quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Organizando o quarto da minha filha

Os brinquedos da minha filha andavam numa confusão que só visto. Muito culpa minha, diga-se. Comprei umas caixas de organização, mas não tinham qualquer identificação e a Letícia colocava os brinquedos na primeira que encontrava. Conclusão: umas caixas já nem fechavam, e depois não conseguia encontrar o brinquedo que tanto queria.

No Sábado, a Letícia teve a "importante tarefa" (que ela gosta que eu lhe diga estas coisas), de separar todos os brinquedos dela por categorias. Reuniu num montinho as barbies e os seus acessórios, noutro os legos e jogos e daí por diante. Ela ia categorizando, eu ia dando uma ajudinha, tudo no meio de muita brincadeira. Bem... houve um grupo de brinquedos que não sabíamos muito bem onde os guardar e acabamos por colocá-los numa caixa com o simples título de "outros brinquedos".

Depois disto criei umas etiquetas no computador, com as imagens escolhidas pela Letícia. Ao lado está uma foto, com mais detalhe.

Aproveitámos o espaço debaixo da cama para as guardar. Sempre que precisar de um brinquedo destes, basta puxar uma caixinha (que vem munida de rodinhas e tudo).

Quanto aos brinquedos mais infantis (de bebés, como ela lhes chama), foram guardados no sótão (para o caso de um dia voltar a ser mamã...). Já os brinquedos danificados, foram direitinhos ao lixo.

Como já devem ter reparado, não gosto mesmo do excesso de objectos (apesar de por vezes, abundarem cá por casa). Adoro por isso móveis que dão para aproveitar todos os espacinhos para organização. 

Reparem só na secretária da Letícia. Este é o seu aspecto habitual:







Mas se abrirmos a parte central... lá está o espaço onde guardámos as suas canetas, lápis, réguas...

E foi assim o Sábado. Muito divertimento, mas com o intuito de explicar à minha filha que cada objecto deve ter um sítio especial para ser guardado

Se quiser conhecer outras dicas para ensinar os miúdos a organizarem os seus brinquedos, espreite este post.

Fotos: Mafalda S.

7 comentários:

  1. E ficou tudo muito organizado e com umas etiquetas tão bonitas.

    Um dia excelente para eles aprenderem e ajudarem.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que ideia fantástica! Eu tambem os tenho guardados em caixas, mas está tudo misturado. Vou copiar a ideia :)

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. LOL eu também detesto o excesso de objetos, mas consigo ser um bocadinho mais radical... Os meus três piriquitos têm livros e jogos nas prateleiras. E têm uma caixa de legos, uma caixa de carros, e uma caixa de bonecos (que inclui nenucos e peluches e tudo o que diga respeito aos bonecos, como os acessórios). E em cima da secretária uma caixa onde cabem folhas A4, para guardarem os seus trabalhos e desenhos. E quando já não cabe alguma coisa nas caixas, eles já sabem que têm a incumbência de dar uma volta e reencaminhar o que já não querem para os meninos que não têm brinquedos - se já não cabe, é porque têm a mais e tem que sair alguma coisa!!!

    ResponderEliminar
  4. http://tantasprofissoes.blogspot.pt/2012/03/vamos-arrumar-os-brinquedos.html
    (isto era para incluir no comentário anterior... )

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post, as caixas ficaram lindas!
    Aqui estou começando ensinar Alice guardar os brinquedos, tb separo eles por "afinidades" e tem uma caixa de "sobras" sem categoria nenhuma tb.
    Alice tem muitos brinquedos com peças pequenas, quebra cabeças, eu guardo em sacos plásticos com fecho.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. onde posso adquirir estas caixas com rodinhas? Em Bh...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente já não me recordo muito bem. Ou foi na Maxmat ou no Bricomarche. Mas creio que quase todas as lojas de bricolage têm estes produtos.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails