quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Como sobreviver à crise financeira #2

Hoje deixo-vos o 2.º post com estratégias para enfrentar a crise financeira e, se possível, retirar algo de bom destes tempos difíceis.
 
Eis as novas sugestões:
 
««»»
 
9. Ensine os mais jovens a gerirem o seu dinheiro – As crianças que estão habituadas a receber tudo, têm uma enorme dificuldade em lidar com a frustração. Aprenderam a satisfazer todos os seus caprichos, e quando a vida muda, não estão preparados para lidar com a situação. E, acredite, isso também se irá refletir na vida adulta. Por isso, veja nesta crise uma oportunidade para educar financeiramente os seus filhos. Ensine-os também a sentirem-se gratos pelo que têm. Estará a dar-lhes preciosas ferramentas para controlarem as suas vidas e para serem mais felizes.
 
10. Simplifique a sua vida – Elimine o que está a mais na sua vida (objectos em excesso, encontros sociais desnecessários, tecnologia a mais...). Com a simplificação poderá encontrar paz mental neste tempo conturbado, ganhar mais tempo para si e para a sua família e ainda poderá poupar dinheiro (com menos objectos poderá não precisar de empregada de limpeza, menos confusão na despensa evitará que deixe passar a validade dos alimentos, um maior controle sobre si mesmo prevenirá compras por impulso...). 
 
11. Evite ouvir todos os noticiários – Claro que é importante mantermo-nos informados. Contudo, tudo tem limites. Na verdade, a percentagem de notícias negativas num noticiário, é muito maior do que as positivas. E está provado que o excesso de más notícias pode contagiá-lo com pessimismo e paralisar a sua acção (poderá sentir-se impotente, sem saber que rumo dar à sua vida). Quer uma ideia adicional? Experimente ter um dia livre de estímulos. Ficará como novo.
 
12. Evite pessoas demasiado pessimistas – Já se questionou se as pessoas com quem costuma conviver o estão a incentivar a seguir em frente ou a paralisá-lo? Todos nós precisamos de um ombro amigo, de alguém que nos dê força interior e que nos apoie nos piores momentos. Estas pessoas são muito importantes em momentos de crise. Por oposição, pessoas demasiado pessimistas, que só vêm um futuro negro, e que o empurram para baixo em vez de o ajudar, poderão comprometer a sua capacidade de ultrapassar a crise. Lembre-se: o pessimismo é contagioso, por isso afaste-se destas pessoas.
 
13. Não se compare negativamente com os outros - Neste período difícil, onde acontecem demasiadas injustiças e desigualdades sociais, é comum comparar-mo-nos negativamente com os outros. Esqueça se não lhe deram as mesmas oportunidades ou se sente que a vida dos outros parece mais cor-de-rosa (se frequentar as redes sociais, corre mais este risco). A solução reside em concentrar-se em si mesmo e em exemplos inspiradores. E acredite que, por pior que pareça a sua situação, há sempre pessoas que sobrevivem e até conseguem ser felizes em piores condições.

14. Mantenha-se unido às pessoas que o apoiam – Lembra-se daquele velho ditado, "Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão"? Por vezes é mesmo isso que acontece em época de crise financeira. As coisas não vão bem e tendemos a descarregar e até a culpar os outros. Peço-lhe assim, que assuma a atitude oposta. É nestas alturas que deve fortalecer as suas relações (com o(a) seu(sua) companheiro(a), filhos ou amigos). O apoio mútuo, especialmente em família, ajudá-los-á a concentrarem-se nas soluções e não a criarem mais problemas. Sentirão que a vossa casa é um porto de abrigo e não mais uma fonte de stress. E aí sim, é possível seguir em frente.
 
««»»
 
E estamos a meio caminho desta série de posts. Continue por isso a «acreditar»!
 
Foto: Alejandro Groenewold

1 comentário:

  1. Foi com enorme satisfação que li este post e conclui que assim como eu há outras pessoas a focar-se nos mesmos pontos. Todos os itens que mencionou fazem parte do meu lema de vida.
    De todos o mais díficil é fazer entender às minhas filhas que não podemos ter tudo só porque nos apetece e sim só o que necessitamos mesmo. Os restantes já estão bem enraizados.
    Parabéns pelo seu blogue

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails