terça-feira, 12 de março de 2013

Sugestões para praticar bondade

Há dias pesquisava na Net ideias para praticar actos de bondade.

Ao praticar actos de bondade sinto-me mais feliz, sei que ajudo alguém e ainda sou um exemplo positivo para a minha filha. Mas faltavam-me ideias. Já participei em imensas campanhas de solidariedade, mas a verdade é que queria descobrir acções menos formais, que pudessem ser implementadas quase que diariamente.
Foi então que descobri o site da "The Random Acts of Kindness Foundation", cheio de sugestões.

Partilho convosco as minhas sugestões preferidas, que encontrei na Internet e que eu própria me lembrei. Mas não deixem de espreitar o site de que vos falei.

««»»

1- Elogie os outros quando prestam um bom serviço - há dias fiz isto para uma empregada num hipermercado (estava surpreendida com a rapidez dela) e posso dizer que o seu rosto se iluminou com um enorme sorriso (e eu acho que nunca fui tão bem atendida).

2 - Dê o seu bilhete de estacionamento a alguém quando estiver para ir embora, e tenha pago por mais tempo de estacionamento.

3 - Partilhe uma refeição com alguém carenciado - convidando-o para se sentar consigo no restaurante (algo que o meu marido já fez), oferecendo-lhe um saco de compras com alimentos, oferecendo-lhe uma refeição confeccionada.

4 - Ofereça-se como voluntário para ajudar vítimas de desastres naturais (quando há cheias, mini-tornados, incêndios, etc.).

5 - Deixe notas com mensagens inspiradoras em lugares aleatórios, como uma prateleira de loja de supermercado, o espelho de uma casa-de-banho pública, uma secretária no escritório, etc.

6 - Se tiver algum tempo, deixe alguém passar à sua frente na fila (de supermercado, por exemplo). - Faço sempre isto quando vejo alguém com poucos produtos, ou quando vejo uma grávida. Quando o trânsito está complicado, também deixo um ou outro entrarem na fila.

7 - Doe o seu tempo ou o seu dinheiro a ajudar alguma associação social da sua zona (por ex. sendo voluntário numa IPSS, num banco alimentar, etc.).

8 - Seja simpático e sorria para as pessoas.

9 - Torne-se um dador de sangue e de medula - com isto pode salvar vidas.

10 - Se for colocar um bouquet de flores no cemitério para um ente querido, retire 1 ou 2 flores para alguma campa que pareça abandonada (esta nunca me tinha passado pela cabeça).

11 - Passe a adquirir produtos ecológicos, que não poluam o ambiente (produtos de limpeza, de higiene, sacos de compras reutilizáveis, etc.).

12 - Distribua comida, ou roupa quente (cobertores, camisolas, luvas, etc.) aos sem-abrigo.

13 - Quando a sua amiga estiver particularmente bem vestida, dê-lhe um elogio do género "Essa roupa fica-te muito bem! Ficas muito bonita!". - isto é óptimo para aumentar a autoestima da pessoa elogiada.

14 - Seja gentil para os seus vizinhos - cumprimentando-os sempre, oferecendo-se para os ajudar em alguma coisa, oferecendo-lhes algo feito por si, como um bolo (no meu prédio isto é comum).

15 - Surpreenda os seus colegas de trabalho com um miminho - um bolinho para todos, uma prenda no aniversário, etc. (tenho uma amiga no trabalho, que no Verão, nos costuma surpreender com uns gelados fresquinhos).

16 - Doe algo que já não lhe faz falta - o que para si pode ser tralha, pode ser muito útil para outras pessoas (roupa, brinquedos, etc.). Poderá entregar numa loja solidária, por ex.

17 - Escreva uma carta de gratidão ao seu marido, filho, amigo, etc., demonstrando que aprecia alguma qualidade ou elogiando acções positivas que tenham tomado.

18 - Seja um ombro amigo, um bom ouvinte com quem se possa desabafar.

19 - Faça uma surpresa ao seu parceiro (oferecendo um presente, arrumando-lhe o armário, preparando-lhe o seu prato favorito, deixando-lhe uma mensagem de amor, etc.).

20 - Envie postais em ocasiões especiais como o Natal, o aniversário... - é sempre bom recuperar estes velhos hábitos, pois um postal fica para sempre. E ao escrevê-lo não diga as palavras da praxe, escreva algo sentido, verdadeiramente dedicado à pessoa que o vai receber.

21 - Ofereça-se para fazer um favor a alguém.

22 - Faça do seu escritório um lugar de paz. Seja aquela pessoa que anima os outros, que é positiva, que ouve os problemas dos outros, que os inspira a continuar.

23 - Ofereça o seu lugar nos transportes públicos, a alguém que necessite mais (um idoso, um grávida, etc.).

24 - Ofereça-se para fazer um transporte a alguém que não consegue conduzir.

25 - Cumprimente as pessoas. Sorria e dia "bom dia", "boa tarde", etc.

26 - Da próxima vez que for muito bem atendido num restaurante, deixe uma gorjeta generosa ao empregado que o atendeu.

27 - Numa reunião, chegue a horas, não faça os outros esperar.

28 - Ajude um colega novo (no trabalho, na escola) a integrar-se. - convide-o por exemplo para almoçarem, explique-lhe como as coisas funcionam por ali, fale-lhe de si e escute também.

29 - Seja educado online - nada de comentários ofensivos, nomeadamente em notícias, em blogues ou face a comentários de outras pessoas. Se há algo que o desagrada, discorde sem ofender, com educação.

30 - Em vez de criticar, comente com os seus colegas algo positivo sobre outra pessoa.

31 - Passe tempo com as pessoas que mais ama - não seja um Workaholic. Dedique tempo aos seus filhos e companheiro(a), faça um almoço com os seus pais, visite aquele familiar idoso que está sempre sozinho, etc.

32 - Devolva ao seu dono algo que encontre perdido (uma carteira, um telemóvel, etc.).

33 - Perdoe alguém que tenha errado para consigo.

34 - Se mora num prédio, ajude o seu vizinho com os sacos das compras.

35 - Telefone ou visite alguém que esteja doente.

36 - Convide alguém que não tem família ou que esteja a viver sozinho, longe dela, para estar com a sua própria família (num jantar, numa saída, etc.).

37 - Se for de férias, traga um "souvenir" para alguém que lhe é querido.

38 - Doe livros usados a uma biblioteca.

39 - Mantenha o exterior da sua casa bem arranjado - assim contribui para uma comunidade mais bonita, onde dá gosto viver.

40 - Queixe-se menos, tenha conversas mais positivas. Seja uma pessoa mais optimista e inspirador(a).

««»»

E vocês, praticam actos de bondade no dia-a-dia?

Sabiam que estes gestos são contagiosos e podem gerar uma «cadeia de gentilezas»? Quem beneficia de um gesto de bondade, tem tendência a praticar um acto generoso de seguida.

Se ainda não se habituaram a praticar actos de bondade experimentem a partir de hoje e, garantidamente, tornar-se-ão pessoas mais felizes. Experimentem!
Foto: Rita M.

10 comentários:

  1. Nem imaginas como gostei desta mensagem. Se alguma coisa me faz feliz é ajudar quem precisa. Sempre o fiz, mas vou voltar a ler e reler o que escreveste, porque existem sempre maneiras diferentes de ajudar a minimizar o sofrimento de alguém e contribuir para a sua felicidade. Um pequeno gesto nosso pode mudar um bocadinho a vida de quem precisa. Obrigada pela partilha. Bjs

    ResponderEliminar
  2. eu faço coisas destas todos dias, mas ainda posso melhorar, e tb me fazem a mim muitas coisas dessas, ainda bem:) vamos espalhar a bondade por este mundo fora:) beijinhos!!

    ResponderEliminar
  3. Cara Mafalda,

    Excelentes sugestões. Tomei a liberdade de partilhar.

    Parabéns pelo seu blogue!

    ResponderEliminar
  4. Oi Mafalda

    Sugestões muito boas. Tento sempre fazer muitas destas acções principalmente ser optimista e espalhar optimismo. Algumas nunca tinha pensado mas vou começar a implementá-las.

    Obrigado pela partilha

    ResponderEliminar
  5. Algumas sim, outras confesso que ainda não me tinham passado pela ideia, mas até simples :)

    ResponderEliminar
  6. Obrigada por partilhares mensagens positivas! A felicidade depende só de nós! :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Mafalta
    Algumas faço no meu dia a dia, outras ainda não e confesso que algumas das que partilhas-te nunca me tinha lembrado.
    Mas tenho muito a evoluir nesse sentido.
    Obrigada por tudo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá,

    gosto imenso do que escreve, sobretudo dos temas, revejo-me um pouco em si.
    Em relação a este texto, veja este video sobre os actos de bondade e como eles são contagiantes, Adoro:

    http://www.youtube.com/watch?v=nwAYpLVyeFU

    Ainda que sejamos uma gota no oceano, damos o nosso contributo para mudarmos/contagiarmos o oceano.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails