quinta-feira, 20 de junho de 2013

30 formas de levar uma vida mais saudável a partir de hoje #3

Hoje termina a série de posts para ter uma vida mais saudável. Mas não o vejo como um fim, mas antes como um início de uma mudança para melhor.
 
Eis as minhas últimas sugestões.
 
18. Apanhe sol – Reserve pelo menos 15 minutos do seu dia, para sair lá para fora e receber a luz do astro rei. A privação da luz fá-lo-á sentir-se cansado, sem energia. Para além disso, como referi há dias, o sol é um antidepressivo natural, contribui para a sua felicidade e bem-estar geral.
 
19. Descanse – O descanso é essencial à sua saúde e até o pode tornar mais produtivo. Faça uma pausa entre tarefas. Dedique alguns minutos por dia, única e exclusivamente a si. E no que respeita a férias, se possível não as concentre numa só época. Vá tirando dias ao longo do ano. E a ideia é mesmo descansar - dê indicações para que só o contactem em situação de emergência.
 
20. Viaje – Às vezes é bom mudarmos de ambiente, para deixarmos de pensar tanto nos problemas. Escolha um destino relaxante e, se possível, que lhe permita entrar em contacto com a Natureza. É uma forma excelente para acalmar e fugir ao stress.
 
21. Ocupe-se ou fale de uma actividade que o apaixona – Estas actividades tanto podem estar relacionadas com o seu propósito de vida, como com um hobby que o apaixona, ou com um sonho que acalenta realizar. Normalmente falar ou ocupar-se dessa actividade, mesmo que por uns minutos, é uma óptima terapia anti-stress.
 
22. Pratique exercício físico - nem que sejam só 15 minutos de exercício por dia, já farão diferença na sua vida. Mas escolha algo que se adeqúe ao seu estilo de vida e à sua personalidade, de modo a que sinta prazer a exercitar-se e não sofrimento. Os benefícios são imensos: melhoria da saúde física e psíquica, aumento da auto-estima, é também uma forma eficaz de nos abstrairmos das preocupações e de aumentar a nossa felicidade. Só coisas boas, portanto.
 
23. Sempre que possível, substitua o automóvel pela bicicleta – Esta parece um 2 em 1. Acaba por fazer exercício mesmo que não tenha tempo e ainda protege o meio ambiente. Se eu não tivesse de fazer 75km’s diários para o trabalho, garanto que optava pela bicicleta.
 
24. Prefira as escadas ao elevador – Mais uma forma de se exercitar se não tiver tempo. Este tipo de exercício fortalece os músculos das pernas e melhora  a sua saúde vascular. (Ok, e eu nunca mais vou reclamar por viver num prédio sem elevador).
 
25. Tenha atenção à sua postura – Os erros de postura com os aninhos… podem trazer-nos imensas dores nas costas. Preste mais atenção à sua postura, mantenha a coluna direita quando anda, quando pega em pesos (opte por dobrar as pernas e não as costas), quando está sentado ao computador, etc.
 
26. Aposte na prevenção – Provavelmente não se importa com problemas que não o afectam, mas a prevenção é essencial para manter uma saúde de ferro. E há tanto que pode evitar se apostar na prevenção: cancro, problemas cardiovasculares, alergias, problemas de saúde oral, as inestéticas varizes, etc. Não quer dizer que esteja tudo nas suas mãos, mas pode evitar muita coisa, lá isso pode.
 
27. Previna acidentes – Atenção que não estou a dizer para viver com medo ou em clausura (credo!). Contudo, há precauções básicas que podem evitar-lhe alguns dissabores. O simples uso de cinto de segurança, não beber se vai conduzir (jamais me esquecerei que a minha irmã faleceu, vítima de uma condutora alcoolizada), não entrar em locais proibidos, não permanecer junto de arribas perigosas à beira mar, etc.
 
28. Leia e assista a programas de saúde – estes podem conter informação pertinente e podem ser bastante inspiradores, quer para a cura, quer na prevenção.
 
29. Faça um check-up médico – Dirija-se ao seu médico de família e peça-lhe para fazer um check-up (fiz isto este ano). Antes perder tempo e saber que está tudo bem, do que não fazer nada e descobrir problemas tarde demais. Quanto mais cedo se descobre um problema de saúde, mais fácil é a sua resolução.
 
30. Seja mais optimista – As pessoas optimistas têm menor probabilidade de sofrer de doenças do que as pessimistas. Já é um bom motivo para tentar ser mais optimista. Se não souber como fazê-lo, recorra às técnicas descritas neste post.
 
E assim termina, o que pode ser um começo para si. Boa sorte! Seja saudável. Seja feliz.
 

3 comentários:

  1. Muito boa e muito inspiradora esta série de posts. Gostei bastante e ando a tentar implementar muitas delas.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  2. Esta série de posts foi fantástica. Sinto-me mesmo inspirado a melhorar a minha própria vida. E vou começar já hoje (com a parte do exercício físico).
    Beijos
    P.S. Já consigo ver normalmente o teu blog.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito desta serie de posts, fui ler os outros, e achei-os uma ajuda excelente, confesso que os primeiros são aqueles pelos quais me debato mais e a procura em ser cada vez mais otimista.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails