendam por exemplo em sites da Net. Mas, no meu caso, nunca experimentei fazê-lo;
 
4 - Organizo o conteúdo a manter, tentando reunir objectos semelhantes na mesma «unidade» ou em unidades próximas (por exemplo a papelada da minha casa, ao invés de andar espalhada, está toda reunida num único dossier). E, sempre que posso, recorro a organizadores dentro das próprias «unidades».
 
5 - O último passo é celebrar as pequenas vitórias. Vou espreitando os bons resultados do que vou fazendo, pois o facto de ver uma prateleira toda organizada e com bom aspecto, motiva-me a fazer mais.
 
E assim, passo a passo, mesmo para quem não tem muito tempo disponível, vão-se alcançando resultados.
 

4 comentários:

  1. Obrigada, Mafalda. Suas dicas são sempre muito úteis e seu jeito de escrever muito agradável!
    Um abraço.
    Tania

    ResponderEliminar
  2. Gostei das sugestões!Eu tb tenho tentado destralhar, com passos tímidos

    ResponderEliminar
  3. Oi, Mafalda!
    Realmente a correria diária tem nos deixado sem tempo.
    Gostei muito das dicas. Irei adotar esse método.
    Obrigada por compartilhar!
    meninadacasarosa.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  4. Também sou adepta do fazer um bocadinho todos os dias, mas confesso que ainda tenho muita dificuldade em destralhar, mas aos pouquinhos eu chego lá.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails