quinta-feira, 15 de agosto de 2013

As férias em fotografia: Espanha - País Basco


Sábado de manhã, não muito cedo, não muito tarde. Partimos para a nossa road trip pela Europa. Saímos nas calmas, sem stress. Tínhamos planeado tudo antecipadamente, onde ficar, a duração aproximada da viagem, o que levar...
 
Não tinha grandes expectativas sobre Espanha. Vou ser sincera, na sua maioria este país parecia-me mais um "deserto" que outra coisa, com aquelas extensões de terreno alaranjado. Memórias de outras viagens... Mas fiz bem em parar pelo país basco e em conhecer mais de perto a região. Afinal, o país de nuestros hermanos consegue ser um lugar fantástico!


San Sebastian (ou Donostia, em língua basca) é uma cidade mágica. Dotada de uma cultura muito própria consegue reunir o velho com o novo, o mar com a serra, o campo e a cidade. Tudo está traduzido em duas línguas, o Espanhol e o Basco (desta última não percebo uma palavra que seja...).


A luz da tarde dá um ar muito romântico à cidade. Passeámos calmamente a pé, para conhecer um pouco daquela terra misteriosa.
 

Este é um dos parques por onde passámos. Impecavelmente arranjado: nota-se que é feita manutenção periódica e não há qualquer sinal de lixo pelo chão. Esta imagem representa o topo de uma queda de água e ao fundo podem ver um pequeno lago.
 
Também adorei os parques infantis. Com equipamentos realmente divertidos para as crianças (não como na minha cidade, em que nem as crianças percebem como utilizar algumas diversões). Estavam igualmente bem cuidados e tinham sempre bancos para os pais junto dos equipamentos. Em redor, vegetação luxuriante.

A Letícia fez imediatamente amiguinhas. Até a foram cumprimentar, quando nos encontraram a jantar.


A praia é pequena, mas linda. Nunca imaginei que as ondas seriam tão baixas, a água tão morna e que às 8h da noite ainda estivessem quase 30.ºC.
 
Espreitem só o jardim que dá acesso à praia, como está bem cuidado.
 


Parece o paraíso. Num segundo temos o pé na relva, no outro já estamos na areia.

 
E eis que o oceano surge no seu encanto, com pessoas a mergulhar até bem tarde. Também não vi aquelas multidões de pessoas que se amontoam na praia. Aqui há mais calma.


Mas como disse, esta é uma terra de contrastes. Tem vegetação que lembra Sintra. As ruas estão bem cuidadas e cheias de verde (quase) como em Vilamoura. Tem uma zona cheia de animação como Albufeira. Apesar de ter uma temperatura amena todo o ano, há Invernos em que neva.
 

E as casinhas na montanha, lembram mesmo, mesmo os Alpes. Mas não, aqui ficam os Pirinéus.


O que achei estranho foi a hora tardia do jantar. Até parece que por aqui só jantam às 21h (graças a Deus que havia a diferença horária, para nós ainda eram 20h).
 
Os restaurantes com design muito bonito e impecavelmente limpos, têm as famosas tapas ao balcão (aqui chamadas de "pintxos"). Há imensas explanadas, onde famílias jantam, saboreando a brisa que vem da rua.
 
Contudo, a minha opinião sobre a comida espanhola ainda não mudou... a nossa é francamente melhor. A sensação que tenho é que não sabem usar bem o tempero e usam muitos elementos "artificiais". Já a nossa comida parece-me mais saudável e não é difícil comer bem onde quer que nos encontremos. Os preços são semelhantes, mas pareceu-me que em Espanha conseguem ser mais convidativos.
 
A entrada foi aquela salada de legumes e atum (meio insonsa, diga-se). Ao lado está uma das sobremesas. Um pudim flan, com chantilly daquele que deve ser vendido em garrafa. Também provámos uma espécie de flan de morango, mas adicionaram-lhe chantilly (aqui gostam de chantilly, isso é um facto) e um molho verde que sabia a mentol (coisa estranha... e não era aquela delícia).
 

Para prato principal queríamos experimentar a famosa paella, mas como era o único na ementa que não trazia preço, decidimos não arriscar (não queríamos ir à falência logo no início da viagem). Optámos pelo que acho que se chamava "Bacalhau à Biscaia". Este bacalhau não era seco e depois demolhado, como costumamos utilizar. Era cozinhado tal e qual como vem do mar e estava delicioso! Era altíssimo e nada salgado. Pena o molho. Notava-se que era pura polpa de tomate de frasco.
 
Bem, valeu o ar acolhedor do restaurante e a simpatia dos donos. Ainda estivemos a rir-nos com as diferenças linguísticas entre os nossos países. Nós percebíamos praticamente tudo o que diziam e eles viam-se "gregos" para nos compreender.
 

Percorremos mais um pouco as ruas da cidade. Senti-me mesmo mais feliz aqui. As pessoas pareciam calmas, descontraídas, sorridentes. E suspeito que não fosse só por estarem de férias. O ambiente transmite-nos essas sensações. Tudo parece limpo e organizado. Há flores e vegetação por todo o lado. E caminha-se sem stress, pois não há amontoados de pessoas. Há música pelas ruas, que vêm das explanadas dos cafés. O ar marítimo, a serra... Foi a cidade que mais gostei de toda a minha viagem.
 
Prometemos que um dia havemos de regressar. Há muita coisa para visitar. Palácios, museus, um aquário, o porto da cidade, a catedral, o rio que desagua no mar, uma ilha, o centro histórico, as igrejas... Aqui perto existem ainda parques e grutas por explorar. A vida cultural também é intensa, com animação de rua, teatro, um festival de cinema, um dos melhores festivais de jazz da Europa... A promessa está feita! Regressaremos um dia.
 
Ficámos num hotel muito giro. Havia esculturas engraçadas por todo o edifício e jardim (se bem que logo debaixo da janela do nosso quarto, havia a estátua de um tipo que tinha  rabo ao léu... fartámo-nos de rir). A vista em frente era mais vegetação ao estilo Sintra.
 

Mais estatuetas do hotel.



O interior também tinha uma decoração que surpreendia. Reunia um colorido juvenil e móveis modernos, com objectos de decoração antigos. Em cada recanto havia algo giro a decorar, incluindo nas paredes.
 

O que continuo a não compreender nos espanhóis, é o porquê de não perceberem uma palavra em português. Temos de falar sempre em inglês. Será que temos mais vocação para as línguas? (ligeira provocação da minha parte). Por outro lado, creio que os portugueses ainda não descobriram este pequeno paraíso. O único carro português que vi por aqui, foi mesmo o nosso.

E que ideia é essa dos estrangeiros (não estou a falar dos espanhóis), pensarem que somos uma província de Espanha? Um austríaco ao ver o nosso carro com um "P" na matrícula, pensou que éramos da Polónia. Não o fez por mal, que o rapaz era extremamente simpático. Mas sim, Portugal é um país, que aliás agora valorizo mais.
 

Adiante. Passámos também por aldeias encantadoras, já fora de San Sebastian. Estão a ver a igreja da foto? Há aldeiazinhas todas com essa pedra, muito pitorescas e bem arranjadas. Parecem saídas de um cenário de cinema.
 
 
Deixámos Espanha, com o desejo de conhecer mais. Creio que subestimámos um país, afinal cheio de encanto. Mas sem dúvida que temos de nos orgulhar da nossa comida, ah, e do nosso café. Mesmo passando por todos os outros países, tenho a certeza que temos uma das melhores gastronomias do mundo. A sério, que temos.
 
Fotos: Mafalda S. - Espanha, País Basco

14 comentários:

  1. Mafalda, há muito que não te visito... coisas da vida...
    hoje fiquei em casa (eles foram para a praia) e lembrei-me de ti e resolvi passar por cá.
    Adorei saber que estas de ferias a viajar pela europa. Adoro viajar em especial de carro com oportunidade de conhecer com mais cuidado e tempo os lugares,as pessoas e os seus costumes. Eu tb não entendo porque dos espanhois não entenderem a nossa lingua, cá para mim eles ainda estão a engolir aqueles momentos em que apanharam no "pêlo" dos portugueses... digo eu... mas eu sou suspeita porque (vou dizer-te baixinho) não gosto dos espanhois. Espanha tem lugares muito bonitos e eu já tive o privilegio de conhecer alguns, mas o Pais Basco não conheço e pelas tuas fotos parece ser imperdivel.
    Mafalda, desejo-te continuação de umas excelentes férias e viagens seguras.
    Partilho da tua opinião: Portugal é um pais fantástico e tem das melhores gastronomias do mundo... e os portugueses são um bom povo! Digo mais, os portugueses quando estão fora do seu pais ainda dão mais do seu melhor. Nós não só recebemos bem no nosso pais como somos excelentes "convidados" nos outros paises.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mafalda comentei com este nome estranho , mas sou eu a Dadinha do Histórias.
      Beijinhos adorei as fotos

      Eliminar
  2. Não conheço,mas adorei as tuas fotos e a tua descrição, dá vontade de um dia ir conhecer.
    Também tenho a mesma opinião em relação aos espanhóis, acho que não se esforçam nem um bocadinho para nos compreender, foi essa a sensação que tive das vezes que estive em Espanha, quanto a comida e ao café não há comparação possível.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não conheço, mas deixaste-me muito curioso para saber mais sobre o País Basco!
    Fantástico post, obrigado!

    Bjs e boa viagem!

    ResponderEliminar
  4. Nossa, que maravilhosa viagem fiz aqui!! Há lugares fantásticos pelo mundo afora...adorei este passeio cultural, fez aumentar a minha vontade de conhecer estes lugares lindos!!

    Beijinhos!!♥

    ResponderEliminar
  5. Que fotos lindas! A Espanha é um país que nunca tinha me despertado muito interesse por conhecer, mas esse post foi uma grande inspiração! Adorei saber que faz 30 graus à noite, adoro calor e praia.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. Ai, Mafalda !
    Nunca estiveste na Galiza ???
    Lá, para além de nos entenderem um pouco, as belezas naturais e as cidades ou pueblos são todos de grande beleza e com uma gastronomia mais próxima da nossa.
    Todo o Norte de Espanha é um encanto !
    Admirei imenso esta tua postagem.
    Faltou um pormenor : O nome do hotel !

    Continuação de boas férias e das maravilhosas descrições que fazes acompanhadas por excelentes imagens.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Concordo ctg ja conheci imensos paises e vivo fora de Portugal sem nunca ter encontrado gastronomia como a nossa!

    ResponderEliminar
  8. Adoro esta partilha e ainda vais no inicio da viagem! Confesso que só com esta introdução já estou com um bocadinho de inveja!!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Estou a adorar "viajar contigo" :)

    ResponderEliminar
  10. Já passei pelo País Basco, mas foi de fugida e de autocarro, por isso não deu para ver grande coisa. Lembro-me que passámos por San Sebastian e fiquei curiosa com o sítio e com estas fotos ainda fiquei com mais vontade :9

    Beijos e boa viagem*

    ResponderEliminar
  11. Que férias maravilhosas!!!
    Nossa, fiquei encantada com as fotos!

    Adorei viajar por aqui ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Que viagem maravilhosa.
    Suas fotos ficaram perfeitas.
    Sou do Brasil, mas tenho um sonho de viajar o mundo inteiro...um dia eu consigo =)
    Paz e Bem

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails