terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Instituto da Felicidade em Portugal

No passado mês de Novembro, estava eu num Seminário, quando me falaram da recente criação do Instituto da Felicidade português. O objectivo deste Instituto é "a divulgação e a difusão de conhecimento sobre a felicidade com a finalidade de contribuir, na medida do possível, para a melhoria da qualidade de vida dos portugueses".

Acho importante esta iniciativa, na medida em que para se ser feliz é importante distinguir os conselhos com base científica, da simples auto-ajuda. (Aliás, eu própria faço questão de que o que escrevo aqui no blog, tenha por base investigações científicas, estudos estatísticos, etc. Na minha opinião existem por aí conselhos sem fundamento, que para além de não nos fazerem felizes, nos fazem perder tempo precioso).

No site do Instituto da Felicidade já existe um estudo sobre a felicidade dos portugueses. Se tiver curiosidade pesquise no separador «estudo» e poderá fazer download do mesmo. Para já fica a noção de que a felicidade ainda não é uma realidade na vida de muitos portugueses. As pesquisas sobre o assunto, a meu ver, poderão ajudar-nos a mudar esse paradigma. Se uma só pessoa aprender a ser feliz (porque a felicidade também se aprende) terá valido a pena!

17 comentários:

  1. Acho muito bem a criação desse instituto, às vezes é preciso ajudar as pessoas a perceber que podem ser felizes. Bjs

    ResponderEliminar
  2. E eu que cá moro não sei de nada :)
    Obrigado pela informação.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Mafalda querida, gosto tanto de vir aqui acompanhar o seu caminho para a felicidade que Linkei seu blog na parte Blogs que me Projetam la' no http://projetandopessoas.blogspot.com//
    Bj Sandra

    ResponderEliminar
  4. Pronto! Problema resolvido! :) Não conseguia comentar o teu blog através do google chrome que é o meu browser... mas desinstalei e voltei a instalar e problema resolvido ;)
    Muito obrigada pela partilha. É uma ideia muito, muito interessante, mais uma daquelas que vale a pena conhecer!
    Beijinhos muito grandes!

    ResponderEliminar
  5. Oi Mafalda,
    "Instituto da Felicidade Coca Cola", é isso mesmo? Desconheço os fundamentos que norteiam esse instituto, no entanto, a primeira impressão que me vem à tona, trata-se de uma bela jogada de marketing, ou seja: Beba Coca Cola e seja feliz. Espero que não seja isso, e que eu esteja enganado.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Que legal esse instituto, muito giro!! Adorei!!
    Obrigada por compartilhar essa novidade!!

    Tenha uma Semana Feliz!!

    ResponderEliminar
  7. Família Alcara: O Instituto da Felicidade não tem propriamente relação com a Coca-cola. Na sua origem esteve uma outra empresa. A Coca-cola é o patrocinador, porque obviamente estas investigações terão de ser financiadas.

    Os investigadores que estão envolvidos neste "projecto", Helena Marujo e Luís Neto, são 2 dos maiores especialistas em Psicologia Positiva do país, ambos professores universitários e também fazem parte da organização sem fins lucrativos: Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva (APEIPP).

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  8. Já estive a dar lá uma olhadela!

    Interessante!
    Por enquanto gostei do que vi e li!

    :)

    ResponderEliminar
  9. Feliz iniciativa a de criação desse Instiuto!
    Obrigada pela partilha.
    Abraços! Um lindo dia pra ti.

    ResponderEliminar
  10. Desconhecia tal Instituto. Fico-lhe muito grata por tal divulgação. Gostei muito do seu blog, é bom saber que apesar de tudo ainda se pode ser feliz.
    Um bom resto de dia :)

    ResponderEliminar
  11. Olá amiga, vim conhecer seu cantinho e fiquei encantada!! Inclusive com esta postagem, sobre o Instituto...é maravilhoso!!
    Tenha um maravilhosa semana!!
    Beijos
    Mari

    ResponderEliminar
  12. Vamos festejar os 500? Vem! Tô te esperando! Só falta você! Uma 4ªF iluminada e repleta de bênçãos! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Acho muito interessante haver um instituto que se digne a pesquisar a felicidade :)

    ResponderEliminar
  14. Por aqui aprendemos imenso sobre a busca da mesma. Adoro vir aqui. Bj**

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails