terça-feira, 5 de junho de 2012

TESTE: E você, é optimista?

Tenho duas tias, irmãs, criadas no mesmo ambiente. Uma é verdadeiramente optimista e a outra é muito negativa. A primeira, a tia N., de quem já vos falei, dá muito mais importância ao que lhe acontece de positivo e é muito concentrada no momento presente.  Costuma encontrar estratégias para não ficar a ruminar num assunto. Foca a sua atenção nos aspectos positivos do passado (e ela passou por momentos bem difíceis na sua vida) e encara o futuro com optimismo. Costumo dizer na brincadeira que "quando for grande, quero ser como ela".

E você, encara a vida com optimismo, ou tende a ver o lado negativo de tudo? Deixo-lhe aqui um teste que adaptei, inicialmente criado por Ed Diener e publicado no livro "Positivamente" de Catarina Rivero e Helena Marujo:

««»»

Assinale as respostas que correspondem aos seus comportamentos habituais:

Características negativas:
Rapidamente me apercebo dos erros dos outros.
□ Frequentemente vejo as falhas nas outras pessoas.
□ Vejo a minha comunidade como um lugar cheio de problemas.
□ Quando olho para mim, vejo muitos defeitos.
□ Quando alguém faz qualquer coisa por mim, penso que terá segundas intenções.
□ Quando coisas boas acontecem, pergunto-me se não vão azedar em breve.
□ Quando coisas boas acontecem, pergunto-me se não poderiam ter corrido melhor.
□ Quando vejo outras pessoas a terem sucesso, sinto-me mal comigo ou até com inveja.
□ Frequentemente comparo-me com outras pessoas.
□ Penso com frequência nas oportunidades que perdi.
□ Arrependo-me de muitas coisas do meu passado.
□ Quando penso no passado, são as coisas más que sobressaem.
□ Quando coisas más acontecem, fico a ruminar nelas durante muito tempo.
□ A maioria das pessoas aproveita-se e leva vantagem de mim, se lhe der a mínima oportunidade.


Características positivas:
□ Eu vejo muito mais beleza à minha volta.
□ Vejo coisas boas na maioria das pessoas.
□ Acredito nas qualidades das outras pessoas.
□ Penso em mim como uma pessoa com muitas forças.
□ Quando alguma coisa de mal acontece, frequentemente vejo a luz ao fundo do túnel.
□ Por vezes penso quão afortunada tem sido a minha vida.
□ Quando penso no passado, são os momentos felizes que sobressaem.
□ Saboreio as memórias dos momentos felizes do passado.
□ Quando vejo os outros a ter sucesso, mesmo estranhos, fico feliz por eles.
□ Reparo nas pequenas coisas boas que os outros fazem.
□ Sei que o mundo tem problemas, mas parece-me um lugar maravilhoso, de qualquer forma.
□ Vejo muitas oportunidades no mundo.
□ Sou optimista relativamente ao meu futuro.
««»»
Resultados:
a) No que respeita às «características negativas»:
Entre 1 a 4 respostas assinaladas -
 É uma pessoa muito pouco negativa;
Entre 5 a 9 respostas assinaladas - É uma pessoa medianamente negativa;
Entre 10 a 14 respostas assinaladas - É uma pessoa muito negativa.

Perante as suas respostas, aproveite para analisar em que situações é mais negativo, e comece a treinar atitudes mais optimistas desde já (aprofundarei este tema, com algumas dicas, num post futuro).

b) No que respeita às «características positivas»:
Entre 1 a 4 respostas assinaladas - É uma pessoa muito pouco optimista;
Entre 5 a 8 respostas assinaladas - É uma pessoa medianamente optimista;
Entre 9 a 13 respostas assinaladas - É uma pessoa muito optimista. Parabéns!

Perante estas respostas, aproveite para analisar as suas potencialidades, o que já tem de bom e procure melhorar ainda mais. E atenção que um optimista não é aquele que vê tudo cor-de-rosa (isso até poderia ser perigoso em algumas situações), mas sim quem tem capacidade para ver as coisas boas da vida, aprender com as más e agir para que tudo melhore.
Foto: Valerie

5 comentários:

  1. Estou contente! Parece que sou uma pessoa muito optimista! eh eh eh

    Acho que sou sim!
    Acredito nas coisas boas da vida e normalmente é o que prevalece no meu pensamento.

    Obrigada por partilhares o teste :)

    Beijos
    Um dia feliz e optimista

    ResponderEliminar
  2. a tua tia é ca das minhas entao, quanto ao teu teste nas questoes negativas assinalei 3 e nas positivas assinalei todos sem tirar nem por. Graças a Deus sou muito optimista e á custa disso tenho conseguido realizar muitos dos meus objectivos..
    bjinho:)

    ResponderEliminar
  3. Adorei, Mafalda querida!!
    É bom saber que sou uma pessoa otimista!!!

    Beijinhos!♥

    ResponderEliminar
  4. Tenho quatro negativas e 9 positivas. Não Está nada mau, não senhora...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Fiquei mesmo surpreendida com o resultado.Achava ser uma pessoa muito pessimista e afinal até nem sou
    :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails