terça-feira, 10 de julho de 2012

19 formas de pensar que o ajudarão a ultrapassar os momentos difíceis

Em tempos, a minha tia N. disse-me: “A felicidade depende em grande parte de como vês o que te rodeia e da forma como encaras os problemas”. E acho que ela tem toda a razão. 

Perante adversidades que nos acontecem no dia-a-dia, algumas pessoas pensam “Amanhã correrá melhor!”. Já outras, infelizmente, ficam a ruminar tempos e tempos no mesmo assunto. Criam um filme nas suas cabeças que, grande parte das vezes, chega a ser pior que a realidade. 

Quando tenho um dia difícil, esta é uma das minhas dificuldades: fico a pensar no que correu mal não sei quantas vezes. Mas quero mudar isso. Descobri que existem 19 formas de pensar que nos ajudam a ultrapassar os momentos difíceis. Quer descobrir quais? Aqui estão elas: 

««»» 

1 – Convença-se que os momentos difíceis fazem parte da vida – Pode ser uma chatice, mas não podemos mudar isso. Em qualquer momento da nossa vida, todos passamos por momentos difíceis, sem excepção. Sim, mesmo aquela pessoa super-feliz, pode estar a passar por dificuldades. 

2 – Concentre-se nas soluções – Quando estiver a pensar num problema, tente substituir esse pensamento por outros que se concentrem nas soluções. Se necessário escreva. Quem sabe não descobre a forma de ultrapassar a situação? 

3 – Não generalize – Não deixe que um único acontecimento mau (por ex. uma desilusão amorosa), o faça pensar que tudo corre mal na sua vida. Certamente há outras áreas da sua vida que correm melhor. 

4 – Lembre-se do que lhe tem corrido bem – Comece a dar importância ao que lhe corre bem. Pode ter uma família fantástica e/ou amigos que se importam consigo e/ou conseguiu o emprego que tanto desejava, etc. Pense bem, há-de encontrar algo de bom (se for difícil para si, sugiro que experimente um diário de gratidão).  

5 – Lembre-se que tudo passa – É impossível viver momentos difíceis o tempo todo. Certamente, daqui a uma semana, um mês, ou um ano, tudo estará melhor. Em certos casos, nem se lembrará do assunto. 

6 – Tenha uma visão geral, não se concentre só nos detalhes – Quando pensa que algo correu mal (por ex. uma festa que organizou) não se concentre somente nos detalhes negativos. Então e tudo o resto que correu bem? Será que ter-se esquecido de comprar camarão, teve assim tanta importância? Certamente foi criativo e deu a volta à situação. 

7 – Utilize «frases força» - Diga mental ou verbalmente, frases como “Vou conseguir ultrapassar isto”, “Amanhã é outro dia, tudo correrá melhor”, “Tudo se resolverá”, etc. Pessoalmente costumo dizer: “Há soluções para tudo nesta vida, menos para a morte. E mesmo essa, às vezes pode ser adiada”. 

8 – Não tire conclusões precipitadas – Obtenha toda a informação disponível sobre um assunto, antes de tirar uma conclusão negativa. Aqueles seus amigos podem não ter aceite o seu convite para jantar, por inúmeras razões: por estarem demasiado cansados, por terem combinado outra coisa previamente, por terem algo urgente para fazer. Porque raio pensou logo que que não gostam da sua companhia?  

9 – Não antecipe um futuro negativo – Esperar o melhor é muito menos stressante e dá bem menos trabalho, que esperar o pior. Imagine que tem de fazer uma apresentação pública. Evite pensar desde já que não vai conseguir falar, que as pessoas se vão rir de si, que só estarão a olhar para o seu aspecto… stop! Se se preparar convenientemente, experimente esperar o melhor. 

10 – Não tente ser perfeito – Primeiro por porque a perfeição não existe, depois porque ao tentar ser perfeito a sua vida será muito mais tensa e infeliz. Permita-se a errar, ria-se das situações, aprenda ao longo do caminho. O que importa é tentar melhorar. 

11 – Não classifique um mau momento como uma «catástrofe» – Imagine que cometeu um erro no seu trabalho. Não comece logo a pensar que só poderia ter acontecido consigo, que ainda vai ser despedido, que não há justificação para tal erro. Pondere, será que foi assim tão grave? Errar é humano e a verdadeira virtude está em assumir o erro e agir activamente para o corrigir. Para a próxima, fará melhor. 

12 – Não minimize os bons momentos – Por oposição, imagine que recebe um elogio do seu chefe. Não desvalorize essa opinião. Aceite o elogio como verdadeiro e como um estímulo para continuar o bom trabalho. 

13 – Não tenha medo de viver bons momentos – Algumas pessoas têm a sua atenção de tal forma concentrada no que lhes acontece de mal, que quando chega um bom momento não o aproveitam, com receio que tudo fique pior. Mesmo que nem tudo seja bom todo o tempo (também não será sempre mau), aproveite enquanto dura. 

14 – Pense que os momentos difíceis o ajudarão a crescer – Infelizmente, por vezes temos de passar por momentos maus, para acontecerem 2 coisas essenciais na nossa vida: a primeira é darmos valor às coisas boas quando estas acontecem, a segunda é que deixarmos de nos acomodar e agirmos activamente para melhorar a situação. Há por exemplo casos de pessoas, que só devido ao facto de terem tido chefes intratáveis e por passaram por momentos maus no trabalho, tomaram um atitude e criaram um negócio na área que sempre sonharam. 

15 – Pare de etiquetar as pessoas e coisas em seu redor – Isto acontece quando baseado num acontecimento ou em alguns acontecimentos, classificamos a totalidade do que está a nosso redor. Vou dar 3 exemplos: 
1) Imagine que está a ver notícias sobre a crise na televisão. Com base nessas notícias classifica o mundo como um local mau para viver. – Mas será que o mundo não têm coisas boas? Não se vive melhor do que há uns séculos atrás? Historicamente, já reparou que as crises são cíclicas. Apesar de tudo acabam por passar. 
2) O seu filho parte-lhe uma jarra e você diz-lhe que ele é mau. Será? As crianças tendencialmente têm boas intenções, mas nem sempre medem as consequências dos seus actos. E por vezes também lhes acontecem acidentes, como a todos nós. Critique o comportamento, mas não coloque a etiqueta de «má» na criança. 
3) Você comete um erro e diz de si próprio “Sou cá um idiota! Isto só comigo.”. Agora pense, pode julgar-se a si mesmo dessa forma por um único erro que cometeu? Então e as coisas que fez bem, esqueceu-se delas? 

16 – Não personalize os acontecimentos – Não se culpe por determinados acontecimentos e nem desconsidere aspectos relevantes, quando se debate com situações que não consegue controlar. Se não conseguiu que aquele cliente aceitasse o produto da vossa empresa, não depende só de si. Poderiam haver melhores preços no mercado, o seu produto poderia realmente não dar resposta ao que a pessoa necessitava, talvez ela estivesse a sondar terreno e não quisesse comprar nada por agora… 

17 – Mantenha a cabeça ocupada – Por vezes esta é a melhor forma de não ficar a ruminar num assunto. É ocupar-se de uma actividade complexa o suficiente, para manter a sua atenção concentrada nessa tarefa. Quando tiver acabado, provavelmente os seus problemas já não lhe parecerão tão graves. Poderá fazer uma limpeza geral lá em casa, assistir a um filme, ler um livro… 

18 – Agarre-se à sua fé – A espiritualidade poderá ajudá-lo a ultrapassar os momentos mais difíceis e dar-lhe-á esperança face ao futuro. Experimente orar e pedir que a situação melhore. Agradeça igualmente pelo que já tem de bom. 

19 – Lembre-se que «amanhã é um novo dia» - Terá uma nova oportunidade para fazer as coisas bem. Como diziam os antigos “Por vezes o travesseiro é o melhor conselheiro” e quem sabe amanhã já estará mais calmo para se concentrar nas soluções. 

9 comentários:

  1. Muito bons conselhos! Eu costumo fazer logo filmes negros, quando passo por determinadas situações e muitas vezes, não se passa metade daquilo que imaginei.
    Enfim, vivendo e aprendendo!

    ResponderEliminar
  2. Ótimas dicas, Mafalda.
    Sua tia está certíssima. A felicidade é o resultado de sua visão e da forma de como se encara os desafios que a vida nos propõem.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Sabes o que te digo Mafalda...Tenho muito que trabalhar sou péssima a ultrapassar momentos difíceis:(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Descobri o seu espaço por acaso...e só posso dizer-lhe Obrigada, desde já.

    ResponderEliminar
  5. Realmente sua tia tem razão!
    Amei ler essas 19 formas de pensar.
    Obrigada por partilhá-las conosco.
    Abraços! Tudo de bom pra ti.

    ResponderEliminar
  6. Bem hajas por teres criado este blog
    Isto faz parte do meu equlibrio
    Obrigado,Obrigado,Obrigado
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  7. Eu já sabia desses conselhos, mas me ajudou muito a relembra-los
    Obrigada!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails