sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ponto de situação das minhas Resoluções de Ano Novo #3

Março terminou e, mais uma vez venho aqui, fazer um balanço dos meus objectivos de Ano Novo (se ainda não os conhecem, espreitem este post).

Aqui estão os resultados:

 Objectivo 1: Ser mais feliz
- Rituais associados ao objectivoutilizar, no mínimo durante 15 min por dia, uma estratégia para a felicidade.
- Avaliação: diariamente tenho utilizado uma destas estratégias, e honestamente já se tornou um hábito. Sinto-me inclusivamente mais leve, mais relaxada (talvez mais feliz...).
 
Objectivo 2: Fazer um check-up médico
- Rituais associados ao objectivoir a consultas médicas, de modo a fazer check-up.
 
- Avaliação: fui à dentista (tinha previsto em meados do ano, mas como andava com um problemazito [desde o ano passado], aproveitei e fui já). Fiz também o último dos exames solicitados pelo médico de família.
 
Objectivo 3:  Fazer uma alimentação mais saudável
Rituais associados ao objectivo: incluir na minha ementa, em pelo menos 4 jantares por semana (o almoço é consumido no trabalho), legumes para além da sopa

- Avaliação: concretizado parcialmente. Tenho feito isto em 3 dias por semana, ao invés dos 4 que pretendia inicialmente.
 
Na verdade, para mim é difícil ser criativa na confecção de legumes (tenho salteado, feito saladas, esparregado, grelhados, etc.). Mas começo a fartar-me de fazer sempre coisas semelhantes. Tenho pesquisado e experimentado receitas asiáticas (mas nem sempre encontro os ingredientes) e do programa MasterChef (confirmo que são absolutamente deliciosas, mas levam tantos, mas tantos ingredientes...). Tenho de me adaptar a cozinhar assim.

Objectivo 4: Ter mais tempo para actividades significativas e prazerosas
Rituais associados ao objectivo: eliminar, pelo menos num dia por semana, algo supérfluo da minha vida (tralha, compromissos não obrigatórios, e-mails que não interessam, etc.).

- Avaliação: na realidade, tenho feito isto todos os dias.  Acho que se está a tornar um vício.

Objectivo 5: Iniciar um novo projecto relacionado com a temática da "felicidade"
- Rituais associados ao objectivo: ler, pelo menos 3 vezes por semana, os livros sobre "felicidade" que tenho em casa.

- Avaliação: Tenho lido todos os dias. Este é já um hábito, sem dúvida nenhuma.

E o que fazer daqui para a frente?
Este mês não vou avançar para objectivos novos. A maioria já está consolidada, mas quero-me concentrar no objectivo n.º3, até o concretizar na totalidade. Não quero dar um passo maior que a perna. Quero ir aos pouquinhos, mas criar efectivamente um novo hábito.
 
Este objectivo está a ser um pouco difícil porque ainda estou em fase de aprendizagem, a testar sabores desconhecidos. Mas estou a apreciar a "viagem".
 
Em relação aos objectivos em geral, continuo a dizer o mesmo, o segredo para os alcançar, é fazer um pouco todos os dias.

««»»

E convosco? Como está a decorrer a concretização dos vossos objectivos? Está a correr bem ou puseram-nos de lado? Não desistam, imaginem só o que podem mudar na vossa vida, no espaço de 1 ano. O poder para isso, está nas vossas mãos!
 

5 comentários:

  1. Mafalda, eu acho que isto vai devagar e com jeitinho nós conseguimos!
    eh eh eh

    Verdade! É uma questão de hábito.
    Eu tenho tentado criar aos poucos outros hábitos, comida mais saudável, passar mais tempo com a família, dedicar algum tempo a mim entre outras pequenas coisas que já vão fazendo alguma diferença.

    Um bom fim de semana
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Descobri o seu blogue por mero acaso e desde então sou seguidora do seu blogue. Tenho-me tentado inspirar e motivar com as suas publicações, pois a minha principal resolução de vida tem sido encontrar a minha maneira de "...Ser Feliz!" Hoje decidir tomar "coragem" e comentar esta publicação pois acho que para se alcançar a felicidade é importante traçar objectivos e tentar alcançá-los, nem que seja um processo longo. A concretização dos meus objectivos não está a correr tão bem, quanto seria esperado... Às vezes desanimo um pouco, mas devagarinho chego lá...
    Obrigada pelas publicações maravilhosas!
    http://aminhaalquimia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Estas a fazer um excelente trabalho.
    Eu tenho-me focado mais num, que para mim é o mais vital e o principal para a minha vida e para vir a realizar os outros.
    tenho colocado em pratica atitudes positivas e otimistas, para ser mais feliz e me sentir melhor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que ótimo que você está determinada, e está no caminho certo, realizando suas metas com dedicação e as tornando saudáveis hábitos!
    Preciso fazer um ponto de situação das minhas metas que não foram para 2013, mas de outubro a outubro, pelos meus 54 anos.
    E..amanhã, finalmente você conhecerá as minhas respostas ao desafio: 11 coisas sobre mim!!!
    E em dose dupla pois estará publicado no novo site: www.projetandopessoas.com.br e no blog http://projetandopessoas.blogspot.com.br//
    bjs Sandra

    ResponderEliminar
  5. Vim lá da Sandra Portugal para te ver! Gostei e desistir NUNCA!!! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails