sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sugestão da semana #4: «diário de gratidão»

Alguns estudos indicam que a gratidão pode aumentar a nossa felicidade em cerca de 25%, o que é um valor bastante significativo. Por vezes nem nos apercebermos, mas acontece tanta coisa boa na nossa vida. Pode passar por algo maior como ter um filho, ou por pequenas coisas como ver o sol a brilhar, após longos e cinzentos dias de chuva.

A minha sugestão para esta semana é que registe, em dias alternados, três coisas boas que lhe aconteceram ao longo do dia (se quiser, pode escrever um número maior), e que o faça durante pelo menos três semanas. Registe o que o fez sentir-se bem e que o faz sentir-se grato por isso: desde aqueles 10 min dedicados só para si, ao elogio do chefe, ao presente que o filho trouxe da escola, etc.

Caso prefira, ao invés de escrever sobre as coisas boas do seu dia, poderá optar por escrever sobre o que tem na sua vida, que lhe dá razões para se sentir grato. Por exemplo o facto de ter uma família (pessoalmente, sinto-me sempre grata por isso), de ter conseguido a profissão que desejava, por ter uma boa forma física, por ter tido a coragem de deixar um hábito destrutivo...

As vantagens de um diário de gratidão são sublinhadas nas palavras de Catarina Rivero e Helena Marujo: "(...) As investigações são claras na confirmação de que a prática da gratidão traz benefícios que, para além do bem-estar incluem ganhos em saúde, entre os quais melhorias na qualidade e tempo de sono, menos dores físicas, e um olhar mais optimista (...)".


Sinta-se grato e tenha um final de semana feliz!

Foto: Google images - Autor não identificado.

21 comentários:

  1. Obrigada Mafalda (já estou a começar);) Houve tempos em que fazia isso com regularidade, mas já faz algum tempo em que não o faço diaramente... é para retomar!

    ResponderEliminar
  2. Grata por o fim de semana estar à porta :)))

    Beijocas! :)

    ResponderEliminar
  3. Uma sugetsão a tomar em consideração! Bjs e um positivo fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. bem concordo plenamente...todos os dias agradeço aquilo que tenho e tiro sempre o lado bom daquilo que me acontece e agradeço sempre...ja tinha mencionado no meu outro blog do corpo saudável que ia abordar esta tematica assim como o perdão acho que são 2 elementos fundamentais para contribuir para a nossa felicidade...
    bjinho e o resto de um bom dia..:)

    ResponderEliminar
  5. Bom fim de semana Mafalda

    Que o fim de semana seja harmonioso!
    Beijos

    :)

    ResponderEliminar
  6. Oi linda,

    Cá passei no teu blog e já me tornei tua seguidora. Parece que temos muita coisa em comum e a mesma filosofia de vida.
    beijocas e adorei o post e a ideia de um diário de gratidão.

    ResponderEliminar
  7. Parece-me uma ideia muito boa e da qual ninguém se lembra. =)
    Bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  8. ADOREI!!!GRATIDÃO,SEMPRE!!!
    Tenha um Abençoado Fim de Semana!!
    Paz e Luz!!

    ResponderEliminar
  9. Eu agradeço à vida todos os dias pelo que tenho.
    Bj** e bom fim-de-semana**

    ResponderEliminar
  10. A gratidão faz bem porque exercitamos a humildade e ela vem diretamente do coração. É o coração que está em paz.

    Um beijo, minha amiga!!

    ResponderEliminar
  11. Amei o texto e o propósito!
    Vou começar a fazer,esse jogo
    da gratidão. Amei!
    Abraços! Obrigada pela dica.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  12. Já tinha lido aqui essa sugestão do diário de gratidão,achei-a muito interessante, hoje decidi aceitar o desafio. Começo já agora e aqui:
    Agradeço o ainda haver pessoas que não só se preocupam com a sua procura de felicidade como ajudam os outros a procurá-la.Obrigada

    ResponderEliminar
  13. Ótimas dicas...valorizar o positivo é sempre bom!
    Dica para visitar no fim de semana: http://www.bolsasbijusecia.com.br/

    Bjos

    ResponderEliminar
  14. Antes que o dia acabe e te roube a esperança,
    antes que a noite chegue e traga incerteza,
    e quando menos esperar, eis você realizando,
    e sem perceber, já estará mais uma vez,
    sonhando um novo sonho, pra começar tudo de novo,
    por que a vida, a vida é um eterno recomeçar.
    Que Deus te proteja hoje e sempre.
    Não se esqueça que ♥ ... ♥ Estou seguindo -te e te amando .
    Um feliz final de semana.
    Beijos no seu coração.
    Evanir..
    Lindo texto gratidão ..
    Hoje em dia raro de se ver nesse mundo.

    ResponderEliminar
  15. Amiga estive lendo hoje sobre a gratidão e tenho idéias rascunhadas para um post programado para fevereiro sobre esse tema! Tenho desde início de 2012 pensado muito sobre tudo de bom que tenho a agradecer, para focar no positivo e ser grata. A idéia do diário da gratidão, de deixar registrado isso, é perfeita!
    Em 2012 minha maior gratidão é ter encontrado excelentes médicos e cuidadoras que estão zelando pela saúde da minha mãe e nos dando a certeza de estarmos fazendo todo o possível para aliviar seu sofrimento!
    bs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  16. Oi,
    acredito demais no poder da gratidão!!! Mas nunca tinha pensado nisso...escrever diariamente. Uma ótima ideía! Vou fazer com as meninas!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Olá Mafalda!
    Retribuindo sua visita e apreciando também o motivo da sua postagem.
    Geralmente encontramos muitos motivos para nos lamentar sempre,porém todos os dias temos também inúmeras razões para agradecer.Estamos vivos e isso é já um milagre!
    Abraços,

    ResponderEliminar
  18. Mafalda, querida!

    E pensar que há um tempinho atrás vc pensou em parar com o blog... Imagine deixar de postar coisas tão maravilhosas e abençoadas como essa que colocou nesse post? Parabéns pela postagem!!! A minha gratidão já começa pela sua postagem!!!

    Bjs e fique com Deus!!!

    ResponderEliminar
  19. Passando pra desejar uma excelente segunda-feira! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Olá ,muito bom este tema , devemos agradecer todos os dias ,tudo o que temos na nossa vida.
    Pois so assim veremos o quanto somos abençoados por Deus.
    bjs

    ResponderEliminar
  21. Obrigada pela tua partilha! Sem duvida temos muito para agradecer!! Eu pessoalmente agradeço a Deus todas as bênçãos que tenho, todo o conforto que tenho, dando valor a cada coisa por mais simples que possa parecer! Adorei o teu blogue, uma verdadeira inspiração!! Bjss
    http://joa-nices.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails