quarta-feira, 2 de maio de 2012

Organizar receitas de culinária

A minha gaveta com receitas soltas (que recorto daqui e dali) era a minha vergonha. Tudo misturado e para encontrar o que quer que fosse era um verdadeiro desafio.

Agora está um mimo! Querem saber como? 

Retirei todas as folhas para o exterior e deitei fora as receitas que não me interessavam (as que tinha feito e não tinham resultado, ou aquelas que sei de certeza que jamais vou utilizar). Só aqui, já reduzi uma boa parte da "tralha" em forma de receitas.

Depois comprei um dossier e separadores, para organizar as receitas por categorias. Colei as que me interessavem em folhas brancas (na frente e no verso) e organizei-as dentro do dossier. As categorias que considerei foram as seguintes:
1. Entradas e saladas
2. Sopas
3. Peixe
4. Bacalhau (ok, também é peixe, mas queria um separador específico para este tipo de peixe)
5. Marisco
6. Lulas/polvo, etc.
7. Carne (aqui coloquei receitas de carne em geral, excepto carne de aves)
8. Aves (aqui incluo receitas de frango, perú, pato, codornizes...)
9. Vegetarianos
10. Bolos
11. Doces (aqui refiro-me aos doces de colher)
12. Bebidas

O dossier ficou muito bonito e a confusão foi eliminada. De qualquer modo, se experimentar receitas novas que não resultem, retiro de imediato essa receita do dossier. O meu objectivo é um dia ter um dossier só com receitas que realmente ache fantásticas.

Para além disso, tenho uma estante onde coloco os meus livros de receitas e uma gaveta só com revistas do género. Mas essas já estavam organizadas, não me deram trabalho.

E vocês, como organizam as vossas receitas?

Foto: Mafalda S.

11 comentários:

  1. As minhas... enfim... estão organizadas com um "des" atrás. Tenho mesmo que mudar isso. Antes não havia tempo, agora não há vontade nem alento.
    Esse dossier está lindo, assim até dá mais vontade de cozinhar.

    ResponderEliminar
  2. Tenho de aproveitar as férias para esta tarefa! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Isso é o que ando a tentar fazer á anos. Já fiz dossiers, já fiz livros em word só com as receitas que fiz e gostei e aquelas que pretendo fazer (e á medida que as ia fazendo se não gostava, apagava), já marquei pags em livros, eu sei lá.

    Agora, como já sabes, a minha mais recente tentativa de organização é o blog de culinária. Vamos ver se é desta! E a vantagem é que o tenho sempre disponivel, desde que tenha net, claro. lol.

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Amei as dicas!! As minhas receitas estão todas misturadas, não consigo me achar!! Agora vou dar um jeito nisso!

    Desejo que seu dia seja maravilhoso, querida Mafalda!
    Beijos!♥

    ResponderEliminar
  5. Olá Mafalda!!
    Minhas receitinhas estão em uma agenda antigaaaaaaaa...tudo misturado, risos!! Preciso tomar vergonha e organizar!! Adorei a idéia!!!

    Tenha um Belo Dia!!
    Paz e Luz!!

    ResponderEliminar
  6. O primeiro parágrafo, bem que podia ter sido escrito por mim. Há uns tempos fiz uma pasta, tb com separadores, mas apenas com receitas que tirei da Internet e algumas que passei do caderno e o computador e imprimi. Nunca terminei e ainda tenho alguma desorganização nessa gaveta. Quero ver se para o final do mês começa a ir tudo ao sítio.

    Obrigada pela partilha e inspiração.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Parabéns amiga!
    Amei sua organização!
    Preciso organizar as minhas
    por aqui.
    Abraços! Tudo de bom pra ti.

    ResponderEliminar
  8. Olá, que bela ideias, também preciso de fazer isso ás minhas.
    Gostei muito do teu blog, vim cá parar através de outra amiga.
    Quando poderes visita o meu.
    http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/
    Obrigada e um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Eu coleciono receitas desde meus 15 anos! E...agora aos 53 anos e 25 anos de casada...só falta aprender a cozinhar! rsrsrsr É um dos meus planos para a aposentadoria fazer um curso de gastronomia, de culinária, de doces, de pratos lights, de pães e bolos, de vinhos, ou seja, correr atrás do prejuízo!
    Minhas receitas são todas organizadas, tenho coleções!
    Vou deixar de herança para as minhas filhas, que ao contrário da mãe, serão exímias cozinheiras!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  10. Eu ja fiz isto!mas como eu tenho muitas nao funcionou por muito tempo!Fico feliz pela sua dedicaçao,pois sei que e prazeroso mais da trabalho...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails