terça-feira, 24 de abril de 2012

15 dicas para gostar do seu corpo

Por vezes, estamos tão concentrados em aspectos negativos do nosso físico, que ou ficamos profundamente infelizes, ou quanto muito, ficamos incomodados.

Para ser feliz com o seu corpo é importante que aprenda a gostar dele. A felicidade não depende propriamente da beleza, mas sim do facto de se sentir bonito ou bem com o corpo que tem.

Se não gosta da sua imagem, deve melhorá-la. Mas deve sobretudo, aprender a gostar de si. Saiba como fazê-lo seguindo estas 15 dicas para gostar do seu corpo:

««»»

1. Valorize o que tem de bom – Aprecie todas as coisas que o seu corpo pode fazer e o que tem de bonito: tem duas pernas para andar e/ou dois braços para trabalhar, inteligência para aprender, talvez uns olhos bonitos e/ou um sorriso encantador… Imagine as pessoas que não têm a sua sorte. Quer um exemplo? Conheça a história de Harold Abbot, neste post

2. Analise o que o faz infeliz e tome as medidas necessárias para minorar o problema – Por vezes existem imperfeições que nos fazem realmente infelizes. Procure ajuda especializada para o aconselhar nesta situação. Tem peso a mais? Não faça dietas loucas, é preferível consultar um nutricionista. A sua pele é problemática? Consulte um dermatologista. O importante é que siga à risca os conselhos médicos. Quando começar a ver resultados, ir-se-á sentir melhor.

3. Celebre as pequenas mudanças que o fazem feliz – Imagine que pretende perder 12kg num ano. Divida esse objectivo, por outros menores (por exemplo perder 1 kg por mês) e celebre cada resultado alcançado. Uma sugestão é que registe os seus resultados, para se sentir motivado com as suas conquistas.

4. Pare de se comparar com os outros – Uma coisa é querer melhorar, outra é querer ser perfeito. Isto porque a perfeição não existe. As mulheres e homens que surgem nas revistas com um ar tão perfeito, têm normalmente a ajuda de um bom maquilhador e retoques de Photoshop.

Por outro lado, ao comparar-se com outras pessoas, ir-se-á sentir muito infeliz, porque vai haver sempre alguém que em algum aspecto é melhor que você. Opte por comparar-se consigo mesmo, com o que é hoje e com o que já foi. Veja o que tem de bom e o que melhorou (e não me estou a referir só a beleza física, pois provavelmente é uma pessoa que já alcançou alguns sucessos na vida: uma situação financeira estável, um bom lugar no trabalho, uma boa formação ou aperfeiçoamento, uma família encantadora, etc.).

5. Cuide da sua saúde – Só pensa no seu corpo quando ele tem problemas ou cuida bem dele? Para gostar do seu corpo, tem de passar à acção e tomar medidas concretas que o preservem nas melhores condições. Alimente-se bem, faça exercício e vá ao médico pelo menos uma vez por ano, para fazer um check-up.

Num estudo publicado no Journal of Counseling Psychology, concluiu-se que as mulheres que davam mais importância ao funcionamento do seu corpo (e não à forma como este era visto pelos outros), tinham uma auto-imagem muito mais positiva do que aquelas que se concentravam somente na aparência.

6. Tenha cuidados de beleza diários – Na verdade, cuidar de si diariamente pode fazer toda a diferença. Aqueles cuidados com a pele, a meditação, uma massagem semanal, poderão contribuir para uma aparência melhor. Por outro lado, o facto de dedicar algum tempo a si mesmo, faz com que melhore a imagem que tem do seu corpo, com que goste mais dele. 

7. Encontre o exercício ideal para si - Para algumas pessoas «exercício» pode significar um grande sacrifício. Mas como os seus benefícios são imensos (para a saúde, beleza, bem-estar mental…), deve mesmo incluí-los na sua rotina.

De acordo com um estudo da Universidade da Florida, a satisfação com o corpo aumenta com a prática frequente de exercício. O segredo reside em encontrar uma prática que seja mesmo do seu agrado e adequada ao seu estilo de vida.

8. Escolha vestuário e um corte de cabelo que o favoreça – Pesquise na Internet, peça opinião a profissionais ou leia livros sobre o assunto, mas encontre roupa e escolha um penteado que combine com o seu tipo de corpo. Por exemplo, sendo gordo, pode adelgaçar a sua figura. Acredite que isto pode fazer toda a diferença, inclusive ao nível da sua auto-estima.

9. Melhore a sua linguagem corporal – O próximo passo é sorrir mais, endireitar os ombros e olhar confiante. Estes pequenos gestos podem dar uma imagem completamente diferente de si (pela positiva, claro). Em oposição, evite as expressões carrancudas, o cerrar dos dentes, os ombros encolhidos.

10. Faça as pazes com a sua idade – Existem pessoas que têm o hábito de se comparar com modelos, mas esquecem-se que são uns 10 ou 15 anos mais novos. Cada fase tem os seus aspectos menos bons, mas também tem coisas muito positivas. Provavelmente agora, se é mulher e teve filhos, já não consegue vestir as calças que vestia aos 20 anos. Contudo, será que hoje não tem mais experiência de vida, uma situação mais estável e mais sabedoria?

Viva cada etapa, aproveitando os benefícios que ela lhe traz. E trate de si, pode sempre realçar a beleza que tem.

11. Evolua enquanto pessoa – O bom aspecto do seu corpo tem a ver tanto com o seu brilho externo como com o interno. Faça coisas que você gosta, concretize o seu propósito de vida, aumente o seu auto-conhecimento, invista tempo na sua evolução pessoal, apaixone-se pela pessoa que você é actualmente e no que pode ainda vir a ser. 

12. Aceite os elogios - Algumas pessoas rejeitam automaticamente qualquer elogio que recebam. Ficam sem graça e sabotam-no dizendo que o penteado por acaso hoje está mais ou menos, ou que a roupa por acaso encontrou-a nos saldos, ou que a comida não está assim tão boa, tem um pouco de sal a mais…

Da próxima vez, aceite o elogio com um sorriso e um “obrigada!”. Aceite que este é um reconhecimento das suas capacidades, do que tem de bom. Ao aceitar os elogios está a criar uma imagem mais positiva de si, aumentando a sua auto-estima.

13. Seja mais positivo – Não se concentre só no que está mal, mas no que tem de bom. Não seja o seu pior crítico (releia o ponto 1). Assim que tiver um pensamento negativo, procure substituí-lo por outro correspondente mas positivo. Quer um exemplo? Substitua “Bolas! Ainda só perdi 2 kg” por “Já perdi 2 kg, isso significa que consigo perder mais alguns”. Como vê, faz toda a diferença e, com o tempo, pensará positivamente, de forma mais automática (entenda porquê neste post). 

14. Não valorize todas as críticas – Infelizmente nem todas as pessoas oferecem críticas construtivas. Algumas são mesmo feitas com más intenções e o pior é que podem ser um pontapé na nossa auto-estima.

Da próxima vez que receber uma crítica injusta, coloque algumas questões a si mesmo: «A pessoa que criticou é algum especialista no assunto?», «O objectivo da crítica é ajudá-lo a melhorar?», «Quantas pessoas criticam? Uma ou duas ou muitas?».

Se a crítica for válida tudo bem. Caso contrário, não dê qualquer valor e siga em frente.

15. Tenha atenção ao exemplo que dá – Em tempos pude observar uma senhora a folhear uma revista, enquanto dizia para a filha de 9 anos: “Esta está tão gorda!”, “Bem me parecia que esta tinha celulite”, “Gosto desta, é mesmo gira!”.

Honestamente, todas as pessoas merecem respeito, independentemente da sua altura, peso ou tipo de corpo. Pare de criticar os outros, especialmente à frente dos seus filhos. A pessoa de que lhe falei tem uma baixa auto-estima e é muito crítica em relação ao seu próprio físico. O que me preocupa, é que tendo uma filha linda, está a ensiná-la justamente a sentir-se insegura e a fazer julgamentos baseados na aparência.

Na presença dos seus filhos sugiro que proceda do seguinte modo:
a) julgue os comportamentos, não a aparência;
b) faça críticas construtivas;
c) valorize outros aspectos para além da aparência (os talentos, a bondade, etc.);
d) jamais compare depreciativamente o seu filho, com outras crianças.

15 comentários:

  1. Post fantástico Mafalda!
    Adorei!

    Tenho seguido algumas dessas dicas.
    É importantíssimo sentirmos-nos bem com nós próprias, auto-estima, sentirmos-nos bem na nossa pele e eu tenho vindo a descobrir isso.
    É de facto maravilhoso!
    A idade só nos aprimora!

    Um dia feliz
    :)

    ResponderEliminar
  2. Bem que preciso de começar a pensar assim, que ultimamente tem sido a desgraça...

    (já agora, passatempo no meu blogue)

    ResponderEliminar
  3. Olá Mafalda:)

    Tens aqui dicas das boas! Já dei mais importância à aparência física do que dou agora. Para ser franca gosto mais de mim agora do que à uns anos atrás:)
    A idade faz isso!!! A minha pele está muito boa, o cabelo a mesma coisa e acho que até estou mais bonita:):):) E melhor ainda, já não ligo ao facto de ser baixinha. Sou como sou e gosto:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Óptimo post. Adorei o ponto 14, serve para tudo na vida. Porque é que negamos ou esquecemos facilmente 10 elogios mas nunca tiramos da memória certa crítica ou frase depreciativa?

    Obrigada. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post!! É isso mesmo! E adorei o n° 10, em especial, rsrsrsrs

    Tenha um ótimo dia!!
    Beijos!♥

    ResponderEliminar
  6. Dicas simples que fazem uma diferença brutal.
    Já ando a chatear-me para cumprir a 6 e dixar de ser preguiçosa.
    Adorei a 3, é que se pensar que ficav bem com menos 15kg e pensar na coisa assim, com baby-steps é bem mais motivante que o que tenho agora.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Mafalda!
    AMEI DE PAIXÃO esse poster!! Dicas para manter em mente!!!

    Tenha um Lindo Dia!!
    Paz e Luz!!

    ResponderEliminar
  8. Obrigada! Começo a perceber que o caminho da felicidade passa mesmo por aí: aceitar-me como sou (buscando razoavelmente mudar aquilo que não gosto mesmo e pode ser mudado). Obrigada...

    ResponderEliminar
  9. Excelentes dicas, li com imenso prazer! Bjs

    ResponderEliminar
  10. Obrigado por este post. Cheguei aqui ontem, vinda não sei de onde e saí sem me fazer notar. Mas fiquei a pensar no que vi por aqui. E inspirada neste mesmo hoje saí de casa de manhã após um bom banhinho. Não quer dizer que não tome banho nos outros dias mas o de hoje lavou também o espírito. Cheguei a casa à do almoço depois de ter ido a sítios e resolvido questões que andava a adiar de dia para dia e até ao momento de agora ainda não tive qualquer aborrecimento com ninguém e até já plantei uns regos de alfaces. O ponto 10 foi o que mais me disse e o ponto 15 espelha o que sempre tenho feito com os meus filhos. A beleza está no coração e manifesta-se através do brilho no olhar de quem nos fala simpaticamente.
    Passarei por aqui mais vezes. Hoje vim propositadamente para agradecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que palavras simpáticas Maria. Espero que de alguma forma, este blog te inspire a viver melhor.

      Beijinho

      Eliminar
  11. Adorei o post. Tenho, cada vez mais, seguido o nº 3 e acredito que foi isso que fez a diferença para perder o peso que tinha a mais. Também uso bastante essa estratégia para ir enfrentando fobias. A minha maior dificuldade é interiorizar o n.º12 e 14, talvez aos poucos também vá conseguindo :)

    ResponderEliminar
  12. https://www.youtube.com/watch?v=XF3fuF6fCzU

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails