quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A minha rotina matinal

Acredito piamente que se começar o dia com o pé direito, o resto do dia corre-me bem. Tentei por isso criar uma rotina matinal. Eis como começam os meus dias:

- Levanto-me mais ou menos às 6h00m. Pode parecer cedo, mas parece que começo logo o dia com tempo extra para algumas tarefas;

- Verifico na minha "to do list" semanal, o que poderei fazer neste dia;

- Aproveito para ler um pensamento inspirador, para me sentir motivada;

- Tiro a loiça da máquina e estendo roupa, se houver (as minhas máquinas praticamente só funcionam durante a noite, pois tenho a tarifa bi-horária);

- Verifico a ementa do jantar (o meu local de trabalho oferece o almoço) e organizo alguns ingredientes para aquela refeição;

- Tomo o pequeno-almoço nas calmas, enquanto observo o nascer do sol, leio algo interessante ou espreito a blogosfera;

- Agradeço a Deus o que tenho de bom na minha vida, enquanto mentalmente vou visualizando essas coisas. Também imagino e peço a concretização de alguns sonhos;

- Lavo a cara com um gel próprio para o meu tipo de pele e aplico um pouco de creme hidratante;

- Escovo os dentes;

- Às 6h50min levanto a Letícia. Trocamos alguns miminhos entre família e depois o meu marido leva-a para casa do avô (como se levanta cedo, ainda vai meio dorminhoca, pelo que só toma o pequeno-almoço ao chegar lá);

- Visto-me, penteio-me e, só raramente, coloco maquilhagem (até gostava de usar mais, mas ainda não adquiri o hábito... com pena minha);

- Faço as camas;

- Passo pela casa toda, a verificar se há algo fora do sítio. Arrumo um pouquinho;

- Bebo um copo de água;

- Saio de casa por volta das 7h20.

Para já esta é a minha rotina (de vez em quando mudo). O importante é que de momento responde às minhas necessidade e permite-me começar bem o dia.

Pode parecer que estão a faltar aqui umas coisitas. Por exemplo não tomo duche de manhã (sou friorenta de mais para isso), prefiro fazê-lo ao fim de um dia de trabalho. Também já não faço exercícios matinais, prefiro à tardinha.

E vocês? Têm alguma rotina matinal? Fazem alguma coisa de diferente, que considerem útil?

Foto: Altus Wilder

15 comentários:

  1. Eh valente! O meu despertador também toca as 6 da matina, mas nem todos os dias me condigo levantar a essa hora! Algo que estou a tentar mudar!
    Beijinhos d bom dia para ti!

    ResponderEliminar
  2. Olá, antes de mais muitos parabéns pelo blog! é uma fonte de inspiração para mim. :)

    Eu trabalho por turnos por isso as minhas manhãs praticamente variam de dia para dia. Mas normalmente aproveito as manhãs para organizar a casa, tomar um banho fazer um pouco de Yoga e tomar o pequeno almoço nas calmas... Adoro.

    Beijinhos e Abraços

    Ana

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho uma rotina que ainda não consegui dominar, que é acordar tarde e andar sempre a correr para depois chegar quase sempre atrasada ao trabalho. Só de ler o texto me senti mai calma, quem dera que as minhas manhãs fossem assim, mas apetece tanto estar na caminha... :p

    ResponderEliminar
  4. É uma boa rotina, eu também gosto de me levantar cedo e começar a preparar as coisas para o dia, mas confesso que no inverno me custa muito sair da cama, tá friooooo! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a parte em que sinto mais dificuldade: o frio. Assim que acordo, ligo logo o aquecimento (ar-condicionado ou aquecedor), mas não resulta muito. Gostava de ter uma daquelas casas, tão habituais no estrangeiro, em que está sempre tudo muito quentinho. Quando juntar uns euritos, vou apostar num aquecimento central.

      Bjs

      Eliminar
  5. Aos poucos também tenho percebido os muitos benefícios de levantar mais cedo: o dia começa de outra forma, mais positiva e parece que rende muito mais!

    ResponderEliminar
  6. O meu maior problema é levantar cedo... O meu alarme bem toca pelas 07h00 mas raramente me levanto antes das 07h30 / 07h45. Depois é correr e chegar ao trabalho sempre no limite. O marido também não ajuda porque ainda é pior que eu para acordar! Com 2 crianças a hora e meia que temos para nos despachar de manhã é o verdadeiro caos!

    Também tomo banho à noite, não porque gosto, mas para poupar tempo de manhã.

    bjs.

    ResponderEliminar
  7. nao sei como vim parar aki em seu site!!
    mas axei ele bem interessante e organizado.

    abraço

    ResponderEliminar
  8. Que delícia de rotina amiga!
    Sempre levantei bem cedo(às vezes reclamava)
    Agora não tenho horário certo para levantar...
    sinto saudades!!!
    Abraços! Um final de semana abençoado e lindo
    pra ti.

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pela partilha da tua rotina matinal!
    Sou como você acordo às 6h, faço este momento de gratidão. Amo acordar cedo, pelo visto não estou sozinha. Beijocas.

    ResponderEliminar
  10. Que força de vontade!!!Quem me dera...
    Bj

    ResponderEliminar
  11. Olá! Posso perguntar a que horas costuma deitar quando no dia seguinte levanta às 6 h manhã?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me deito cedo. Depois de arrumar a cozinha (por volta das 20h30) vou para o quarto, fazer alguma actividade com a Letícia. Deito-me por volta das 21h30, mas para ler. Normalmente, adormeço às 22h e pouco.

      Claro, que uma vez por outra, não consigo cumprir esta rotina, mas normalmente é assim.

      Eliminar
  12. Preciso de organizar melhor a minha. Mas faço duas coisas boas, para a saúde principalmente. Bebo um copo de agua em jejum e a primeira coisa que como de manhã, é uma peça de fruta.
    Como tenho alergias, a médica a conselhou-me a beber pelo menos 4 copos de agua antes da hora de almoço, para hidratar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Mafalda, já algum tempo que acompanho o teu blogue. É uma verdadeira inspiração.
    Infelizmente, não consigo levantar-me cedo e, acredita, já tentei quase todos os truques ^_^ Mas, por outro lado, sou capaz de trabalhar até de madrugada.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails