quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Modere o consumo televisivo...

... e quem fala da televisão, fala do computador, do telemóvel e de toda uma série de tecnologias que, por melhor que sejam, nos roubam tempo em família.

Cá em casa, quase todos os dias após o jantar, desligo-me das tecnologias para dedicar tempo à minha filha. Lemos uma história juntas, fazemos jogos, ontem cantámos as músicas de Natal da Barbie... (enquanto o marido se ria dos gestos efusivos que fazíamos).

Eu gosto muito de TV e principalmente da blogosfera. No entanto, acho que não nos devemos dominar pelas novas tecnologias a tal ponto, de não dedicar tempo a conversar, a partilhar serões (bem passados)  em família.

Existem inclusive investigações que indicam que estas tecnologias, são uma das causas pelas quais as crianças hoje em dia têm dificuldades em adiar a satisfação e controlar os seus impulsos consumistas (querem tanto aquele brinquedo da tv, querem já e quando o obtêm, fartam-se depressa...).

Já pensou nisto? Um serão só com vocês... a família?

10 comentários:

  1. Todos os dias a seguir ao jantar tento brincar com a minha filha pelo menos 1 hora na sala em frente á tv, mesmo com a tv ligada, passa-me completamente ao lado (mas na verdade se ela estivesse desligada seria bem melhor!), depois o resto é dar miminhos, colinho e adormece-la.

    ResponderEliminar
  2. Concordo consigo! Estamos cada vez mais "presos" às tecnologias, perdendo momentos importantes como uma boa conversa ou uma brincadeira com os filhos

    ResponderEliminar
  3. Às vezes, fazemos isso. Desligamos a TV, pomos música a tocar e jogamos jogos em família. É muito bom!

    ResponderEliminar
  4. Concordo! E cá em casa todos fazemos um esforço para limitar o uso dos gadgets quando estamos em família... aliás, os jogos de tabuleiro são o nosso mais recente passatempo!

    ResponderEliminar
  5. Nem de propósito.... Já alguns dias que ando a pensar no consumo exagerado do consumismo televisivo cá em casa. Até já pensei em fazer um post sobre este assunto...
    Como sempre excelente, Mafalda!

    ResponderEliminar
  6. Lá em casa tambem tento sempre que o periodo antes de deitar seja sem tv. Por norma, lemos um livro ou fazemos um jogo. Recentemente começámos tambem a fazer ioga de uma forma muito arcaica (lol) mas elas adoram e é uma tentativa minha de elas aprenderem a acalmar de uma forma divertida.

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Não só à noite mas de manhã também.
    Eu sou dependente da TV, quase que a primeira coisa que faço quando acordo é ligar a dita, mas percebo que seja boa e má ao mesmo tempo. De manhã dá-me jeito ter os miudos entretidos enquanto eu vou arranjando as coisas e a mim, ams dá quase sempre azo a chatices.
    Á noite é só mais aquele desenho animado.
    Quando a computador, só no trabalho, mesmo tendo que estudar não consigo ligar o bicho, tenho sempre mais qualquer coisa a fazer e quando dou por mim já passou a hora razoável para me deitar. Agora o pai é diferente, à tv nem liga, mas ao computador digamos que não vive sem ele.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Em nossa casa pouco ou nada se vê tv e o pc só se liga se o assunto for mesmo urgente, mesmo o meu marido faz os seus projectos, sempre e depois do nosso filho ir para a cama.
    Na hora de jantar ouve-se música, ou a tv está sem som e falamos do nosso dia, depois de jantar é hora de fazer legos ou ver um livo, depois só depois de tudo isto, nos sentamos no sofá a ver um bocadinho de tv.
    Bom fim-de-semana**

    ResponderEliminar
  9. E hoje entao com o consumismo das ofertas da Black Friday americana espalhada pelo mundo?
    Bom post querida amiga
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails