quinta-feira, 8 de março de 2012

Alguns obstáculos à sua felicidade

Alguns dos nossos comportamentos e formas de pensar, minam as nossas tentativas para ter uma vida mais feliz. Reconhecer esses erros, é meio caminho andado para a mudança. Veja por isso, se estas características lhe são familiares, e se o são, tente melhorar:

- O perfeccionismo - não queira ser perfeito, todos erram. O importante é aprender e para a próxima fazer melhor. Para além disso, ao tentar ser perfeito numa área da sua vida, certamente estará a descurar outros aspectos (por vezes até mais importantes).

- Acreditar em alguns mitos acerca da felicidade - como acreditar que só pode ser feliz algures num futuro longínquo, se alcançar dado objectivo; ou então acreditar que só seria feliz se as suas circunstâncias de vida fossem diferentes... existem muitos mitos, mas acredite, que se se der ao trabalho, é possível ser mais feliz desde... hoje.

- Uma baixa auto-estima - aposto que já conseguiu alcançar alguns sucessos na vida, valorize-os. Há certamente algo em si que cativa as outras pessoas, aprecie o que tem de bom e melhore os aspectos que lhe trazem insegurança. Se necessitar de ajuda, siga as dicas deste post.

- A comparação com os outros - ao comparar-se com os outros constantemente, poderá sentir-se inferior ou desafortunado. Lembre-se que haverá sempre alguém que poderá estar, ou aparentemente estar, em melhor situação em determinadas áreas da vida. Concentre-se antes no seu aperfeiçoamento e compare os efeitos na sua vida, antes e depois disso.

- Não aceitar a existência da tristeza - todos nós passamos por uma série de emoções: ser feliz não é ver o mundo só cor-de-rosa, mas ver a paleta de cores completa (até seria estranho se assim não fosse). Expresse os seus sentimentos, mesmo que sejam negativos. O importante é a sua reacção perante os problemas, e não fingir que não existem.

- Ser um negativo-dependente - não perca a esperança, a vida não poderá ser sempre má. Se é uma destas pessoas, aconselho-o a não ver noticiários em excesso (a carga negativa de algumas notícias poderá influenciá-lo ainda mais) e tente conviver com pessoas positivas.

- Ser um crítico-dependente - pare de analisar os outros, as situações, o mundo em geral de uma forma crítica (e falo de críticas negativas). Ao invés disso procure melhorar, você próprio, e dê o seu contributo activo para um mundo melhor.

- A inacção - não fique à espera que a felicidade venha ter consigo, num bilhete do Euro-milhões (por exemplo). Aja no seu dia-a-dia, nem que seja só um pouco, para ir construindo uma vida mais feliz. Já que falei na questão financeira, porque não começar a controlar os seus gastos e ganhos diariamente? A sensação de controle pode nascer de uma pequena acção a cada dia que passa.

- Não valorizar o que tem - sinta-se grato por tudo de bom que existe na sua vida (a sua família, por exemplo). Recorde os bons momentos passados e tenha esperança no futuro.

- O excesso de stress - permita-se a descontrair, simplifique a sua vida, tenha uma agenda que o auxilie na gestão do seu tempo.

- A ruminação pessimista - não fique a pensar continuamente num problema e a imaginar o pior, concentre-se antes no que pode fazer para soluccioná-lo. Tente substituir os seus pensamentos negativos, por outros mais positivos. De qualquer modo, espreite estas dicas para lidar melhor com os seus problemas.

- Não ter um objectivo que o motive - o facto de descobrir o seu propósito de vida, de delinear objectivos e realizar tarefas para o alcançar, poderá torná-lo efectivamente mais feliz. Será feliz não só por alcançar o objectivo final, mas adorará a caminhada.

Foto: Nikos Koutoulas - "Nautical Club of Kastoria - Greece"

9 comentários:

  1. Feliz dia internacional da mulher flor. (F)

    http://amar-go.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Mafalda tenho mesmo que alterar algumas caracteristicas na minha personalidade e no meu comportamento. Identifiquei-me com algumas caracteristicas...

    ResponderEliminar
  3. Olá Mafalda,
    Excelentes tópicos para reflexão. Cabe a cada um fazer sua auto crítica de maneira sincera e mudar naquilo que for preciso.
    Parabéns pelo texto.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Muito bom. Gostei =)

    http://viverentrelacos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post, especialmente o último tópico.
    Já há bastante tempo que descortinei o que era para mim ser feliz.
    De facto, a felicidade não é um destino, é um modo de vida.

    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adorei o poster!! Bem..real!!

    Tenha um Feliz 08 de março!!
    Paz e Luz!!

    ResponderEliminar
  7. Olá Mafalda. Parabéns pelo dia de hoje. Você é uma mulher especial. Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Ótima postagem amiga!
    Precimos sempre fazer um auto avaliação e verificar
    onde precisamos mudar e melhorar.
    Abraços! Um dia repleto de felicidades e alegrias.

    ResponderEliminar
  9. Tenho alguns dos problemazitos que falas no post :/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails