terça-feira, 18 de junho de 2013

30 formas de levar uma vida mais saudável a partir de hoje #1

Há dias alguém me dizia: “tenho de levar uma vida mais saudável!”.  Queixava-se de andar em constante correria, de comer “porcarias”, de dormir mal, de andar stressada… A acumulação destas situações, que parecem não ter consequências momentâneas, a longo prazo (ou nem tanto) podem minar a saúde.
 
Contudo é possível mudar o estilo de vida... mesmo! Comece aos poucos, não se mudam hábitos da noite para o dia. Mas não deixe de agir, pois pode fazer toda a diferença na sua vida. Comece a mudança hoje mesmo. Aqui ficam as minhas sugestões para o fazer.
 
1. Procure ser feliz – Comece a utilizar diariamente pelo menos uma estratégia para ser mais feliz. Na verdade, numa análise a 160 estudos, foram detectadas provas claras e convincentes de que as pessoas felizes tendem a ter uma vida mais longa e com mais saúde do que as infelizes.
 
2. Goste de si mesmo – Você é alguém precioso. Mas se não consegue ver isso, a bem da sua saúde, deve usar algumas técnicas para aumentar a sua auto-estima. Pessoas com baixa auto-estima, tendem a sentir-se menos seguras e costumam ter mais dificuldade em lidar com situações stressantes. Fisicamente estão mais sujeitas a sofrer de problemas gastrointestinais, hipertensão, problemas cardíacos, depressão, etc.
 
3. Tenha um sono reparador – Se tem dificuldades em dormir, utilize algumas técnicas para ter um sono reparador. Este ajuda-nos a repor as energias, melhora a concentração, permite-nos gerir melhor o stress e coloca o nosso cérebro a funcionar a todo o gás. Já para quem repete as noites mal dormidas, está mais sujeito a sofrer de doenças cardíacas, diabetes… ah! e a ganhar umas rugas extra.
 
4. Comece a elaborar uma ementa - Esta é a melhor forma de controlar o que come, basta incluir o máximo de pratos saudáveis nos seus menus.
 
5. Opte por fazer uma alimentação mais saudável, o que significa:
a) preferir alimentos biológicos -  opte por legumes, fruta, cereais bio, que não apresentam resíduos de pesticidas. Compre também carne, leite e ovos de animais criados ao ar livre, alimentados com rações biológicas. Um bom motivo para o fazer é o facto de ter sido comprovado que mais de 75% das doenças que surgiram na última década (problemas cardiovasculares, resistência a antibióticos, cancro, etc.) estão relacionadas com os animais que comemos;
 
b) evitar a ingestão de gorduras saturadas – estas aumentam o colesterol e a probabilidade de sofrer de doenças cardíacas. Opte por consumir carnes brancas, retire as gorduras visíveis dos alimentos e cozinhe-os em gorduras mais saudáveis (azeite ou óleo equilibrado em ómega 3);
 
c) controlar o consumo de açúcar – constatou-se que o açúcar branco é o “alimento” que mais afecta negativamente a felicidade humana. Reduza-o ao máximo! E acredite que é fácil ultrapassar o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (máximo de 50g/dia para um dieta de 2000 calorias). Só os portugueses, em média, consomem 96g de açúcar por dia (quase o dobro);
 
d) substituir as farinhas brancas por farinhas integrais – é que os cereais processados (no pão branco, arroz branco ou nas massas, em bolos feitos a partir de farinha branca) induzem igualmente a subida de açúcar no sangue, alterando a nossa disposição e energia. – Mais uma vez, opte por pão integral ou de mistura, arroz integral, etc.;
 
e) consumir mais frutas e vegetais - só nos trazem benefícios: permitem-nos ter melhor aspecto, mais saúde e previnem uma série de doenças;
 
f) beber água suficiente – já aqui falei da fórmula para saber a quantidade de água que deve beber. Contudo, tenha em atenção que em zonas de agricultura intensiva não biológica, não deve beber água da torneira, mas sim engarrafada.
 
6. Não abuse do álcool – o segredo está na moderação, não abuse. Já se beber só um pouco de vinho tinto, tal parece contribuir para a prevenção do cancro e para a saúde em geral.
 
7. Não abuse da cafeína – em pouca quantidade age como estimulante. No entanto, opte por bebidas descafeinadas: água, sumos de fruta naturais, chás desteinados (que não faltam cá por casa).
 
8. Deixe de fumar – não faz bem à saúde, à sua beleza e muito menos à sua felicidade. Parar de fumar pode ser uma das melhores decisões em prol da sua saúde. Mas não basta saber, tem de tomar coragem e agir.
 
E estes são os primeiros passos, amanhã há mais...
 

4 comentários:

  1. Obrigada Mafalda, isto vem mesmo a propósito do meu dia de hoje :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Já te disse que sou mega fã do teu blog... acho que digo sempre que decido escrever... sim porque ler, leio sempre. A questão é que os teus posts são eternos, e para mim são questão de vir sempre reler as vezes que forem necessários...

    Obrigada uma vez mais por estares sempre desse lado a escrever coisas tão uteis!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails