terça-feira, 6 de março de 2012

O poder dos jantares em família na felicidade dos filhos

Há uns tempos atrás, os meus jantares eram uma correria. Entre levar utensílios e comida para a sala, comer a despachar e reclamar de como o mundo vai mal (porque víamos em simultâneo as notícias), pouco tempo tínhamos para dialogar entre nós.

Hoje isso mudou. Jantamos todos na cozinha, calmamente e sem televisão. Passamos esse tempo a falar das peripécias do nosso dia. E depois acalmamos e rimos um pouco. O jantar é mais demorado, mas só porque as conversas se estendem.

Deve estar a pensar. Será que isso é importante? Vários estudos indicam que sim, ora veja:
- os jovens adolescentes que jantam com a família 5 a 6 vezes por semana têm quatro vezes menos probabilidades de consumir, álcool, tabaco e drogas, do que os que jantam menos de três vezes;
- as crianças que jantam em família mais de três vezes por semana, apresentam níveis de felicidade mais elevados;
- os jovens são igualmente mais felizes quando interagem com os seus pais e familiares.

A vida é feita de opções, e para criar um ambiente familiar feliz, é por vezes necessário sacrificar algumas actividades extra-escolares, ou fazer um esforço para sair do trabalho a horas. É importante que tenham tempo, pelo menos para estarem juntos ao jantar. Para dialogarem, desabafarem (sem tabus) e rirem juntos. Isso contribuirá para que os seus filhos sejam mais equilibrados e felizes!

Foto: Google images - Autor não identificado

16 comentários:

  1. Isso é tão verdade!! Às vezes penso que poderia fazer isto ou aquilo, que os miúdos poderiam fazer isto ou aquilo, mas depois penso que assim não passaríamos tempo juntos. E o tempo já é tão pouco.... Temos que aproveitar toda as migalhinhas.
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. E é por isso que a tv da cozinha nao vai levar aparelho nenhum e vai ficar desligada

    ResponderEliminar
  3. É mesmo verdade. Eu tenho Tv na cozinha, contudo, nos últimos meses não temos ligado quando estamos a jantar, porque não se houve falar em mais nada se não na malvada Crise. E a verdade é que temos aproveitado para estarmos os 3 mais unidos e diálogar um pouco.

    ResponderEliminar
  4. Verdade! O tempo passa tão depressa...meus filhos ja saíram de casa, ja tem suas famílias...dá saudade do tempo em que jantávamos juntos, conversávamos...Essa conviv~encia é fundamental para os filhos.

    Tenha uma semana iluminada!♥

    ResponderEliminar
  5. Acredito que esse tempo seja essencial.
    Infelizmente cá em casa nunca se aplicou.

    http://viverentrelacos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Mafalda tudo bem? vim pedir uma ajudazinha rsrs:meu amiguinho Tigre está participando do concurso Esconde esconde no blog da Kika,preciso de seu votinho na fotinha dele é a do NÚMERO 47 e este é o link :
    http://kikaeassuasideias.blogspot.com/
    A reginha para votar: 1-Seguir o blog da kika 2-Deixar no comentário o seu votinho Se fugir as regrinhas o voto não é valido, Muito grata!Beijos de luz!

    ResponderEliminar
  7. Ótimo e oportuno seu post!
    É muito importante ter a família reunida nesses momentos.
    Cria-se mais cumplicidade, mais amor e união...
    Preservo muito isso.
    Abraços! Um lindo dia pra ti.

    ResponderEliminar
  8. Desde que o meu filho como comida de garfo que faço questão de jantarmos sempre os 3 à mesa. Mesmo que para isso lhe dê a sopa mais cedo, para aguentar, caso o jantar esteja atrasado. A televisão está sempre sem som e falasse de tudo, fazemos disparates e ensinamos como se come. Hora da refeição não há tv para ninguém. Nos quartos eu também sou completamente contra.

    ResponderEliminar
  9. Concordo plenamente com a TV desligada à hora das refeições... faz toda a diferença!

    ResponderEliminar
  10. Iso é mesmo verdade. Andamos sempre a correr e quando damos por isso, acabamos por perder coisas que já não se voltam a a repetir.

    ResponderEliminar
  11. É verdade, aqui em casa quando chega a hora do jantar todos ajudam (mesmo a minha filha) enquanto isso vamos conversando e ao jantar... é a continuação.

    ResponderEliminar
  12. Adoro almoços e jantares em família são do melhor que há. Fui habituada assim e se algum dia tiver filhos é assim que vai ser (não tenho filhos mas faço isso na mesma).

    ResponderEliminar
  13. Bem verdade, Mafalda S. mais uma vez na moche...O pior é conseguir o sacrifício de sair a horas...a gestão é complicada. Ainda não consegui atingir...Mas vou continuar a tentar

    ResponderEliminar
  14. Olá. Nem nunca me passou pela cabeça não comermos todos juntos ( muitas vezes tarde à espera de algum dos membros da família). Quando vamos a casa de amigos os filhos normalmente vão , apesar de um ter 26 e outra 20(e sempre foram quando eram mais pequenos), quando vamos de férias , fim de semana, vamos juntos , a menos que tenham algum compromisso(o que acontece frequentemente com o mais velho porque já trabalha). Obriguei os meus filhos a acompanharem-nos ?Não! Foi uma questão de hábito. Cá em casa, quando eles eram mais novos nunca foi permitido o " prefiro ficar " e hoje eles é que marcam as férias deles de forma a poderem ir connosco.Os laços constróem-se à mesa, a ver TV, a passear...

    ResponderEliminar
  15. Excelente Mafalda apesar de nunca ter parado para pensar sobre isto fazamo-lo desde sempre incosncientemete..
    Beijinhos e obrigada por tanta partilha:)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails