quarta-feira, 19 de junho de 2013

30 formas de levar uma vida mais saudável a partir de hoje #2

Um novo dia começa e com ele mais uma oportunidade para levar uma vida mais saudável. Disposto a aceitar este desafio?
Deixo aqui mais umas sugestões para o fazer.
9. Leia os rótulos do que compra – Esta questão incomodava-me, mas passava-me um pouco ao lado até ter consultado o livro “Veneno no seu prato?” da DECO. Fiquei chocada com a quantidade de substâncias potencialmente cancerígenas, dos alimentos que consumia. Mas a leitura de rótulos não se deve restringir à alimentação, faça-o também com os produtos de beleza, os detergentes, etc. No meu caso foi a chamada de atenção que precisava para consumir mais bio e optar por produtos ecológicos.
10. Opte por vestuário biológico – Se repararem, cada vez mais lojas têm secções com vestuário bio. Já falei das razões para optar por este tipo de vestuário aqui. Mas muito resumidamente, beneficia a sua saúde, o ambiente e a sociedade em geral.
11. Cuide do planeta – Como dizia Michael Lerner “Não podemos viver saudáveis num planeta doente”. Passe por isso a incluir gestos na sua rotina diária que protejam o ambiente. Se todos colaborássemos, o nosso mundo seria bem mais saudável.
12. Simplifique a sua vida – O facto de comprar menos coisas tem imensas vantagens, as quais pode ainda não se ter apercebido (consulte este post). Os excessos são uma fonte de stress e ansiedade na sua vida, para além de lhe roubarem tempo para actividades que o poderiam fazer mais feliz.
13. Seja organizado – Para além de reduzir o número de objectos, defina um local específico para cada um. Mantenha os espaços livres de tralha e confusão. Planeie igualmente o seu dia-a-dia. Evite o adiamento constante de tarefas. A organização permitir-lhe-á ser mais produtivo, mais calmo e menos stressado. Já a confusão é uma verdadeira sugadora de energia, uma fonte de ansiedade e de irritabilidade. E não deseja viver assim, certo?
14. Controle o seu stress – Existem várias técnicas para controlar o stress. Experimente aplicá-las na sua vida, nem que sejam só uns minutinhos por dia. O excesso de stress é um dos males da nossa sociedade (ok, e um dos meus principais problemas). De acordo com o que aprendi no livro “Tranquila-mente” do Vítor Rodrigues, é impressionante como este afecta negativamente a globalidade da nossa saúde.
15. Afaste-se de pessoas stressantes – A sério, estas pessoas podem não só tirar-nos do sério, como pôr-nos doentes. Mesmo que não seja por mal, as emoções são contagiosas, pelo que o irão certamente afectar. Saiba como lidar mais detalhadamente com estas situações, lendo este post.
16. Cuide das suas relações sociais – Sabia por exemplo que os doentes com cancro que têm amigos chegados e maior apoio psicológico parecem, segundo alguns estudos, resistir melhor à doença? Procure também você, rodear-se de familiares e de amigos verdadeiros. Eles contribuem significativamente para o nosso bem-estar e saúde (e comprovadamente para a nossa felicidade).
17. Não viva um amor stressado – Não fique preso ao que correu mal no passado, nem viva um amor receoso com medo da perda ou do que pode correr mal. Viva o amor no presente e cuide dele como se de uma planta se tratasse, demonstrando-o no dia-a-dia. Aliás, vários estudos indicam que uma relação feliz, nos traz benefícios para a saúde (espreite este, por exemplo).
E por hoje é tudo. Amanhã daremos mais uns passinhos rumo a uma vida mais saudável.

3 comentários:

  1. Bom dia Mafalda, gostei de todas as sugestões! Volto amanhã!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Adorei as tuas sugestões :)
    Beijinhos com muito carinho meus e da Lu

    ResponderEliminar
  3. A 17 é que é muito complicada para os meus lados, não há melhoras...
    Quer dizer...cada vez está pior!!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails